+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Prioridade no Controle de banda

    olá galera!

    Mas uma vez estou prescisando de uma grande ajuda de voces aqui do forum...

    Presciso Configurar em uma rb que tenho em uma lan house uma prioridade de banda.
    vou explicar qual a forma de presciso.

    essa lan house tem a velocidade total de 2 mb, para 20 maquinas. nessa rb tem uma config de queue simple. com um controle de banda por maquina. Essa lan house é realmente uma "lan house" ou seja muito jogo, e jogos online. Um dos jogos online é o world of warcraft. Fiz um 206.18.149.50 e 206.18.99.145 eu presciso de alguma forma da prioridade para esses ips.. para que esses ips tenham um total prioridade em todo o link. de que forma que eu faço isso? sou iniciante nessa area, e estou prescisando muito.


    desde de ja Agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Prioridade no Controle de banda

    Voce deverá usar HTB no Mikrotik veja este link Manual:HTB - MikroTik Wiki ta explicando e tem exemplos.

  3. #3

    Padrão Re: Prioridade no Controle de banda

    obrigado por seu apoio, pelo que eu intendi essa configuração da prioridade de acesso nas queue.. essa configuração tbm serve para da prioridade para um ip de destino? exemplo: o servidor que os clientes jogam tem os ips citados acima, eu queria fazer com que todos os clientes da lan house tenham total prioridade com banda full para esse determinado ip...


    obrigado desde ja

  4. #4

    Padrão Re: Prioridade no Controle de banda

    Eu tive essa exigência no meu provedor aqui parecida com essa sua, no meu caso eu precisava colocar prioridade de banda e velocidade full para telefonia.
    Fiz o uso da marcação de pacotes pelo firewall(Mangle).
    Criei a seguinte regra(Já adicionando seu caso):

    add action=mark-packet chain=prerouting disabled=no dst-address=206.18.149.50 new-packet-mark=wowout passthrough=yes
    add action=mark-packet chain=prerouting disabled=no new-packet-mark=wowin passthrough=yes src-address=206.18.149.50

    add action=mark-packet chain=prerouting disabled=no dst-address=206.18.99.145 new-packet-mark=wow2out passthrough=yes
    add action=mark-packet chain=prerouting disabled=no new-packet-mark=wow2in passthrough=yes src-address=206.18.99.145

    Agora que você marcou os pacotes, pode criar o Queues separado para esse pacote em Queues marcando a prioridade como 1. A opção "Packet Marks" em queues e "priority" vão definir o que você quer. Aí é só deixar ilimitado.

  5. #5

    Padrão Re: Prioridade no Controle de banda

    Qualquer duvida estamos ai!