+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS ?

    Eu tenho em minha rede um servidor de DNS como primário, secundário 8.8.8.8 e terciário 8.8.4.4. Todos os clientes hotspot e pppoe pegam essa informações do servidor de borda mikrotik OS.
    Bom tive um problema com o servidor e ele parou de responder. Os clientes não navegavam mais. Pq isso? Não era para sair pelo secundário e se preciso terciário? Simplesmente todos os clientes pararam de navegar e não resolvia mais as requisições. Não entendi nada, pois pelo que sei é por segurança que usamos dois ou mais dns.

    Têm explicação isso?

  2. #2

    Padrão Re: DNS ?

    Provavelmente não foi o servidor DNS do Google que parou mas sim o seu que travou...
    Independente do problema, uma dica. Não use duas DNS's de um mesmo servidor ex. primária e secundária do Google. se o servidor DNS do Google parar (que é muito raro mas pode acontecer) aí não adianta nada.
    Sugestão: 8.8.8.8 Google / 208.67.220.220 OpenDns

  3. #3

    Padrão Re: DNS ?

    use o da uol
    200.221.11.100
    200.221.11.101

  4. #4

    Padrão Re: DNS ?

    Pessoal! Obrigado pelas respostas. Vcs não entenderam! Meu servidor de DNS 192.168.100.254 da rede interna parou, então os cliente não navegaram mesmo tendo o secundário do google. Sacou o que ocorreu? Não entendi o pq pois era para sair pelo do google, já que o meu servidor DNS da rede deu pau.

    Não entendi o pq que não navegaram. Sinistro!!

  5. #5

    Padrão Re: DNS ?

    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    use o da uol
    200.221.11.100
    200.221.11.101

    Amigo não e aconselhavel fazer desta forma
    a forma mais interesante de fazer e:

    DNS1: "Seu DNS Server
    DNS2: "DNS do Seu Fornecedor do LINK
    DNS3: "DNS de terceiros. Tipo Google, Uol, Globo, etc...

  6. #6

    Padrão Re: DNS ?

    Citação Postado originalmente por berimbau Ver Post
    Pessoal! Obrigado pelas respostas. Vcs não entenderam! Meu servidor de DNS 192.168.100.254 da rede interna parou, então os cliente não navegaram mesmo tendo o secundário do google. Sacou o que ocorreu? Não entendi o pq pois era para sair pelo do google, já que o meu servidor DNS da rede deu pau.

    Não entendi o pq que não navegaram. Sinistro!!
    Amigo muito estranho isso q esta acontecendo, qual servidor de DNS vc uso do proprio MK? ja tive muito problemas com DNS do Google mais ele so não resolvia requisições de alguns sites ate fazia travar meu server DNS, aconselho vc não utilizar como preferencial dentro do Server DNS, os DNS do Google, use os DNS q a operadora do Link disponibiliza.

  7. #7

    Padrão Re: DNS ?

    Eu uso bind9 para meu servidor de DNS e estava usando nele os do google.

    Porém os dns do google respondia normal, mas quando deu pau no meu servidor nada funcionou.

    Link
    dns 187.86.0.242
    dns 187.86.5.110

    Mas os do google me respondem. O que pode ser essa parada mesmo sabendo q os secundário respondia?
    Não entendi isso!

  8. #8

    Padrão Re: DNS ?

    mas vc fixo os dns nas máquinas (clientes/terminais)??? ou está automático?
    além do que vc tem que permitir acesso externo aos servidores de resolução de nomes.
    Dentro do seu servidor DNS.

  9. #9

    Padrão Re: DNS ?

    Os cliente pegam os dns automáticos do servidor. Tanto o pppoe e hotspot.

    Meu servidor mikotik está permitindo acesso externo e meu servidor linux bind, que é primário também estava funcionando perfeitamente.

    Só deu problema quado tive um problema de energia no servidor de DNS interno e ele perdeu a configuração do grub. Assim ele não subiu quanto foi restabelecida a energia.

    Mas o que me deixou mais triste e cabreiro foi que os cliente não navegavam, pois por algum motivo não resolviam o dns pela secundário (8.8.8.8) e nem o terciário (8.8.4.4).

    Estranho né? Vou fazer teste sobre isso novamente! tirando o servidor de proposito da rede.

  10. #10

    Padrão Re: DNS ?

    Pra vc resolver a questão do servidor não subir quando volta a luz é soh vc mudar na bios (caso não fez ainda).
    Mas como vc mesmo disse que os ips e dns estão automáticos, vc tem que verificar se as máquinas obtiveram ip e dns antes ou depois da queda do servidor dns. E tem outro detalhe, a rota de internet está obrigando a passar pelo servidor dns? Se sim e ele estiver desligado ou travado mesmo que tenha dns 2 e 3 a dns não será resolvida.

  11. #11

    Padrão Re: DNS ?

    Não é obrigatório passar pelo servidor de DNS. Vou investigar melhor aqui e post mais informações. Não entendia ainda!