+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Bom dia !

    Em meu trabalho temos uma RB-450G que recebe uma LP de dados da Telefônica, onde temos uma faixa de IP com máscara /29 (6 IPs públicos disponíveis), que no caso utilizamos apenas 1, sendo nosso Gateway de LAN.
    Recentemente adquiriu-se um DVR e está em processo de instalação, p/ centralizarem-se as câmeras de monitoramento do prédio, e a diretoria quer conseguir acessar as câmeras remotamente via internet.
    Considerando-se que ainda temos IPs públicos disponíveis, pensei em conectar o DVR à uma das portas vagas da RB-450G, porém não sei direito como configurar a saída dele para a internet.
    Perguntas:

    • Teria-se que configurar 1 dos IPs públicos dentro da faixa dos disponíveis, com uma máscara /32 na Adress List ?
    • Na Route List, apontar-se-ia p/ o IP público que chega a internet até nós (Gateway WAN), p/ definir-se um gateway ao IP do DVR, ou não é necessário ?
    • Teria que configurar o IP público escolhido, no programa gerenciador do DVR ?
    • Precisa liberar determinadas portas, fazer alguma regra de redirecionamento ?
    • Quanto a banda p/ upload, qual seria a sugestão, considerando nosso link como sendo 2mb Full ?


    Alguém poderia me auxiliar nesse processo de configuração ?
    Desde já agradeço a colaboração !
    Última edição por Wiltec; 05-06-2012 às 12:36.

  2. #2

    Padrão re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Faça nat 1:1, aqui no forum tem muitos topicos com essa configuração!!

  3. #3

    Padrão re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Faça nat 1:1, aqui no forum tem muitos topicos com essa configuração!!
    Amigo, não foi muito esclarecedor, considerando que temos IPs públicos disponíveis para serem usados, não entendí a implementação de NAT ?

  4. #4

    Padrão re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Wiltec Ver Post
    Amigo, não foi muito esclarecedor, considerando que temos IPs públicos disponíveis para serem usados, não entendí a implementação de NAT ?
    Nat 1:1 vc redireciona um ip valido para um ip privado, pois visto q vc tem poucos ips e possa perder todos fazendo esse roteamento, pois um /29 vc tem somente 6 ips para uso, e fazer um /30 vc perde 4 ips!! Por isso o nat 1:1 para vc economizar ips!!

  5. #5

    Padrão re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Realmente a melhor opcao nao é gastar IP, vc pode usar IP Privado no DVR e na borda fazer um redirect das portas, quando Geovision são 4550, 5550, 6550 e web 8000 por exemplo ou 4000

    Uso desta forma e funciona muito bem.

    add action=dst-nat chain=dstnat disabled=no dst-port=3550 in-interface=\
    ether1-LINK protocol=tcp to-addresses=192.168.0.4 to-ports=3550

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Eu tenho um cliente que tem uma situacao parecida, só que ele recebe em um Adsl com um modem Tp-Link e faz exatamente isso: dst-nat. Voce aponta para o ip público (que no caso dele é fixo), em uma determinada porta, e o modem faz o redirecionamento e manda para o dvr.

    Aqui eu tenho uma ip cam e fiz exatamente isso ontem.

    Quer que te passe as regras?

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Eu tenho um cliente que tem uma situacao parecida, só que ele recebe em um Adsl com um modem Tp-Link e faz exatamente isso: dst-nat. Voce aponta para o ip público (que no caso dele é fixo), em uma determinada porta, e o modem faz o redirecionamento e manda para o dvr.

    Aqui eu tenho uma ip cam e fiz exatamente isso ontem.

    Quer que te passe as regras?
    Com as respostas anteriores do pessoal, mais outras pesquisas que realizei na net sobre nat 1:1, estou no caminho.
    Mas se puder postar suas regras, também agradeço, pois pode ajudar outros com a mesma dificuldade !

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Wiltec Ver Post
    Com as respostas anteriores do pessoal, mais outras pesquisas que realizei na net sobre nat 1:1, estou no caminho.
    Mas se puder postar suas regras, também agradeço, pois pode ajudar outros com a mesma dificuldade !
    Eu tenho 32 ips públicos e 4 em uso (tenho um /27), mas quero economizar e facilitar minha vida e estrutura, por isso preferi fazer o nat.

