+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurando Dominio Interno

    Olá, pessoal!!
    Sou novato nessa área de Linux e Redes e estou precisando de vocês para me ajudarem em um problema.

    aqui na empresa desenvolvi uma site um determinado serviço, o site esta em um servidor linux Debian 6, com Apache2.

    Estou querendo que todos os funcionários acesse o site via browser atraves da url colaborador.pagrisa.com.br, no momento eu estou tentando configurar um servidor DNS no Bind9, acho que solução é esta, mas não estou conseguindo, vocês poderiam me da uma luz.

    Obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    ...aqui na empresa desenvolvi uma site um determinado serviço, o site esta em um servidor linux Debian 6, com Apache2.

    Estou querendo que todos os funcionários acesse o site via browser atraves da url colaborador.pagrisa.com.br, no momento eu estou tentando configurar um servidor DNS no Bind9...
    Boa tarde.

    Indico artigo[1] com solução completa, contendo a configuração do Bind e Apache.

    Espero que seja útil à sua necessidade.

    [1] http://www.hostyou.com.br/blog/servi...-intrepid-ibex

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão re: Configurando Dominio Interno

    Obrigado amigo, estarei verificando, em breve eu respondo!!

  4. #4

    Padrão re: Configurando Dominio Interno

    Amigo, consegui fazer a configuração do Bing, agora deu um pequeno problema, na empresa, usamos dois DNS, um da Google(8.8.8.8) e outro que nao sei informar, o da Google como primario e o outro como secundario, adicionei o ip do computador que configurei como dns agora mas ele só resolve se estiver como primario ou como secundario? sabe informar o porque?

  5. #5

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    Amigo, consegui fazer a configuração do Bing, agora deu um pequeno problema, na empresa, usamos dois DNS, um da Google(8.8.8.8) e outro que nao sei informar, o da Google como primario e o outro como secundario, adicionei o ip do computador que configurei como dns agora mas ele só resolve se estiver como primario ou como secundario? sabe informar o porque?
    Desculpe amigo, mas seu texto está muito confuso, quanto ao que é pergunta e o que é afirmação.

    Reformule sua dúvida, usando parágrafos, vírgulas e acentuação correta.

    Antes disso, faça o seguinte:

    1) Use o dig para testar a resolução de seu DNS. Faça isso no próprio Debian, conforme exemplo abaixo:

    Código :
    dig @IP_DO_DEBIAN um-dominio-qualquer.tld

    2) Se obteve sucesso no comando acima, faça o mesmo comando, usando um estação da sua rede interna. Caso não tenha um BSD ou GNU/Linux para usar dig, pode ser o nslookup do Windows, desde que a estação tenha somente um endereço DNS configurado, e que seja o IP de seu Debian.

    Código :
    ipconfig /flushdns
    nslookup um-dominio-qualquer.tld

    3) Se nada funcionar, publique aqui os arquivos abaixo, usando a ferramenta de formação para códigos. Desative os smiles da mensagem.

    Código :
    named.conf
    resolv.conf
    hosts

    Saudações,

    Trober

  6. #6

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Estou usando uma maquina com windows para testar o DNS que configurei em uma maquina linux.

    No windows na guia avançado da rede, podemos adicionar mais servidores DNS's, a minha lista ficou assim:

    8.8.8.8 (primario)
    200.204.0.10 (secundario)
    10.0.1.3 (servidor dns que configurei)

    Quando configuro o meu servidor como primario ou como secundario, ele funciona blz, mais quando eu coloco ele como na lista acima, na terceira posição, ele nao funciona, só funciona se configurar ele como primario ou secundario.

    Pra mim quando busco algum dominio, o sistema verifica o dns primario, se nao encontrar verifica o secundario, e se nao encontrar ele vai descendo a lista até encontrar um dns que resolva, estou errado ou funciona assim mesmo?

  7. #7

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    Estou usando uma maquina com windows para testar o DNS que configurei em uma maquina linux.

    No windows na guia avançado da rede, podemos adicionar mais servidores DNS's, a minha lista ficou assim:

    8.8.8.8 (primario)
    200.204.0.10 (secundario)
    10.0.1.3 (servidor dns que configurei)
    Você já tem um servidor DNS na sua rede. Não precisa de outros servidores DNS configurados nas estações. Usará somente 10.0.1.3, pois os servidores DNS 8.8.8.8 e 200.204.0.10 não sabem que existe colaborador.pagrisa.com.br. Por isso, você precisa ter nas estações somente o DNS 10.0.1.3.

    Talvez alguém dirá que você precisa de servidores DNS redundantes, mas servidores de DNS públicos não vão atender sua necessidade, a não ser que você tenha controle sobre os apontamentos DNS do domínio pagrisa.com.br.

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    Quando configuro o meu servidor como primario ou como secundario, ele funciona blz, mais quando eu coloco ele como na lista acima, na terceira posição, ele nao funciona, só funciona se configurar ele como primario ou secundario.

    Pra mim quando busco algum dominio, o sistema verifica o dns primario, se nao encontrar verifica o secundario, e se nao encontrar ele vai descendo a lista até encontrar um dns que resolva, estou errado ou funciona assim mesmo?
    Você não citou qual Windows está usando na estação. Supondo que seja Windows XP, esse sistema operacional usa o primeiro DNS que responder, e com este endereço fará as novas consultas, pelos próximos 15 minutos.

