Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Bom dia pessoal, estou com uma grande problema irei relatar, e espero que alguém possa me ajudar. rss

    Tenho que trazer um link dedicado de uma cidade "vizinha" a que moro, este enlace terá duas pernas, uma com 45km e outra com 15km, em ambos a visada dos pontos é de 100%, sem nada obstruindo.
    Até ai todo bem, porém a banda que terei que passar neste enlace será de no minimo 50Mbps down e uns 25Mbps Up e como se trata de um link dedicado preciso ter uma estabilidade no mesmo, estive cotando rádios digital tanto em frequências licenciadas como em frequências abertas, mas o custo dos mesmos está muito salgado, na verdade o problema maior é a forma de pagamento a vista ou em poucas parcelas.
    Então estive pensando em fazer este PTP com Mikrotik e usar cartão Mimo com antenas de dupla polaridade, será que eu conseguiria essa banda e ter ao mesmo tempo um link estavel.
    Aguardo ajuda e desde já obrigado a todos que contribuirem.

    PS. alguém sabe informar que modelo de antena e onde encontraria essas antenas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         29899-mum-12.jpg
Visualizações:	303
Tamanho: 	53,2 KB
ID:      	35696

  2. #2

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Mano vc consegue sim passar esses 50Mbps recomendo antenas de 34db pro enlace maior... rb800+cartoes mimo.. confira se a regiao esta com poluição em 5GHz tenho varios enlaces com mikrotik passando link dedicado, todos os enlaces sao satisfatorios..

  3. #3

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Amigo respondendo suas perguntas,
    1º sim consegue com mk.
    2º 45 km já tem que levar em consideração a curvatura da terra, isso não parece mais, é muito importante.
    3º Essa antena da imagem que vc postou, é uma antena comum porém, com radome. Pode comprar uma antena de 34 de boa marca e colocar radome para melhorar a estabilidade de seu enlace.

  4. #4

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    As idéias dos amigos acima estão todas certas. Só uma preocupação: 50Mbps se for para provedor, gera muitos PPS, que tem que ser suportados pelos equipamentos do seu enlace. Se não, ele vai abrir o bico, e não vai passar a banda toda que você deseja.

  5. #5

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Vamos por partes:

    Em relação aos PPs se eu usar uma RB 800 acredito que não teria problema, mas em relação a cartão estive vendo o R71-15 5GHZ MIMO 250MW, R52HN 802.11A/B/G/N 320MW, qual deste dois deveria utilizar.

    Sobre Radome até onde sei tem para antenas de 30Dbi.

    E sobre as antenas da imagem acima, gostaria de saber a marca para conseguir uma cotação.

  6. #6

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Cara, eu iria de R5SHPN+RB 800, levando em consideração a robustez do cartao e ele utiliza somente uma polarização da antena, deixando outra para possivel backup talvez.. a ideal vende antenas 5GHz ate 40db com radome... são excelentes porem o preço fica a desejar... tem uma segunda opção, Radwin 2000c porem o custo é alto, mas pra essa distancia acredito que passe proximo a 100Mbps full duplex..


    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Vamos por partes:

    Em relação aos PPs se eu usar uma RB 800 acredito que não teria problema, mas em relação a cartão estive vendo o R71-15 5GHZ MIMO 250MW, R52HN 802.11A/B/G/N 320MW, qual deste dois deveria utilizar.

    Sobre Radome até onde sei tem para antenas de 30Dbi.

    E sobre as antenas da imagem acima, gostaria de saber a marca para conseguir uma cotação.

  7. #7

    Padrão re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Podemos Ajuda não sei

    mas podemos fazer esta enlace com segurança mandando um e-mail para [email protected] temos a solução.

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    fugiu do foco, mas o que ví foi aquele cartaz lá atrás de SCM grátis hehehe onde foi isso?

  9. #9

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    fugiu do foco, mas o que ví foi aquele cartaz lá atrás de SCM grátis hehehe onde foi isso?
    Também reparei no detalhe do cartaz!



    433AH 2 XR5 - NStremeDual - Garantido até mais de 50Mbps!

  10. #10

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Amigo, ia citar o que o JorgeAldo falou: Vai de 2 antenas AirMax em cada ponta! Você pode usar 2 Dish de 34Dbi uma em cima e outra embaixo, Você pode fazer Bound com RB800 tb... quebra os 50Mbits em 2 de 25 e depois fecha o bound na outra ponta!

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por sosouteiro Ver Post
    Também reparei no detalhe do cartaz!



