Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 42 Km sem Visada

    Bom dia,

    Preciso fechar um PTP de 42km sem visada, com banda de +/- 5 megas. Alguém já conseguiu fechar um PTP nessa situação? Se sim, qual o equipamento utilizado?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Colega, acho bastante improvável. Até 1 Km dependendo do comprometimento da visada eu já consegui sinal (nao fechei o enlace). Mais do que isso, das duas tentativas que fiz, foram infrutíferas.

  3. #3

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Acredito assim como já foi falado que esse link direto será inviável, faça o projeto novamente levando em consideração a colocação de um ponto de repetição do sinal no meio do caminho, pesquise sobre utilização da frequência de 900Mhz pois já fechei sem visada um link PTP de 7KM e banda de 7Mbps

  4. #4

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Citação Postado originalmente por aecio Ver Post
    Acredito assim como já foi falado que esse link direto será inviável, faça o projeto novamente levando em consideração a colocação de um ponto de repetição do sinal no meio do caminho, pesquise sobre utilização da frequência de 900Mhz pois já fechei sem visada um link PTP de 7KM e banda de 7Mbps
    Aecio bom dia,
    Quando se refere sem visada como neste enlace que citou,seria visada parcial ou totalmente sem visada?,faço essa pegunta para que fique claro o entendimento do nosso amigo,pois com visada parcial tem possibilidade de exito,agora sem visada já meio complicado,mas não em 900mhz.
    Att,
    Jailton Lobato

  5. #5

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Jailton boa tarde,
    No caso o link foi fechado usando Rocket M900 e não tinha visada nenhuma, mas admito que é complexo e desafiador fazer um enlace desse, mas esta funcionando

  6. #6

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Aécio, mas é permitido o uso da frequência 900 MHz? Tenho entendido que apenas uma pequena porcão da faixa é liberada.

  7. #7

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Eriberto até onde eu pesquisei são consideradas frequências NÃO LICENCIADAS (que não precisam de autorização da ANATEL para serem utilizadas e somente precisa ser obedecido no equipamento a limites impostos a sua potência máxima) as frequências 900Mhz, 2.4Ghz e 5.8Ghz que são as frequências mais encontradas nos equipamentos disponíveis no mercado atualmente, eu já usei essas frequências em diversos projetos e nas mais diversas aplicações e mesmo com fiscalizações da ANATEL nunca tive problema, só ressalto que possuo SCM porém não detenho de autorização para trabalhar com frequências licenciadas no caso a 3Ghz, não se deve confundir Não Licenciado com Outorgado ou ainda Homologado.
    Espero ter esclarecido a sua pergunta, mas voltando ao assunto eu já executei projetos nessa frequência e nunca tive problemas


  8. #8

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Aécio, isso é um excelente aporte, pois pode salvar muita gente em enlaces com visada prejudicada, por isso perguntei. Já vi gente falando que pode, outros que nao, ai sempre fica a dúvida.

  9. #9

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Eriberto
    Acredito que todo e qualquer enlace PTP é um desafio por diversos fatores dentre eles posso citar interferências de outros equipamentos, excesso de ruído, etc. Mas acredito que sendo realizado um bom projeto levando tudo isso em consideração podemos obter sucesso na execução, a única desvantagem na utilização da frequência 900Mhz é o excesso de interferência que o equipamento sofre mas isso é facilmente contornado com uma analise de espectro do local onde o mesmo será instalado
    Att,
    Aécio

  10. #10

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Citação Postado originalmente por aecio Ver Post
    Eriberto
    Acredito que todo e qualquer enlace PTP é um desafio por diversos fatores dentre eles posso citar interferências de outros equipamentos, excesso de ruído, etc. Mas acredito que sendo realizado um bom projeto levando tudo isso em consideração podemos obter sucesso na execução, a única desvantagem na utilização da frequência 900Mhz é o excesso de interferência que o equipamento sofre mas isso é facilmente contornado com uma analise de espectro do local onde o mesmo será instalado
    Att,
    Aécio
    Boa tarde,
    Segue para leitura, um tutorial do Zé Alves justamente para esse intuito,para não se utilizar canais não permitidos.
    http://www.granlabor.com/tutoriais/900_MHz_legal.pdf

    Att,
    Jailton Lobato

  11. #11

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Jailton,
    Otima dica eu particularmente usei esse tutorial da primeira vez que trabalhei com 900MHz e foi de grande ajuda, acredito que também vai esclarecer as dúvidas do autor do tópico

  12. #12

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Citação Postado originalmente por dhcamargo Ver Post
    Bom dia,

    Preciso fechar um PTP de 42km sem visada, com banda de +/- 5 megas. Alguém já conseguiu fechar um PTP nessa situação? Se sim, qual o equipamento utilizado?

    Obrigado!
    Amigo nos informe sobre a topologia do local, ou se você esta se referindo NLOS como simples desta distancia você não conseguir visualizar a outra extremidade?

    Se for por causa de morro na frente, abandona esta ideia e coloque 5.8Ghz com uma repetidora no meio do caminho, fica muito mais robusto e eficiente.

  13. #13

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Dhcamargo,
    Passe as coordenadas para que possamos te ajudar,fazendo um calculo detalhado para viabilidade deste enlace.

    Att,
    Jailton Lobato

  14. #14

    Padrão re: Enlace 42 Km sem Visada

    Cara tem como você colocar uma torre e fazer uma repetidora em 5.8GHZ será melhor que qualquer link 900Mhz, por mais que esteja bem alinhado, bem configurado, e que esteja usando equipamentos top; pois isso significara um alto custo para um baixo desempenho.

  15. #15
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Bom dia,

    Eu tentaria com Rocket M900 e antenas MiMO da Ubnt. Não tem porque não tentar, o custo não é tão alto e se não funcionar você facilmente pode usar em outra ocasião.

    Abraço

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Eu estou usando o Rocket M900, muito bom.
    Estou usando antena Yagi da aquario de 14dbi (era a unica a pronta entrega )
    Ainda estou acabando de fazer alguns ajustes finos nele, já deu para perceber que a coisa rende
    Tem + ou - 1km o link, com visada obstruida. (Não tem ERBs de Celular na frente)
    O
    TX/RX Rate:
    58.5/39 - Isso o AirOS que diz hehehe
    Intensidade do sinal:

    -67dBm


    Tem umas 8 maquinas pindurada, acessando o Bando de Dados e não reclamaram de nada ainda hehehe

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Bom dia senhores,

    Tbm sou da mesma opinião ,se existe a tecnologia que possa atender essa possibilidade de obstrução parcial ,por que não usar? mas ressaltando que e de caso a caso ,se realmente atenderia a necessidade do nosso amigo ai ,estude todos as possibilidades e ver o que se em caixe,mas seria bom ele passar as coordenadas para uma analise melhor para darmos opiniões e sugestões mais concretas.

    Att,
    Jailton Lobato

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Muito obrigado pela dica, vou abandonar a ideia, uma vez que não preciso de muita banda e comprei equipamentos para amplificar o sinal de celular e vou criar uma VPN para me conectar à matriz. Abraços!

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Você já viu situação parecida com a minha? Vou tentar com a conexão 3g fazendo VPN, se ficar ruim, eu testo com o M900. Abraços!

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 42 Km sem Visada

    Obrigado pela dica!