+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Citrix voltou a ser pago?

    Entrei hoje no site da citrix xenserver mas agora vi que ele voltou a ser pago.

    algúem tem algum tutorial completo que funcione no ubuntu? uso vmware server mas por problemas de performace quero migrar para paravirtualização tipo xen ou exsi só que a vmware exsi não vejo opção de backup que não a paga já no citrix consigo instalar o samba e compartilhar na rede.

  2. #2

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Recomendo Proxmox. Sérgio citou-o no fórum; achei melhor que o citrix pois o cliente é web e acessível pelo windows, linux, bsd e mac até mesmo celulares e tablets[1] e a cada versão acrescenta recursos úteis ao invés de tirá-los*.

    1- Deste que tenha um navegador web e (opcionalmente a partir da 2.0) um cliente vnc.
    * Na versão 6 do citrix não é possível iniciar as VMs com o sistema, tentei um gambiarra mas não funcionou.

  3. #3

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    mas me confirma uma coisa, o citrix agora é pago mesmo?

    O Proxmox é free? como vc faz o backup das Vms nele? Fico com receio de acontecer como aconteceu com o citrix de ficar pago.

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Estou usando aqui e está free como sempre, acabei de atualizar a licenca free para maio de 2013

  6. #6

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    realmente está free ainda...depois de baixado foi que vi.

    snkbrz como você está fazendo backup das vms?

  7. #7

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    só faço backup a nivel de sistema mes, utilizando o backuppc, mas vou fazer o backup das vms em breve também.

  8. #8

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Uso bastante o XenServer, usei o VMware aqui, mais de pois de uns 30 dias rodando ele vai ficando lento, percebi que era o Java, como não consegui remover o java "precisa dele para rodar o vm" migrei para o Xen, em questão de performace é melhor e aproveita bem o hardware.

    No meu servidor principal coloquei 32GB de ram e 2 HDs SSD para o sistema e para as maquinas, para BKP um disco de 2TB, o bkp eu estou fazendo um snapshot, não achei outra forma mais limpa...

    levantar as maquinas automaticamente só por script, porem estou testando outra forma que foi me passado pelo suporte da Citrix, posto resultados assim que eu os tiver.

    Ah, o suporte da citrix para XenServer é pago, porem vale cada centavo.

  9. #9

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Rapaz, snapshot se der zica na instalação do xenserver, acredito que vai dar um trabalhão pra vc recuperar esses dados e por o sistema em produção de novo, eu normalmente faço o backup das maquinas virtuais que monto, isso antes de por em produção, então normalmente tenho uma versão lite e bem enxuta de todas, pois se der algum problema, eu reimporto as vms e restauro o backup a nivel de arquivo que tenho. Mas acredito que o melhor é fazer um export de tempos em tempos para uma outra maquina, o meu setup hoje conta com 3 maquinas, com 16GB cada, e mais 2 maquinas com 5 Tera de espaço em raid 5 cada uma, na configuração master/slave, com raid5 + drbd + ocfs2 e exportado via nfs para o Xenserver. Outra coisa importante não esquecer é o backup do pool do xenserver, com as configurações das maquinas, discos, interfaces virtuais e etc.

  10. #10

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Citação Postado originalmente por backsubzero Ver Post
    Uso bastante o XenServer, usei o VMware aqui, mais de pois de uns 30 dias rodando ele vai ficando lento, percebi que era o Java, como não consegui remover o java "precisa dele para rodar o vm" migrei para o Xen, em questão de performace é melhor e aproveita bem o hardware.

    No meu servidor principal coloquei 32GB de ram e 2 HDs SSD para o sistema e para as maquinas, para BKP um disco de 2TB, o bkp eu estou fazendo um snapshot, não achei outra forma mais limpa...

    levantar as maquinas automaticamente só por script, porem estou testando outra forma que foi me passado pelo suporte da Citrix, posto resultados assim que eu os tiver.

    Ah, o suporte da citrix para XenServer é pago, porem vale cada centavo.

    Amigo,

    Na vmware server se der pau no sistema Linux ou outro problema por exemplo na fonte do servidor, pego o HD coloco como slave e copio a pasta da vm para outro servidor e no citrix onde fica as pastas da vm? Porque posso acessar via ssh mas não sei onde fica.

  11. #11

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Até onde sei, sempre foi pago!

    A licença free além de não ter todas as funções (comparando a paga), você tem que fazer exatamente o que um dos membros respondeu: validar a licença 1 vez por ano.

    Já tentou utilizar o Xen open?

    mtec

  12. #12

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Olha, baixei hoje a versão do Citrix XenServer 6.1 e não consigo me registrar para ter a licença free, alguém conseguiu?

    Abraço

  13. #13

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Citação Postado originalmente por riparg2000 Ver Post
    Olha, baixei hoje a versão do Citrix XenServer 6.1 e não consigo me registrar para ter a licença free, alguém conseguiu?

    Abraço
    Porque não usa o XenSource (Open)?

    Mtec

  14. #14

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Porque aqui na empresa usamos está plataforma, é possível conseguir licença free para o 6.1?

  15. #15

    Padrão Re: Citrix voltou a ser pago?

    Citação Postado originalmente por riparg2000 Ver Post
    Porque aqui na empresa usamos está plataforma, é possível conseguir licença free para o 6.1?

    Boa tarde,

    Voce conseguiu a licensa free para o 6.1?