Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Boa tarde Amigos do Fórum.


    Gostaria de Passar algo em torno de 100MB em um enlace de 10Km com os equipamentos citados acima.


    No teste em udp consegui algo fantástico, pouco mais de 200mb, só que em tcp nao passa de 64mb, gostaria do auxílio de vocês, acredito que essa limitação em tcp se deve ao processador da RB que ja tá no gargalo, no entanto se vocês tiverem alguma dica será bem aceita.

    Pensei em mudar para duas RBs 800, mas nao vejo grande diferença entre 680mhz e 800mhz de processador. Quem tiver um caso parecido com o meu e puder compartilhar a experiencia eu agradeço.


    JoeudesClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste tcp.jpg
Visualizações:	397
Tamanho: 	36,5 KB
ID:      	35652Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste udp.jpg
Visualizações:	304
Tamanho: 	36,6 KB
ID:      	35653

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    olá não pode ser os cartão não amigo.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Usa Bonding que vc vai conseguir passar.

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Bonding_Examples

    Abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Ja tenho bonding rodando em outro enlace na rede, mas gostaria de saber se alguem conseguiu mais banda TCP com RB do que isso.

  5. #5
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Joeudes, mesmo usando mimo vai ser dificil passar 100mb full, como esta a poluição em 5.8 nesta localidade? qual sinal esta conseguindo a esta distancia? não há necessidade de usar rb800, mas se quiser melhorar pode pegar rb435g ou rb 493g que tem excelente processamento... tenho um enlace de 25km onde consigo no maximo 40mb fullcom sinal -60 usando oiw 33db dp, melhor que isso só com radios licenciados na minha opnião,ja vi varios post´s o pessoal dizendo que passam 100mb mas nao acredito que na pratica chegue a tudo isso e de maneira estável, mesmo que chegasse seria em uma área remota sem nenhum usuario de 5.8, uma outra opção seria usar sr71-15, ouvi relatos que se saem melhor que o r52hn... mesmo usando shield e radome isso nao quer dizer que nao vá ter problemas com interferencia, eles vão atenuar seus problemas, mas nao é garantia de sucesso.

    Se quiser continuar em 5.8 veja radwin ou bertek, estes radios conseguem melhores resultados do que rb + cartão normalmente....

    Eu mesmo irei comprar radios licenciados agora em julho, acredito que seja a melhor opção.

    Boa sorte.

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Olá,

    Não esqueça que a interface de rede da RB é de 100Mbps (teóricos). Provavelmente não esteja trafegando os 100Mbps devido a limitações da ethernet.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    tente usar o nv2, outra coisa veja o nivelamemto da antena com uma trena de nivel, potencia tambem gera interferencia, então depois de tudo alinhado teste tudo e vai baixando potencia de um lado e de outro pra ver se aumenta a banda, quanto ao processamento, se nao estiver usando o firewall das rbs, pode melhorar o processamento fazendo o sefuinte, vai em ip=firewall=connections=tracking e desmarque a primeira opção, isso melhora o desempenho da sua rb em questao de processamento, desde que nao va usar o firewall.
    Poste os resultados depois, ficamos felizes em saber no que deu, e se eu tiver ajudado clique na estrelinha abaixo...
    Forte abraço

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    fica um alerta os fabricantes lança um equipamento mas não fala que ele tem variações em determinado clima. tem como arrumar me passa um e-mail vamos informar a dica. [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Obrigado pela ajuda pessoal, consegui desativando a opção do firewall chegar a 75mb tcp, o que é uma marca bastante interessante.

    Estarei cotando a tarde equipamentos bertek, e quanto a radios de frequencia licenciada, pretendo usar depois dos 100mb de link, ja que os 5.8 ainda estão suprindo minha demanda.

    Mais valeu pela dica, e se conseguir melhor desempenho posto pra vocês.

  10. #10
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Citação Postado originalmente por joeudes Ver Post
    Obrigado pela ajuda pessoal, consegui desativando a opção do firewall chegar a 75mb tcp, o que é uma marca bastante interessante.

    Estarei cotando a tarde equipamentos bertek, e quanto a radios de frequencia licenciada, pretendo usar depois dos 100mb de link, ja que os 5.8 ainda estão suprindo minha demanda.

