Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Bom gente eu estou a procura de uma solução antes que tenha que remediar !! Minha rede é 100% cabeada, uso o myauth3 como gateway e na saída do myauth para os clientes uso um switch gerenciável de 16 portas gigabits com vlan onde todas as 15 portas só conversam com a porta 1 + isolamento de portas á qual é ligado os cabos direcionados aos clientes . Minha rede hoje é fragmentada em 4 cabos distintos ou seja , tenho 4 " ilhas " isso para isolar um grupo do outro !! Já estou substituindo os switchs comuns da rua por switchs com vlans , mas , ainda não encontrei uma forma de evitar o loop fisico caso o cliente dentro de casa ligue um switch e de maldade ou por burrice mesmo ligue as 2 pontas de um cabo de rede no switch dele !!! Gente será que tem jeito de evitar este tipo de loop e evitar que a rede toda caia ?? Eu estou fazendo testes com este switch que cito abaixo, mas não estou tendo o resultado prometido por ele !!!! Gostaria de ter a opinião de vocês e também da ajuda para resolver este problema. Acredito que se eu usar PPOe também terei este problema pois a rede fisica cabos e switchs trafegam até não suportarem mais e a rede para !! Se eu usar roteador na casa de cada cliente, seria bom ninguém iria enchergar ninguém e não haveria broadcast, mas se o infeliz brincar de cabo e switch no lugar do roteador vai dar a mesma zebra !! Caros colegas aguardo pelos conselhos. Obrigado.
    Switchs - Wiki OverTek

    http://wiki.overtek.com.br/images/0/...2208SIW-UX.pdf

    http://wiki.overtek.com.br/images/3/...2208SIW-UX.pdf

    http://wiki.overtek.com.br/images/4/...2208SIW-UX.pdf

    http://wiki.overtek.com.br/images/1/...2208SIW-UX.pdf

  2. #2

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Usando pppoe e desabilitando protocolo ipv4/ipv6 nos clientes não ajudaria?

  3. #3

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    ola prime tenho uma parte da rede cabeada tambem e uso switch da compex de 16 portas e faço spanning tree em todas as portas e vlan sendoque as portas de 1 a 15 so fala com com a 16 esse switch overtek tenho ummasi so que nao emcontrei como fazer ou ele nao compre o que fala vai de compex que vai ser feliz

  4. #4

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Usando pppoe e desabilitando protocolo ipv4/ipv6 nos clientes não ajudaria?
    Isso não adiantaria pois o que gera loop é "broadcast" mais claro que ameniza muito vc desabilitar a parte de protocolo da placa de rede, caso nao use, evita um cliente compartilhar a internet dele pela rede etc...

  5. #5

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    simples, solucao mais simples e com 100% de eficiencia ISPshop - Switch VLAN FIXA 8 portas 10/100M (Placa) - Switchs e Roteadores - Soluções para Cabeamento, porque se voce usar swith simples voce estara na mer...., sua rede vai parar mesmo, outra solucao robusta é usar o Flytec Computers e montar vlan tambem, a diferença é que custa 5 veses mais que a solucao anterior, claro que podes abusar de todos os recursos que o STAR-OS dispoe, eu ja tive serios problemas relacionados a broadcast no entanto era mesmo so falta de entendimento a solucao é extremamente simples eu espetei dois swiths com vlan fixa e pronto, nunca mais tive problema onde eu tinha mk em bridge eu implementei umas instrucoes em vlan tambem assim ficou tudo muito bem definido e bye bye problema, amigo passe um layout da topologia da sua rede pra gente comentar um pouco afins de te ajudar a solucionar seu problema [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Eu também uso os switch ISPshop - Switch VLAN FIXA 8 portas 10/100M (Placa) - Switchs e Roteadores - Soluções para Cabeamento e ISPshop - Switch Vlan Fixa 16 portas 10/100M - PLACA
    PRIME - vc tem que ligar a porta 8 ou 16 do 1o. switch no seu servidor/concentrador, deste switch vc sai, por exemplo, da porta 1 e liga na porta 8/16 do próximo switch e assim por diante.
    Protege até do loop físico no switch do cliente.