    Se o DNS deixar de responder, então o serviço DNS Client do Windows XP assume novo servidor. Mas se o DNS respondeu, ficará permanentemente (em ciclos de 15 minutos, até que pare de responder) vinculado para responder consultas. Essa informação está disponível no KB320760[1].

    Você pode mudar esse parâmetro, se assim preferir, conforme descreve o artigo. Particularmente, não vejo sentido, nesse momento, em alterar essa característica padrão do sistema operacional da estação.

    Então, como já sugerido, atribua na estação somente o endereço 10.0.1.3. Se não funcionar, veja as faixas permissionárias para query e views., lá no named.conf.

    Testa aí e nos avisa

    [1] http://support.microsoft.com/kb/320760/

    Saudações,

    Trober

  8. #8

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Você já tem um servidor DNS na sua rede. Não precisa de outros servidores DNS configurados nas estações. Usará somente 10.0.1.3, pois os servidores DNS 8.8.8.8 e 200.204.0.10 não sabem que existe colaborador.pagrisa.com.br. Por isso, você precisa ter nas estações somente o DNS 10.0.1.3.

    o DNS 8.8.8.8 (dns do google) é utilizado para resolver os sites da web, o outro posso remove-lo, e adicionar o novo servidor dns, é que eu queria manter os dois e adicionar esse novo, mas ja que nao é possivel, irei remover um deles.

    Amigo, muito obrigado pela sua ajuda!!

    Abraços.

  9. #9

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    ...Amigo, muito obrigado pela sua ajuda!!
    Funcionou?

  10. #10

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    trober, Deixei o 8.8.8.8 e o 10.0.1.3 como DNS's,

    assim funciona como eu quero, para resolver dominios externos ele usa o 8.8.8.8 e para resolver o colaborador.pagrisa.com.br ele usa o 10.0.1.3,
    tambem andei pesquisando, eu posso usar apenas o 10.0.1.3 como dns da rede e neste colocar regras de forwarders para os Dns's 8.8.8.8, 200.204.0.10, mas como o meu chefe é meio complicado de se trabalhar, eu prefiro alterar o minimo as configurações.

    mas meu caso assim está resolvido, obrigado a todos!!

  11. #11

    Padrão Re: Configurando Dominio Interno

    JorgeAldo, meus nivel de conhecimento em linux ainda é muito baixo, estou estudando ainda, meu chefe é daqueles que nao quer mudar só pra nao ter trabalho, pra mim ele não é tão bom assim, então eu tento resolver boa parte das coisas sem precisar recorrer a ele, pois ele coloca muito obstaculo, mas acho que ja consegui o que eu queria,

    Na verdade pessoal, esse dominio era pra ser tanto externo como interno, mais o meu chefe disse que nao ia colocar mais nada no nosso servidor pois ele ja estava muito sobrecarregado, ou seja, não quer mexer pra nao ter trabalho, este nosso servidor é o firewall da empresa e tmb proxy, tem um apache nele para rodar um sistema de help-desk que usamos aqui.

    entao instalei o apache em outra maquina linux aqui que no caso é esta que configurei o Bind, instalei o apache.

    internamente agora esta tudo ok, mais acredito que futuramente
    estaremos colocando esse dominio para acesso externo tambem.

    Amanha, estarei verificando mais afunda, qualquer duvida ou problema, posto amanha aqui
    Obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Configurando Dominio Interno

    Bem pessoal, o dominio funcionou legal nos computadores que nao utilizam proxy, ja nos que utilizam, ele nao funcionou, acho que terei que configurar o DNS dele no servidor proxy aqui da empresa, será que isso resolve?

  13. #13

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    ...o dominio funcionou legal nos computadores que nao utilizam proxy, ja nos que utilizam, ele nao funcionou, acho que terei que configurar o DNS dele no servidor proxy aqui da empresa, será que isso resolve?
    Adicionar a entrada abaixo, em seu arquivo squid.conf.

    Código :
    dns_nameservers 10.0.1.3
    Feito isso, recarregar as configurações, usando o comando abaixo:

    Código :
    squid -k parse && squid -k reconfigure
    O comando acima, caso o seu squid.conf esteja em conformidade, será executado sem retornar qualquer informação. Em derivados Unix, EXIT_STATUS igual à 0 (zero), é bom sinal

    Saudações,

    Trober

  14. #14

    Padrão Re: Configurando Dominio Interno

    Bem pessoal, como nem todos os usuarios possuem senha de acesso ao squid eu fiz o seguinte para que todos tenham acesso.

    No AD Configurei uma politica de grupo para não usar proxy no dominio que criei nos navegadores das maquinas clientes.

    Adicionei a regra dns_nameservers que o nosso amigo trober citou no squid, para caso um usuario que utilize o proxy, e não tenha configurado a regra(ex: tercerizados ou usuarios com computadores pessoais) que citei acima.

    No server DHCP coloquei meu servidor como DNS, para os computadores que estao livres do squid (diretoria, gestores).

    Assim meu problema foi solucinado,
    obrigado a todos que participaram!!!

  15. #15

    Padrão Re: Configurando domínio interno

    Citação Postado originalmente por dungamaster Ver Post
    ...
    Assim meu problema foi solucinado,
    obrigado a todos que participaram!!!
    Que boa notícia

    Saudações,

    Trober