Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Pessoal como já faz mais de 3 anos que foi aberto um tópico relacionado ao assunto.Tomei a liberdade de abrir um novo tópico parecido com a do nosso amigo jhfaria pois recebo muitas MP perguntando: Para tirar SCM é obrigatório ter link dedicado?
    A resposta da Anatel é NÃO. Eles não querem saber por qual meio chega o link da operadora até o provedor. Se é fibra óptica, par metálico, ADSL ou fumaça... o que a Anatel quer saber é se o provedor tem Outorga SCM e se dá qualidade pros clientes. E ainda ressaltam que a questão do link poder ser compartilhado ou não é um problema entre o provedor e a operadora!!!
    Na verdade poder não pode. Mas a operadora faz vista grossa pois se beneficia com a nossa Inclusão Digital. Nós fazemos a frente e depois eles chegam cabeando (rsrsrs).
    Anexo Oficio da Anatel (é antigo mas é válido).
    Mais uma vez obrigado amigo jhfaria.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos posicao_anatel_compartilhamento_ADSL.pdf  

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Bom o problema em si não é a Anatel e sim a empresa que fornece a ADSL onde no contrato deles alguns proibe a revenda do mesmo, ou seja o problema esta na permissão de revender a adsl perante a operadora e nuca sobre a Anatel, já vi muitos provedores com adsl e a anatel não fez nada a respeito pois não cabia a ela, porém já vi fiscal ligar para a operadora e fazer a denuncia

  3. #3

    Padrão re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    a lei é bem essa. mas menos mau que tem coisas que são mais relevantes... . a maioria de nós usa ADSL e não tem tido problemas. mas é bom saber o que é o certo e o que é errado!

  4. #4

    Padrão re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    ADSL?

    E como fica a qualidade do serviço?
    E como fica fornecimento de IP para clientes corporativos e órgãos públicos?
    E como fica se a operadora interromper o ADSL por quebra de contrato?
    E como fica a latência na rede com muitos clientes no mesmo ADSL?

  5. #5

    Padrão re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    ADSL?

    E como fica a qualidade do serviço?
    E como fica fornecimento de IP para clientes corporativos e órgãos públicos?
    E como fica se a operadora interromper o ADSL por quebra de contrato?
    E como fica a latência na rede com muitos clientes no mesmo ADSL?
    Seria o certo. Mas não é a realidade da maioria de nós aki.

  6. #6

    Padrão re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por eduardotn2 Ver Post
    Pessoal como já faz mais de 3 anos que foi aberto um tópico relacionado ao assunto.Tomei a liberdade de abrir um novo tópico parecido com a do nosso amigo jhfaria pois recebo muitas MP perguntando: Para tirar SCM é obrigatório ter link dedicado?
    A resposta da Anatel é NÃO. Eles não querem saber por qual meio chega o link da operadora até o provedor. Se é fibra óptica, par metálico, ADSL ou fumaça... o que a Anatel quer saber é se o provedor tem Outorga SCM e se dá qualidade pros clientes. E ainda ressaltam que a questão do link poder ser compartilhado ou não é um problema entre o provedor e a operadora!!!
    Na verdade poder não pode. Mas a operadora faz vista grossa pois se beneficia com a nossa Inclusão Digital. Nós fazemos a frente e depois eles chegam cabeando (rsrsrs).
    Anexo Oficio da Anatel (é antigo mas é válido).
    Mais uma vez obrigado amigo jhfaria.
    A grande verdade e simples e sempre foi essa - mas no caminhar do topico vai ter muita pedra ai no seu telhado.. eu prefiro dizer. cada um no seu quadrado e vamos trabalhar por que as grandes empresas - estao aii . contra nos. ...... A VERDADE FOI DITA ... o resto e opiniao.....

  7. #7

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    ADSL?