  7. #7

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Colocando um roteador no cliente com autenticação pppoe e trocando a senha para não mexer!!

  8. #8

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Bom dia caros colegas, eu já estou usando o swicth gerenciável da overtek , inclusive os testes que tenho feito não é com o que as vlans são fixas !! Estou testando com o switch gerenciável mesmo, ele promete evitar o loop fisico mas não esta dando certo, depois de configurado e efetuando o loop fisico em outro switch que esta ligado á ele continua parando a rede toda !! Ele esta fazendo o isolamento de portas direitinho uma porta não encherga a outra porém, este tipo de sabotagem " loop fisico " ele não desativa a porta !!

  9. #9

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Caro colega rogerio, eu já pensei nesta ipotese de usar roteador no cliente, mas, se o infeliz do cliente desligar o roteador , ligar um switch na ponta do cabo e conectar as 2 pontas do cabo de rede neste switch !! O que vai acontecer ??

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    tem que ativar o protocolo RSTP nao seria isto, tenho feito isto nunca tive problema

  11. #11

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    amigo, tem certeza que é esse mesmo seu problema?
    tenho uma duvida é a seguinte
    tenho rede cabeada em condominio
    e em alguns ta chegando a 15 cliente por bloco
    em cada bloco fica cascateado 2 switchs comuns
    esse de 16p da overtek me serviria bem?
    existe algum parecido com 24p?
    obrigado

  12. #12

  13. #13

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Citação Postado originalmente por enlacenet Ver Post
    ola prime tenho uma parte da rede cabeada tambem e uso switch da compex de 16 portas e faço spanning tree em todas as portas e vlan sendoque as portas de 1 a 15 so fala com com a 16 esse switch overtek tenho ummasi so que nao emcontrei como fazer ou ele nao compre o que fala vai de compex que vai ser feliz
    Moura, por quanto você está comprando este switch? É aqui mesmo na capital?
    Grato.

  14. #14

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    amigo, veja se seu switch conta com o protocolo STP.

  15. #15

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Isso mesmo loop e camada 2 e o unico protocolo no momento e o stp. Sem ele nao tem o que fazer.

  16. #16

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Boa tarde carissimos colegas, olha tem este link onde mostra todas as formas de configuração possível, porém , este tipo de protocolo STP , RSTP eu não manjo nada !!!! Tem como alguém dar uma aulinha ?? Obrigado.
    http://wiki.overtek.com.br/simulador...SIW-UX-IP1717/

  17. #17

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    amig nao estou conseguindo anexar a foto, mas faça assim:

    va até Spanning Tree > Loopback Detection >
    Loopback Detect Function enable
    Auto Wake Up


    e o debaixo enable tbm..

  18. #18

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Vejam o outro switch também tem STP RSTP MSTP só preciso de uma pequena ajuda para configura-lo. Eu não sei se fui claro o suficiente, vejam, eu quero preparar minha rede de forma que se meu cliente dentro da casa dele conectando um switch na ponta do meu cabo e com um outro cabinho propositalmente ligando as 2 pontas do cabo no switch " dele dentro da casa dele " que isso não venha influenciar na minha rede !! Entenderam , agradeço pela ajuda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         overtek STP.jpg
Visualizações:	766
Tamanho: 	55,1 KB
ID:      	35435   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         TP link STP   RSTP    MSTP.jpg
Visualizações:	525
Tamanho: 	35,5 KB
ID:      	35436  


  19. #19

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    Boa tarde Andre Caleiros eu fiz exatamente assim segui todo o tutorial e ainda habilitei em port management o broadcast storm control para evitar a tempestade de broadcast e nada !!! Quando simulo uma sabotagem usando um switch na ponta do cabo que sai deste geranciável cai tudo !!!!

  20. #20

    Padrão Re: Como evitar o loop em uma rede cabeada ?

    amigo tente deixando a opção auto wake up desabilitada...