+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Nanostation M2 AirMax como AP trabalhando em dupla polarização

    Pessoal, estive analisando uma coisa hoje. Vamos ver se estou certo?

    Utilizo 3 Nanostation M2 AirMax em um POP meu, como APs. A opção AirMax está desativada. É necessário que ela fique desativada porque não estou usando nos meus clientes rádios com esta mesma tecnologia.

    Nos meus clientes, utilizo a CPE TP-Link TL-WA5210G, que permite você selecionar por software em qual polarização ela irá funcionar. Utilizo a vertical.

    Como a Nanostation trabalha em Mimo 2x2, logo ela transmite nas 2 polarizações.

    Agora vem a dúvida: Com a intenção de utilizar o espectro de forma mais eficiente, funcionaria se em alguns clientes eu colocasse polarização vertical e em outros horizontal? Se sim, seria uma ótima pedida, pois dobraríamos a capacidade de clientes simultâneos em uma mesma antena.

    Abraços,
    Jonas Lima

  2. #2

    Padrão Re: Nanostation M2 AirMax como AP trabalhando em dupla polarização

    Não amigo, se vc usa mimo 2x2 pra transmitir e mimo 1x1 nos clientes, ou simplismente em 2.4ghz, a celula vai modular no cliente mais ruim, pra ter melhor performance é indicado usar mimo 2x2 nos clientes tbm!!

  3. #3

    Padrão Re: Nanostation M2 AirMax como AP trabalhando em dupla polarização

    Ok. Isso eu sei. Mas o que estou dizendo é outra coisa.
    Vamos supor que com 30 clientes simultâneos em um AP, o canal fica saturado.
    Ok, saturado ele está, mas somente na polarização usada, nos permitindo assim usar a outra polarização para "pendurar" mais 30 clientes.
    Entendeu?

  4. #4

    Padrão Re: Nanostation M2 AirMax como AP trabalhando em dupla polarização

    Boua pergunta.

    Acompanhando.

  5. #5

    Cool Re: Nanostation M2 AirMax como AP trabalhando em dupla polarização

    Dobrar a capacidade de clientes eu afirmo que será impossivel !

    Oque ira te proporcionar de vantagem é que vc estara utilizando uma polarização menos poluida para o cliente X por exemplo e se o cliente Y tiver a outra polarização como a melhor assim vice-versa...
    EX: um cliente mora ao lado de um repetidor com uma omni por ex na polarizacao vertical, dai vc neste cliente configura a cpe dele para operar assim em Horizontal resolvendo assim parte dos problemas !
    Já no seu outro cliente ele esta proximo de um provedor com paineis hyperlink na polarizacao horizontal , dai concerteza vc vai e configura ele pra operar em vertical assim se afastando do sinal em H !

    Vc vai adequando cada cliente em uma polarização mais "limpa" nas proximidades dele !

    No POP isso nao funciona pois não é possivel vc configurar apenas H ou apenas V uma vez que o equipamento opera por natureza em V+H (dupla polarização)

    Porque eu respondi que o dobro de clientes não sera possivel ? fato... o Processador independe da polaridade continua sendo o mesmo no equipamento, a memoria, a frequencia ainda é 2.4 ou seja é bem limitada !
    a CPU em geral do equipamento é a msm usando V ou V+H !!!

    Eu prefiro equipamentos dupla pol pelo fato deq ele transmiti mais dados em menos tempo , isto é o Throughput é maior !

    Bom, espero ter sanado as duvidas com relação a quantidade de clientes X polaridade...
    Mais uma observação: Oque realmente te permiti uma quantidade de clientes alta é SETORIAL OIWTECH 17DBI VERTICAL + BULLET M2 600MW (Airmax desativado) com cada uma desta voce atende mais clientes que qualquer outra solucao e com mais qualidade.... logicamente sabendo configurar 100% o equipamento: distancia correta, angulatura, ACK, modo AP BRIDGE, canal de operação 13 ou 14 etc...

    Qualquer coisa a mais da um ALO ai !!! flw