    E como fica a qualidade do serviço?
    E como fica fornecimento de IP para clientes corporativos e órgãos públicos?
    E como fica se a operadora interromper o ADSL por quebra de contrato?
    E como fica a latência na rede com muitos clientes no mesmo ADSL?
    Olá MarceloGOIAS;
    respeitando a sua opinião porém colocando alguns pontos sobre o assunto:
    Nem sempre ADSL é sinônimo de porcaria, um exemplo disso é que o provedor não precisa naturalmente utilizar SOMENTE adsl, conheço inúmeros provedores que utilizam ADSL em conjunto com Link Dedicado e bate em muitas telecom's por aí...
    Eu mesmo utilizo ADSL em "balance" nos meus servidores e não tenho problema algum com qualidade, pelo contrário! Consigo desobstruir a carga do link dedicado...
    É claro que existem "casos" e "casos" porém volto a salientar: Qualidade quem faz é o provedor, e não o link...
    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Olá MarceloGOIAS;
    respeitando a sua opinião porém colocando alguns pontos sobre o assunto:
    Nem sempre ADSL é sinônimo de porcaria, um exemplo disso é que o provedor não precisa naturalmente utilizar SOMENTE adsl, conheço inúmeros provedores que utilizam ADSL em conjunto com Link Dedicado e bate em muitas telecom's por aí...
    Eu mesmo utilizo ADSL em "balance" nos meus servidores e não tenho problema algum com qualidade, pelo contrário! Consigo desobstruir a carga do link dedicado...
    É claro que existem "casos" e "casos" porém volto a salientar: Qualidade quem faz é o provedor, e não o link...
    Abraço
    concordo com o amigo quem faz a qualidade e o provedor conheço varios provedores que so utiliza dedicado e nao tem qualidade so um exemplo no interior da bahia mais preciso em alagoinhas conheço provedor grande com 200 megas dedicado e esta perdendo cliente para provedores que nao chega a 2% do dedicado deles e usam vdsl junto e eles os grades estam preocupados

  9. #9

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por eduardotn2 Ver Post
    Seria o certo. Mas não é a realidade da maioria de nós aki.

    E por causa desses "PROVEDORES" (que usam ADLS) que a internet via radio tem muitas veses pessima reputação no mercado, tenho provedor a mais de 4 anos na minha cidade sempre tive Link Dedicado, clientes corporativos entrego IP valido FIXO e para clientes Residenciais IP Valido Dinamico, mais mesmo assim sempre tem um ze mané q não sabe das coisas falando q uma internet de 10MB ADSL para acesso a cameras e melhor q um 1MB IP Dedicado
    (aki as ADSL não passa de 400K de Upload) para acesso externo usaria o Upload então 1MB dedicado seria muito melhor para isso. e gente ignorante aki fala q so adsl q da certo mais e uma comparação que esta empresa fez com um provedor aki da cidade q usa como materia prima ADSL. Ai por causas desses "PROVEDORES" acabamos sendo generalizado como internet via radio ruim. atualmente quem tem serviço bom no mercado uma Wi-Fi tem muito mais qualidade que qqr tipo de ADSL. pois podemos dar garantia de banda igual as operadoras de link dedicado garante pra nos.

  10. #10

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por enlacenet Ver Post
    concordo com o amigo quem faz a qualidade e o provedor conheço varios provedores que so utiliza dedicado e nao tem qualidade so um exemplo no interior da bahia mais preciso em alagoinhas conheço provedor grande com 200 megas dedicado e esta perdendo cliente para provedores que nao chega a 2% do dedicado deles e usam vdsl junto e eles os grades estam preocupados
    Isso tbm acontece muito atualmente tenho 40MB dedicado (so uso link dedicado nada de ADSL) porem tem outro concorrente na cidade q tem 100MB dedicado e a infra estrutura pessima então na adianta ter uma baita banda e não ter estrutura para distribuir isso.