    Vá em ip > firewall > nat

    Clique para adicionar nova regra.

    Em general:
    Chain: dst-nat
    protocolo 6 (tcpip)
    dst-port: a porta que voce quer que acessem, no meu, coloquei 8000. Coloque alguma entre 2000-65000 por exemplo.

    Em action:
    action: dst-nat
    To addresses: o ip privado (o meu ficou 192.168.1.253)
    To ports: aqui deixei 80, que já era o da camera.

    O ip privado e a porta voce pode alterar diretamente no dvr. Voce pode inclusive colocar milhares de dvrs seguindo essas regras e gastando apenas 1 ip público.

    EDIT: Embora seja algo comum, agradeço sempre primeiramente a Deus e ao meu amigo damao.tecnico do fórum overnix pelas regras e por ajudar a testar.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Eu tenho 32 ips públicos e 4 em uso (tenho um /27), mas quero economizar e facilitar minha vida e estrutura, por isso preferi fazer o nat.

    Vá em ip > firewall > nat

    Clique para adicionar nova regra.

    Em general:
    Chain: dst-nat
    protocolo 6 (tcpip)
    dst-port: a porta que voce quer que acessem, no meu, coloquei 8000. Coloque alguma entre 2000-65000 por exemplo.

    Em action:
    action: dst-nat
    To addresses: o ip privado (o meu ficou 192.168.1.253)
    To ports: aqui deixei 80, que já era o da camera.

    O ip privado e a porta voce pode alterar diretamente no dvr. Voce pode inclusive colocar milhares de dvrs seguindo essas regras e gastando apenas 1 ip público.

    EDIT: Embora seja algo comum, agradeço sempre primeiramente a Deus e ao meu amigo damao.tecnico do fórum overnix pelas regras e por ajudar a testar.
    É possivel fazer nat 1:1 em adsl com ip dinamico?
    Sei que pra muitos é uma pergunta óbvia mas pra mim é algo a dominar ainda.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por technodance Ver Post
    É possivel fazer nat 1:1 em adsl com ip dinamico?
    Sei que pra muitos é uma pergunta óbvia mas pra mim é algo a dominar ainda.
    Na verdade nao sei, talvez com o DynDNS, no ip ou algo parecido talvez seja possível.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por leoservice Ver Post
    Realmente a melhor opcao nao é gastar IP, vc pode usar IP Privado no DVR e na borda fazer um redirect das portas, quando Geovision são 4550, 5550, 6550 e web 8000 por exemplo ou 4000

    Uso desta forma e funciona muito bem.

    add action=dst-nat chain=dstnat disabled=no dst-port=3550 in-interface=\
    ether1-LINK protocol=tcp to-addresses=192.168.0.4 to-ports=3550

    Infelizmente não deu certo ainda com essa configuração, caro leoservice.
    Acesso pelo IP público que configurei p/ esse acesso das câmeras, e não há resposta.
    Será que tenho que liberar/configurar mais algum detalhe ?
    Vlw, abraço !

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda com Configuração de CFTV no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Eu tenho 32 ips públicos e 4 em uso (tenho um /27), mas quero economizar e facilitar minha vida e estrutura, por isso preferi fazer o nat.

    Vá em ip > firewall > nat

    Clique para adicionar nova regra.

    Em general:
    Chain: dst-nat
    protocolo 6 (tcpip)
    dst-port: a porta que voce quer que acessem, no meu, coloquei 8000. Coloque alguma entre 2000-65000 por exemplo.

    Em action:
    action: dst-nat
    To addresses: o ip privado (o meu ficou 192.168.1.253)
    To ports: aqui deixei 80, que já era o da camera.

    O ip privado e a porta voce pode alterar diretamente no dvr. Voce pode inclusive colocar milhares de dvrs seguindo essas regras e gastando apenas 1 ip público.

    EDIT: Embora seja algo comum, agradeço sempre primeiramente a Deus e ao meu amigo damao.tecnico do fórum overnix pelas regras e por ajudar a testar.

    Infelizmente não deu certo ainda com essa configuração, caro Eriberto.
    Acesso pelo IP público que configurei p/ esse acesso das câmeras, e não há resposta.
    Será que tenho que liberar/configurar mais algum detalhe ?
    Vlw, abraço !