    Mais valeu pela dica, e se conseguir melhor desempenho posto pra vocês.
    Boa tarde,

    Isso prova que o que o colega acima falou de não precisar usar RB800 não é verdade. Aposto que você não conseguiu atingir a mesma banda UDP em TCP porque a CPU da RB foi a 100% não é?

    Se você usar RB800, cartões R52Hn e antenas de no mínimo 31Db, já consegui 70Mb Full com latência de 2ms (NStreme), ou 95Mb Full com latência de 10ms (NV2)

    Aqui tem uns prints do teste.

    https://under-linux.org/f225/enlace-...08/index7.html

    Sugiro você ler todo o post, tem muito dica legal.

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    é isto ai, uma dica aqui, outra ali, e aos poucos os resultados vão chegando

  12. #12
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Gamineiro, aqui uso rb493g e ja fizemos testes com rb 800 e garanto que a diferença não compensa o investimento... iremos migrar para radios digitais para buscar 100mb full duplex ate o fim do ano, mikrotik só em nossa rede.

  13. #13
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Depende do link de cada um né. No meu, extrai 95Mb full em TCP usando NV2 em 8Km com potência em 15Db

    Abraço

  14. #14
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    aqui usamos enlace em 25km, consigo full entre 40 e 45mb... considero 40 estavel, sinal -60db... esta bom, mas quero coisa ainda melhor...

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Rb 800 pode compensar dependendo da rede se for mutios pacotes a serem trafegados o processador Power Pc da 800 faz diferença sim,principalmente se ela for Ap.

  16. #16
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Fernandols vc sabe quantos pacotes trafega em uma rb 493g ou rb800? sabe quando vai usar tudo isso? cara melhor rever seus conceitos.... gosto de analisar tecnicamente antes de responder as questões, acho que deveria fazer o mesmo...

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Cara nao entendi o pq do tom da sua resposta,a quantidade de pacotes nao é o unico parametro a ser considerado no caso de se usar uma rb 800 mas tambem o uso de regras de firewall e poder usar 2 cartoes que trafeguem muito link sem sofrer com alto processamento,isso ja peguei na pratica e nao so baseado em questões tecnicas.

  18. #18
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Tudo bemfernandols, mas com certeza elas são mais que suficientes, ou melhor cada um usa o que quiser... mas nao vejo muita gente usando regras de firewall em rb´s para enlaces,eu particularmente desativo ate o firewall mas fica a vontade pra usar da forma que quiser.... abraço.

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Também não entendi.

    Ninguém pode dar o veridito final sobre a capacidade de um equipamento, podemos apenas dar exemplos de casos de sucesso.

    Vou postar uma foto de um teste que fiz hoje pela manhã, nesse link que mencionei.

    Fica comprovado no teste que nem a RB800 é capaz de extrair toda a capacidade desse link wireless. Veja porque:

    Usando antenas da Computec de 31Db com Radome Shield, Cartões R52Hn, RB 800, Bridge + Station WDS, 40MHz, NV2.

    Consegui esses 100M Full em UDP, mais uns 12M Half que já estava passando no momento do teste. Veja que sobra processamento durante o teste.

    Já em TCP, consigo apenas 90M mais ou menos e o processamento já vai a 100%.

    Resumindo, sempre que você fizer um teste udp, ele indica a capacidade da wireless, mas não quer dizer que em TCP você vai conseguir a mesma coisa, porque depende do processador.

    No meu caso, se eu usar outro tipo de processador, certamente conseguiria mais de 100M Full em TCP.

    Meu link é de 8Km, acredito que para 25Km, você precisaria de antenas de 34Db, Usar caixas de aluminio, radome. A chance de conseguir uns 70M é muito grande.

    Vamos falando, abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Sem título.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	67,8 KB
ID:      	35898  

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 100 mb com rb411ah + r52hn + computech xwave dual com randome

    Gabriel Mineiro, para conseguir esse resultado, vc seguiu ou tem algum tutorial de configuração do ptp? A Computech disponibilizou esse video-tutorial onde o Luciano faz referencia a detalhes que refletem na performance do link. Tem algo diferente a esse tutorial que vc fez no link?