  11. #11

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    E por causa desses "PROVEDORES" (que usam ADLS) que a internet via radio tem muitas veses pessima reputação no mercado, tenho provedor a mais de 4 anos na minha cidade sempre tive Link Dedicado, clientes corporativos entrego IP valido FIXO e para clientes Residenciais IP Valido Dinamico, mais mesmo assim sempre tem um ze mané q não sabe das coisas falando q uma internet de 10MB ADSL para acesso a cameras e melhor q um 1MB IP Dedicado
    (aki as ADSL não passa de 400K de Upload) para acesso externo usaria o Upload então 1MB dedicado seria muito melhor para isso. e gente ignorante aki fala q so adsl q da certo mais e uma comparação que esta empresa fez com um provedor aki da cidade q usa como materia prima ADSL. Ai por causas desses "PROVEDORES" acabamos sendo generalizado como internet via radio ruim. atualmente quem tem serviço bom no mercado uma Wi-Fi tem muito mais qualidade que qqr tipo de ADSL. pois podemos dar garantia de banda igual as operadoras de link dedicado garante pra nos.
    Quando eu quis dizer que é a realidade de muitos de nós eu estava me incluindo e provavelmente até vc se incluiu pois duvido que vc desde o começo sempre usou apenas link dedicado.
    HJ eu apenas uso link dedicado pq graças a muito empenho tenho condições de pagar 9 Mil por mês em link. Mas uma coisa é certo soh tenho necessidade de ter esse link pq meu foco mudou. hj trabalho basicamente com os corporativos aí sim preciso de link dedicado. Cliente residencial não precisa de NAT direta no computador e não vão pagar por link full duplex. Residencial soh quer saber de porta 80 querem saber se está navegando bem, se os vídeos do youtube e os downloads funcionam razoavelmente bem. Ninguém é loco de mandar link 1 por 1 pra cliente residencial e cobrar 50,00 por mês.
    Um ex. a muito tempo atrás eu tinha 2 link. 1 de 4mg dedicado da gvt e um adsl de 15 mb da gvt. eu basicamente deixava desligado o dedicado pois pro perfil residencial a matemática é simples: 4 mega baixa a 512k já os 15 mega baixa até 1920k então no perfil residencial vejo mais vantagem na quantidade. por mais que os 4 mega sejam full duplex e 100% garantido os seus 512 KBs não vão fazer muitos milagres pra atender a necessidade dos downloads dos clientes residenciais. Já 1920 KBs a história começa a mudar.
    Mas agora se falando em corporativo a história é outra. Tenho um cliente empresarial de Curitiba/PR que deixou um servidor dele hospedado em nosso data center em Joinville/SC ele precisa acessar NFe de 5 filiais em um único sistema (Gestor) ele já tinha tentado em Curitiba com um link vdsl de 50 Mega da GVT e a parada mesmo assim se travava toda em determinados horários.
    Agora que ele está em colocation aqui na empresa fizemos NAT direto no server e disponibilizamos 2 Mega full duplex o acesso funciona 100% em tempo real. Mas aí é que vem a diferença os caras pagam para nós 1.500,00 por mês pelo serviço. Um cliente residencial vai querer/poder pagar isso todo mês???
    Conclusão: Todos devemos adaptar o seu link conforme a sua necessidade. Começar no provedor com link dedicado apenas pra atender um perfil residencial é muito caro e burrice.

  12. #12

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Vocês estão distorcendo o que eu disse.

    Eu não disse que só "link" dedicado é o suficiente. Quem usa ADSL consegue boa qualidade logicamente com dedicado conseguirá melhor ainda.

  13. #13

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Vocês estão distorcendo o que eu disse.

    Eu não disse que só "link" dedicado é o suficiente. Quem usa ADSL consegue boa qualidade logicamente com dedicado conseguirá melhor ainda.
    Concordo com vc Marcelo, só complementei sua resposta no outro post.
    Porém devemos salientar que certas "empresas" que fornecem Link Dedicado deixam muito a desejar... Já tive experiencia com uma empresa que o link era um lixo, tinha banda mas a rede do kra dava mais de 30 saltos no traceroute... Aí já viu né, latência absurda dependendo do conteúdo!