    433AH 2 XR5 - NStremeDual - Garantido até mais de 50Mbps!
    Parceiro, poderia me ajudar a melhorar meu enlace de 1,5km com sxt em rb's não sei nada de wireless hotspot, pppoe, e outros até domino bem mas wireless fiz seguindo o tutor do Ricardo Conrado
    https://under-linux.org/f225/tutoria...duzido-148455/

    https://under-linux.org/f225/tutoria...duzido-148457/

  12. #12

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Paulo,
    Não conheço o potencial da SXT, mas para essa distância, não usaria ela. Iria com certeza de NanoBridge ou Airgrid, que te dariam uma flexibilidade de configuração muito melhor, e sem contar que seria muito mais fácil de alinhar pois o ganho da antena é maior. E se a zona de fresnel estiver boa, conseguirás passar muita banda aí. Lembrando que pra essa distância a potência pode estar bem baixinha que o ganho da antena compensa.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  13. #13

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Parceiro, poderia me ajudar a melhorar meu enlace de 1,5km com sxt em rb's não sei nada de wireless hotspot, pppoe, e outros até domino bem mas wireless fiz seguindo o tutor do Ricardo Conrado
    https://under-linux.org/f225/tutoria...duzido-148455/

    https://under-linux.org/f225/tutoria...duzido-148457/
    Eu posso ajudar, mas eu não tenho nenhuma familiaridade com o SXT. Vendo as configurações do SXT e comparando com a NanoBridge, como nosso amigo uesleycorrea relatou, eu iria de NanoBridge. Seria bem mais fácil configurar e é bem melhor de "sinal".

    Qual a sua dificuldade?

    Agora se for para passar um Link robusto, só vou de 433AH e XR5.

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Entendo a visão de vocês é a minha também, mas eu tenho essas duas rb's aqui e não queria ter que encontar elas, pois, nos meus pop's uso AirMax e não são compativeis, por isso queria usar elas pra fechar, em outro tópico ví um colega dizendo que passou algo em torno de 40full pensei que daria pra passar meus 50 adsl de boa... vou continuar analisando aqui pra ver.
    Já usei NanoBridge e AirGrid porém acho muita potência pra pouca distância e procuro sempre evitar usar esses exageiros, só uso se realmente for necessário. Vou continuar testando com elas duas e vou ver até onde consigo levar se não tiver jeito mesmo eu substituo...

  15. #15

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Entendo a visão de vocês é a minha também, mas eu tenho essas duas rb's aqui e não queria ter que encontar elas, pois, nos meus pop's uso AirMax e não são compativeis, por isso queria usar elas pra fechar, em outro tópico ví um colega dizendo que passou algo em torno de 40full pensei que daria pra passar meus 50 adsl de boa... vou continuar analisando aqui pra ver.
    Já usei NanoBridge e AirGrid porém acho muita potência pra pouca distância e procuro sempre evitar usar esses exageiros, só uso se realmente for necessário. Vou continuar testando com elas duas e vou ver até onde consigo levar se não tiver jeito mesmo eu substituo...
    Esta usando nv2? nv2 aumenta a banda mas a latencia tbm sobe
    use nstreme vai passar menos banda mas a latencia tbm sera baixa entorno 1ms a 2ms.

  16. #16

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    Esta usando nv2? nv2 aumenta a banda mas a latencia tbm sobe
    use nstreme vai passar menos banda mas a latencia tbm sera baixa entorno 1ms a 2ms.
    Aqui trabalho com nv2 em toda minha rede, ptp e cliente final e não tenho latência alta !

  17. #17

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Aqui trabalho com nv2 em toda minha rede, ptp e cliente final e não tenho latência alta !
    Nao obtive muito sucesso com nv2 no stx ..
    nao sei se vai haver diferença mas vou acompanhar, vou ativar nv2 nstreme 802.11 para ver!

  18. #18

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Aqui tenho mais de 100 clientes tudo com SXT com NV2 e até agora esta perfeito !

  19. #19
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Estou usando nv2, como eu disse anteriormente fiz exatamente como no totorial do "Ricardo" apesar de já ter mudado a tx power e fica acompanhando, hoje consegui fazer ele passar 30mb em rx e 9 em tx porém preciso de pelo menos os 50mb de rx e 15mb de tx para ficar mas tranquilo e segurar por pelo menos uns dias...

  20. #20

    Padrão Re: Enlace para Link Dedicado com Mikrotik

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Estou usando nv2, como eu disse anteriormente fiz exatamente como no totorial do "Ricardo" apesar de já ter mudado a tx power e fica acompanhando, hoje consegui fazer ele passar 30mb em rx e 9 em tx porém preciso de pelo menos os 50mb de rx e 15mb de tx para ficar mas tranquilo e segurar por pelo menos uns dias...
    paulo no tutorial que ta seguindo nao vi desabilitar as rates baixas no ht mcs,ajuda muito no desempenho,lembre se de que a distancia e pequena nao ha nescessidade de muita potencia,veja esse tuto: