Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Ola pessoal..
    Boa noite..
    Bem.. Esse post é devido a uma duvida que nao para de vir a minha cabeça..
    Eu irei fechar um enlace com exatamente 52Km de distancia.. E estou indeciso no mais importante..
    Qual rádio licenciado usar ?! Por isso estou postando esse topico..

    Eu estou entre dois modelos e queria a opinião dos amigos que ja usam um ou outro modelo, ou tiveram algum tipo de experiencia com tais equipamentos..

    O primeiro é o Lumina da fabricante wi2be, radio em frequencia licenciada de 6,5GhZ, com promessa de desempenho de ate 250Mbps FULL a essa distancia com SLA de 99,8% ano, e garantia de 3 anos, reposicao em caso de dano ao equipamento em no maximo 72 horas.. A grande vantagem desse radio no meu ponto de vista é a sua facil instalação, tendo em vista que ele e um equipamento 100% outdoor, ou seja, nao possui IDU e ODU, apenas a ODU já é o radio todo..

    A segunda opção seria o DSR-200 da Digitel , um radio tambem em 6,5 Ghz e com promessa de desempenho de 240 Mbps FULL a distancia de 52 Km.. SLA 99,8% ano. Essa radio possui IDU e ODU, garantia de 1 ano..

    Todos as duas empresas fizeram a viabilidade do meu enlace e cada uma deu o seu parecer como favoravel ao enlace e ate mesmo das garantias de banda passante..
    Agora venho ao forum pedir a opiniao dos colegas em qual dos radios usar para fazer esse enlace..

    Desde ja agradeço quem possa contribuir postando suas experiencias neste topico..

    Abraços a todos..

  2. #2

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    E a relação custo x benefício? (Preços)

    Conheço esses rádios da Digitel para enlaces de até 200Mbps, mas que na verdade por motivos técnicos não passam de 190Mbps.

    Já os rádios da W2be conheço alguns que suportam bem mais do que 250Mbps, em especial esse Lumina.

  3. #3

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Marcelo, em relacao custo beneficio ate agora estao praticamente empatados, tendo uma leve diferença do lumina para o DSR-200..
    Qual me indicaria nesse cenario Marcelo ?!
    O fato de o lumina ser um radio 100% full outdoor nao o torna mais problematico, o que pode me falar da questao tecnica dos dois e a experiencia que ja teve com tais equipamentos ?!

    Agradeço a disposição em responder o topico marcelo.

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    se você que rádios com custo x beneficio é os da wi2be com excelentes preços e bons ..
    agora se quer esquecer que você tem enlace e não ter nenhuma dor de cabeça é ericsson,nec,comba,ceragon,gigacom.
    são radios de pau para toda obra ... 100%

  5. #5

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    qualquer um dos dois vai funcionar 100% !!!

    sao boas marcas.. e funcionam muito bem !!!

    vai ser uma questao de escolha por .. digamos... afinidade :P

  6. #6

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Caro pppoe,

    Como o Alexandre disse acima. Tecnicamente não há muita diferença. Vai mais da escolha pessoal, do atendimento que teve e do preço que conseguiu.

    Eu levaria em conta o seguinte: enlaces de até 150Mbps eu iria de Digitel. Para enlaces acima de 150Mbps eu iria de Lumina.

  7. #7

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Precisa ser exatamente esses rádios.
    Por que não conversa com a Jane da WNI, eles estão com ótimos preços
    nos rádios de 6.5 a pronta entrega e com parcelamento em até 12X os rádios.
    A diferença de preço deles para o Wi2be em cotação q fiz recente foi de quase 5k.
    Converse com a Jane. [email protected]
    www.wni.com.br

    Não sou vendedor, só estou indicando.

    Att;
    Pedro Henrique

  8. #8

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Qual a média atual de preço dos rádios amigos?

  9. #9

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Rádios 19k sem antenas + 9k par de 1.2 +-
    Lumina me mandou 34K +- com antenas

  10. #10

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    é, pode considerar a garantia ai também então....caso venha algum defeito posteriormente já viu.

  11. #11

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    1 ano de garantia, tem rádios de reposição.
    Pessoal super atencioso...

  12. #12

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Da linha de rádios profissionais eu conheço mais os Alvarion que são excelentes.

    Baseado até nas marcas que o amigo citou anteriormente, para curtas distancias como 3, 5 Km que necessitam de alta confiabilidade vocês ja utilizaram alguns desses?

  13. #13

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Ainda não, estou comprando 1 enlace com eles, mas tenho relatos que me falaram q eh tao bom quanto os Ceragon.
    Eh Ceragon temos aki e são ótimos, nem lembramos q eles existem.

    Um evento deles para demonstrar o equipamento
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Wni_Fortaleza.jpg
Visualizações:	463
Tamanho: 	56,7 KB
ID:      	35646

  14. #14

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Pena que esses eventos dificilmente ocorrem aqui no sul

  15. #15

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Olá, tambem não ocorre aqui no Norte, aderir conhecimento é tudo.

  16. #16

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    wni, ceragon, wi2be(siemens), siae .. tudo fuunciona muito bem...

    a questao vai ser preço e gosto

  17. #17

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Estava cotando Radwin e achei por:

    RW2000-C - R$ 11.392,80 o par
    RW2000 L - R$ 8.500,00 o par
    RW-9921-1012 PoE device R$ 303,00 o par.

  18. #18

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Caro Gustavo estes rádios da Radwin que citou operam em frequência livre e amigo que gerou este tópico fala de frequência licenciada. Talvez até eu ñ esteja certo. Radwin eu recomendo!

  19. #19

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Obrigado a todos pelas respostas..
    Todas as respostas foram de grande proveito para a decisao final sobre qual utilizar.. Assim que o enlace estiver instalado, irei postas as fotos para compartilhar com os amigos..

    Obrigado

  20. #20

    Padrão Re: Lumina (wi2be) ou DSR 200 (Digitel)

    Laurence,voce disse que se eu nao quero ter problemas eu é para eu optar pelos ericsson,nec,comba,ceragon,gigacom. Quais tipos de problemas eu poderia enfrentar nos wi2be e nos digitel que eu nao encontro nos radios que voce citou ?! Ou seria apenas uma posicao de opiniao mesmo ?!