  14. #14

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por eduardotn2 Ver Post
    Quando eu quis dizer que é a realidade de muitos de nós eu estava me incluindo e provavelmente até vc se incluiu pois duvido que vc desde o começo sempre usou apenas link dedicado.
    HJ eu apenas uso link dedicado pq graças a muito empenho tenho condições de pagar 9 Mil por mês em link. Mas uma coisa é certo soh tenho necessidade de ter esse link pq meu foco mudou. hj trabalho basicamente com os corporativos aí sim preciso de link dedicado. Cliente residencial não precisa de NAT direta no computador e não vão pagar por link full duplex. Residencial soh quer saber de porta 80 querem saber se está navegando bem, se os vídeos do youtube e os downloads funcionam razoavelmente bem. Ninguém é loco de mandar link 1 por 1 pra cliente residencial e cobrar 50,00 por mês.
    Um ex. a muito tempo atrás eu tinha 2 link. 1 de 4mg dedicado da gvt e um adsl de 15 mb da gvt. eu basicamente deixava desligado o dedicado pois pro perfil residencial a matemática é simples: 4 mega baixa a 512k já os 15 mega baixa até 1920k então no perfil residencial vejo mais vantagem na quantidade. por mais que os 4 mega sejam full duplex e 100% garantido os seus 512 KBs não vão fazer muitos milagres pra atender a necessidade dos downloads dos clientes residenciais. Já 1920 KBs a história começa a mudar.
    Mas agora se falando em corporativo a história é outra. Tenho um cliente empresarial de Curitiba/PR que deixou um servidor dele hospedado em nosso data center em Joinville/SC ele precisa acessar NFe de 5 filiais em um único sistema (Gestor) ele já tinha tentado em Curitiba com um link vdsl de 50 Mega da GVT e a parada mesmo assim se travava toda em determinados horários.
    Agora que ele está em colocation aqui na empresa fizemos NAT direto no server e disponibilizamos 2 Mega full duplex o acesso funciona 100% em tempo real. Mas aí é que vem a diferença os caras pagam para nós 1.500,00 por mês pelo serviço. Um cliente residencial vai querer/poder pagar isso todo mês???
    Conclusão: Todos devemos adaptar o seu link conforme a sua necessidade. Começar no provedor com link dedicado apenas pra atender um perfil residencial é muito caro e burrice.

    Concordo com vc quando vc fala q ninguem e loco de por 1mb x 1mb por 50,00
    mais sim vc pode mandar com qualidade igual inveis de 1mb x 1mb vc manda 1mb com proxy e 400k igual de UP load por uma ADSL tem limitações de conexões simultaneas ou vc so conta com a porta 80?????? hj por exemplo para um cliente residencial te limitações de 300 conexões por ip
    o mesmo e tratado com ADSL não tenho ao certo qual e o limiti mais vamos supor q seja 1mil requisições por ADSL (ADSL so tem um Unico IP) vamos supor q vc use seus 15MB pra 50 clientes então se alguem tentar acessar e o limiti tive esgotado? vai entrar na fila de espera ou vai descartar o pacote (e ai o segredo da coisa) e melhor vc ter um link dedicado em um servidor legal rodando juntamente com um bom servidor de cache e com uma infra bem elaborada não tem pra ninguem.

  15. #15

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Vc não deixa de ter razão, por isso conforme vai crescendo tem que ir adequando a rede e o link.
    enquanto se tem poucos clientes da pra usar adsl depois adsl + dedicado e depois soh dedicado. O negócio é não se acomodar quando se tem condições financeiras. Mas no começo, com poucos clientes da pra usar adsl numa boa.

  16. #16

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Eduardo, quando você diz que não dá para mandar link simétrico para o cliente, por preço baixo, ( no exemplo 1megax1mega por 50,00), não vejo porque não.
    Ou então eu não entendi o posicionamento.
    Se o seu plano é de 1 mega e você tem link dedicado, para que iria economizar no upload? Nossos planos são simétricos, mesmo que raramente o cliente use o upload intensamente. Mas ter um upload generoso faz parte do desempenho. Quando o cliente for postar fotos por ex. ele vai sentir a diferença.

