+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    olá, eu tenho um mikrotik ligado a uma antena de 20dbi, só que eu não consigo alcançar bem o sinal em uma distancia media de 100 m, gostaria de saber se existe alguma configuração no winbox que eu possa modificar para melhorar o sinal.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    bom dia amigo, passa maisb informacoes sobre o modelo de antena usada na transmisao e recepcao

  3. #3

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    rb433ah. é apenas transmissora, antena unidirecional de 20 dbi ligada ao mikrotik com um link da velox de 2 mb.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Citação Postado originalmente por VictorRenan Ver Post
    rb433ah. é apenas transmissora, antena unidirecional de 20 dbi ligada ao mikrotik com um link da velox de 2 mb.
    Vc comentou que nao recebe a 100 metros entao esta usando algo para receber o que vc esta usando para receber e qual e a marca da omini de 20db, o mikrotik so e um sistema operacional para controle e configuracao e ajustes para vc ter um transmisao e uma recepcao vai depender das antenas e nao do mikrotik, agora omini 20 db vc quer cobrir qual area com tudo isto de ganho, e assim um dica da uma pesquizada sobre omini e como funciona para vc enteder melhor, por exemplo tenho uma omini de 9 db atendendo clientes a 2k de raio.

  5. #5

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    na verdade é apenas uma antena ligada no mikrotik que recebe um link de internet para distribuir para os notebooks ou outros dispositivos. E essa antena é 20 dbi, e com media de 100 m eu ja to perdendo sinal, queria saber se alguma configuração como antenna gain ou tx power ou ack timeout pode me ajudar a distribuir sinal por mais distancia.

  6. #6

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    antena de 20 dbi omni?
    comprou algo q n existe...
    ou melhor, uma enganacao...

    coloca uma omni de 12 dbi da aguario q via de boa

  7. #7

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    eu nao sei bem se é omni ou não, mas ela é 20 dbi e ta com sinal fraco. =/

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    antena de 20 dbi omni?
    comprou algo q n existe...
    ou melhor, uma enganacao...

    coloca uma omni de 12 dbi da aguario q via de boa
    20 db sem comentarios, e ainda para atender 100metro, primeiro esta omini nao serve coloca uma de baixo ganho 9db ja seria suficiente, baixar a antenao maximo para atender esta area de 100metro, outra coisa isto e indoor ou outdoor? um ap com antena de 2 db ja e projetado para atender isto amigo, mikrotik nao e milagreiro e mais robusto que aps comuns mas o que esta pegando e o dimencionamento de sua antena e o ganho q esta usando, se for uma area fechada com pouco obstaculos ou area aberta uma antena de baixo ganho da conta do recado, conselho de amigo joga fora esta antena e faz a coisa certa, ou passa melhor o cenario q vc quer usar para poder ajudar melhor

  9. #9

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Companheiro, eu creio que você , ou foi mal orientado ou saiu às cegas para configurar a rede.
    Primeiro, como já foi citado, mikrotik é um OS. A transmissão vai depender da configuração do cartão mini-pci que estiver espetado no slot da RB ou se for uma RB com cartão integrado, normalmente este são de maior potencia.
    Precisa configurar a saída do sinal na aba wireless.
    Como o Demattos falou, tem pouca informação.
    Segundo, se você não sabe se a antena é omni, vai ter que estudar um pouco mais, pois qualquer coisa que surgir de orientação, vai ficar estranho para você.
    O básico do básico é necessário, tanto para ajudar como para você compreender.

  10. #10

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Omni de 20 ? éééééé nada kkkkk, mas amigo seu problema pode estar no pig tail vc ja checou isso tem muita coisa pra vc checar que pode fazer vc perder sinal o melhor seria vc postar um desenho de como é sua rede para entendermos e pode ajudar com algumas dicas.
    Um amigo ja deu dicas coloque uma antena de menor ganho cheque o pig tail verifique se não ha interferência vc vai encontrar o problema

  11. #11

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Citação Postado originalmente por VictorRenan Ver Post
    rb433ah. é apenas transmissora, antena unidirecional de 20 dbi ligada ao mikrotik com um link da velox de 2 mb.
    Faltou um pequeno e importante detalhe: a RB433AH sozinha não é rádio. Você tem ou não tem um cartão espetado no slot? E outra, não é qualquer um que pega um mikrotik e configura como AP não. Se não souber, não vai funfar mesmo.
    Bastava um Nano Loco 2 com a própria antena integrada, facinho de configurar e pra essa distância dá e sobra.

  12. #12

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    Então vou reformular minha pergunta... eu tenho um mikrotik rb433ah com um cartão atheros 5413 (já liguei nos 3 slots para e limpei para ver se é isso) ligado a antena de X-dbi. a configuração não é difícil, eu tenho um poco de conhecimento disso, mas queria saber se tem alguma especifica para sinal, a um tempo atras funcionava perfeitamente. E segundo a pesquisas eu estou achando que possa ser o cartão, pois não aterrei nada, estou certo ou devo tentar pig-tail ou outra coisa primeiro ?

    Se alguém puder me ajudar e mandar link com modelos de cartões melhores para comprar eu agradeço, e dessa vez farei o aterramento necessário.

  13. #13

    Padrão Re: Capacidade de alcance de sinal do mikrotik.

    coloca uma ommi oiwtech de 13 dbi, é muito boa, mas o que esta parecendo é que vc não esta sabendo muito sobre wireless. Um pouco de conhecimento basico ajuda.