+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Bom estou precisando criar um relatório de consumo de cada cliente do hotspot, como a autenticação é por hotspot+dhcp não fica com o mesmo ip sempre que o cliente desliga os rádios e liga pode pegar outro ip, como poderia fazer esse relatório diário de consumo? se possível com gráfico. Uso MK 5.16, agradeço sugestões.

  2. #2

    Padrão re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Não posso ajudar muito pq não manjo de MK. Mas amarra pelo login do hotspot e não pelo IP (Que é dinâmico).

  3. #3

    Padrão re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Realmente o consumo dos clientes fica gravado no login e não no IP, mas uma mão na roda que me ajuda e muito aqui e trabalha com hotspot é o Mk-Auth, ele registra todo o consumo dos clientes por dia, mês, e até quanto tempo eles passaram logados em cada seção.

  4. #4

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Será que sem ser pelo mk-auth teria como funcionar?

  5. #5
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Também estou atrás de uma solução, tenho o mk-auth mais ainda não implantei na minha rede, apesar de ter todos os meus usuarios cadastrados e emitir meus boletos por ele...

  6. #6

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Estou precisando de alguma maneira fazer esses logs do tanto que foi baixado e historico de download.

  7. #7
    Avatar de Danusio
    Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Aparecida de Goiânia-GO
    Posts
    654

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Amigo, use o freeradius, Monte um servidor Linux, aqui uso o Fedora 7 que é fácil de instalar o freeradius e Mysql, e configura seu mikrotik para autenticar no freeradius.
    No freeradius voce vai criar o usuário e senha, velocidade down e up para cada login, e tudo fica registrado, quem está online, quantas vezes conectou por dia, qual o tempo que ficou conectado.
    Eu criei um software para ler estes registros, veja como ficou.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Controle de usuarios.JPG
Visualizações:	481
Tamanho: 	89,7 KB
ID:      	35635

  8. #8

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Reinteirando o que o Danusio falou, o uso do freeradius que irá permitir a coleta dos dados referente ao volume trafegado e o historico das conexões. Sobre o histórico de download, isto é possível com o uso de um proxy ( forma simples ) ou com um log de conexões tcp/udp via tcpdump ou similar ( forma complexa ).

  9. #9

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Pelo usermanager dentro do próprio mikrotik não seria possível?

  10. #10

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Estou querendo um solução dentro do próprio mikrotik, se eu colocar em dhcp leases todos fixos eu teria o log de consumo apenas ou tbm de acesso, tempo que ficou ativo e etc?

  11. #11

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Apenas com hotspot você tem como saber quanto tempo de uptime cada cliente tem, mas não por dia, o hotspot apenas vai acumulando o total do cliente, não sei se com o usermanager teria a opção de mostrar por dia.

  12. #12

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Onde é esse user maneger?

  13. #13

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    O user manager vai instalado dentro do próprio mikrotik, vai system > packages e vê se lá dentro tem algum pacote com o nome "userman" se tiver você já tem ele instalado no seu mikrotik, se não, tem que baixar no site da mikrotik e instalar, aqui no fórum tem bastante material sobre como utilizar, configurar e instalar ele, boa sorte.

  14. #14

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Vlw, nao tinha pensado nisso... testarei e posto resultado...

  15. #15

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Citação Postado originalmente por marcelbentes Ver Post
    O user manager vai instalado dentro do próprio mikrotik, vai system > packages e vê se lá dentro tem algum pacote com o nome "userman" se tiver você já tem ele instalado no seu mikrotik, se não, tem que baixar no site da mikrotik e instalar, aqui no fórum tem bastante material sobre como utilizar, configurar e instalar ele, boa sorte.
    Consegui implantar o user-manager no meu MK, sabe se teria como importar meus usuário hotspot com os perfis para o servidor radius?

  16. #16

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Não sei se é possível, vou tentar descobrir e te dou um retorno.

  17. #17

    Padrão Re: Como Criar Relatório de Consumo de Dados Diário de cada Cliente do hotspot

    Consegui implantar o radius no hotspot e está funcionando perfeitamente, criando log e tudo mais, para completar mesmo alguém sabe como faz para importar os perfis de velocidade e usuários do hotspot pro radius??? segue print de como ficou filé.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	316
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	35733