    Aproveitando: como as operadoras que usam cache fazem? A GVT por ex. vende um plano de 10mega mas não chega lá na maioria das vezes. Será que na verdade eles não fazem um plano de velocidade mais reduzida e complementam o plano com o conteúdo do cache?

  17. #17

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Sempre a mesma historia. --------------- questionamento juridico da reguladora anatel e um. Ai o pessoal ja começa . Passar por qualidade. E pontos negativos do adsl que nada mais e que uma tecnologia. Por anos eu usei - e sempre superior a provedores locais de link kkk mas vai saber se era link mesmo . .. Juridicamente so existe quebra de contrato entre vc e a operadora que vende adsl . Agora se tem qualidade ou nao e problema de quem tem.......... Se for ruim azar do provedor . Se for bom . Merito................

    Ilegal- juridicamente entre vc e anatel nao """" ponto finallll

    a qualidade e inferior a links - claro que sim e ponto e varios sentidos !!!!!

    Eu sou o bom - o poderoso - o melhor - super correto , e começei superior a todos - ...................enquanto isso as grandes teles vem pegando todo mundo com a calça na mao kkkkkkkkkkkkkk

    Esse assunto e centenario kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Vamos ao infinito e alem e melhor que esta historia do conto da carochinha

  18. #18

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Infelizmente, muitos ainda nao viram que estão dando um tiro no pé.

  19. #19

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Damos tiro no pé quando entregamos um serviço de péssima qualidade, sem atendimento ao cliente e sem garantia de banda! Parece até que eu descrevi uma Operadora de Telefonia muito conhecida aqui no meu estado... Uns conhecem como Telefônica e outros agora como VIVO. Internet de péssima qualidade, atendimento péssimo ao clientes, garantia de banda de 10% e contrado fidelidade de 2 anos!
    ISSO É TIRO NO PÉ!
    Garanto a qualidade do meu provedor, a excelência no meu atendimento, a garantia da banda contratada, um contrato isento de fidelidade. E detalhe amigo: Faço tudo isso com 10Mbits de link dedicado e 4 Adsl's de 4Mbits.
    Acredita? Não? Paciência! Meus clientes acreditam, acreditam tanto que ganho clientes do Speedy direto!
    Sendo tiro no pé ou não eu tô contente e meus clientes mais ainda!
    Abraço

  20. #20

    Padrão Re: Posição da ANATEL a Respeito de Compartilhar ADSL

    Citação Postado originalmente por PauloMassa Ver Post
    Damos tiro no pé quando entregamos um serviço de péssima qualidade, sem atendimento ao cliente e sem garantia de banda! Parece até que eu descrevi uma Operadora de Telefonia muito conhecida aqui no meu estado... Uns conhecem como Telefônica e outros agora como VIVO. Internet de péssima qualidade, atendimento péssimo ao clientes, garantia de banda de 10% e contrado fidelidade de 2 anos!
    ISSO É TIRO NO PÉ!
    Garanto a qualidade do meu provedor, a excelência no meu atendimento, a garantia da banda contratada, um contrato isento de fidelidade. E detalhe amigo: Faço tudo isso com 10Mbits de link dedicado e 4 Adsl's de 4Mbits.
    Acredita? Não? Paciência! Meus clientes acreditam, acreditam tanto que ganho clientes do Speedy direto!
    Sendo tiro no pé ou não eu tô contente e meus clientes mais ainda!
    Abraço


    e o que importa a satisfação do cliente tambem estou tomando cliente da gvt pela demora no atendimento deles e por mentiras que eles contam para o cliente 15 55,00 mais nao fala que tem que ter a linha telefonica que somada vai dar 120,00 a 130,00 por mesai o cliente so fica um mes e ligar pra meu provedor e pede instalaçao e ja pergunta eu preciso ter linha para ter acesso a internet 1 lugar aki no meu provedor e a satisfaçao do cliente emtudo tantono preço quanto na velocidade da internet dele