+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Olá a todos ! sou novo no fórum e gostaria da ajuda de vcs ! uso mikrotik a mais de um 1 ano e ja tive muita dor dor cabeça rsrsrs , eu uso rb 411ar com r52hn e rb 411ar com r52h então quero saber quantos clientes simultâneos na pratica , posso colocar em cada cartão ? uso o cartão na B mas se for melhor posso colocar na G ! aqui onde moro o pessoal não quer nada de kbps , querem mega , rsrsrs ai ja vil não é ! conto com a ajuda de vcs , obrigado .

  2. #2

    Padrão re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Que antenas vc tem? painel ou omni?
    1 mega em 2.4 e complicado 4 clientes a 1 mega ja se foi a banda do teu cartão. melhor mudar tua estrutura para painel com 5.8.. media de um cartão em 2.4 e de 4 a 6 megas em banda B isso depende do grau de interferencia na tua região, com maximo de 30 clientes cadastrados media simultaneo de 20 clientes. em 5.8 banda A media de um cartão 20 a 30 megas com 30 clientes cadastrados media simultaneo de 25 simultaneos..
    Se usar setorial da UBNT com Rocket sobe a banda qualidade e clientes simultaneos, e o protocolo AIRMAX da uma baita ajuda dai..

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Amigo siga da seguinte logica, cartão em padrão B 11mb, então daria 11 users a 1mb

  4. #4

    Padrão re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Você não disse quanto de link tem disponível, se é dedicado ou Adsl.

    Como o Lisandro disse, em B, é complicado.
    Apesar do cartão em B ter nominalmente capacidade de 11mbps, este dado é considerando TX+RX. Na prática seria a metade. 5.5mbps.
    Mas considerando algumas perdas normais de processamento, vamos deixar por 4mbps.
    Mas isso pode ser contornado, se você habilitar o B/G. Como G tem maior capacidade de tráfego você já imagina o ganho que pode conseguir. G modula em ofdm o que imprime mais qualidade.
    Mas G tem outra questão. Diminui alcance.
    Você tem tudo nas mãos para fazer testes com isso.
    Um dos cartões é B/G/N.
    Se você tivesse tudo em N, o ganho seria ainda maior de troughput, o que permitiria teoricamente um maior número de usuarios do que em G.
    Por isso que não vejo problemas em calcular o número de clientes numa célula em N, seja em 2.4 ou 5.8. Na verdade elas deveriam suprir o mesmo número de usuários.
    O que pode diferenciar ai é a questão da interferência que por enquanto ainda é maior em 2.4. Mas com a corrida para o 5.8 isso poderá inverter. Mesmo com o maior número de canais disponíveis em 5.8. O problema é que tem muita gente usando 5.8 de forma indiscriminada.
    Eu faria um monitoramento em vários horários na interface wireless para ver quanto está passando por ela.
    Depois passa para b/g e faz a mesma coisa. Se houver um aumento de tráfego, é porque estava realmente segurando a navegação do pessoal.
    Eu tenho cartões em b/g e também b/g/n. Nunca vi um cartão passar tanto tráfego assim. Nem tenho link para tudo isso.
    Imagina se formos fazer esta conta, de 1mega no plano e querer garantir isso no cartão, quanto de link teríamos que ter?
    Tem que ver o perfil do usuário. Nem todos vão estar fazendo download cravado no topo do plano.
    Além disso, outros fatores podem influir negativamente, como a capacidade de processamento da RB, o número de PPS que ela suporta, se tem muitas regras de firewall, etc etc.

  5. #5

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Muito boa esta explicação , e as anteriores também , já estou fazendo uns testes e depois posto , obrigado.

  6. #6

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Fiz as mudanças para b,g e melhorou bastante nos clientes , obrigado a todos ! moderador fique a vontade para fechar o tópico .

  7. #7

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    É mas pode começar a observar que a velocidade que chega nos clientes vai começar a oscilar de 54/48/36 e as vezes tem 1 desgraçado que fica lá trazendo sua rede para baixo a 1M.
    Sou mais sinal estável do que passar mais banda e virar um bagunça.

  8. #8

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    É mas pode começar a observar que a velocidade que chega nos clientes vai começar a oscilar de 54/48/36 e as vezes tem 1 desgraçado que fica lá trazendo sua rede para baixo a 1M.
    Sou mais sinal estável do que passar mais banda e virar um bagunça.
    É nessa hora que tem que ir lá nesse cliente e resolver o sinal dele. Não dá para deixar a célula toda dependente desse cliente. Se todos estiverem modulando em G, manter a célula em B só por causa de um?

  9. #9

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Ah mas pelo que eu pude perceber em várias redes e rádios é necessário um sinal bom e visada boa para rodar a 54 estável em multiponto.
    Cada caso é um caso.. aqui na minha região tem muita depressão e fica difícil visada em qualquer lugar ai todos os provedores usam B mesmo.. agora se esta tudo tranquilo nada melhor que em G mesmo, muito mais banda.

  10. #10

    Padrão Re: Quantidade de Clientes Simultâneos com 1 Mega no Cartão r52hn ?

    Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    Ah mas pelo que eu pude perceber em várias redes e rádios é necessário um sinal bom e visada boa para rodar a 54 estável em multiponto.
    Cada caso é um caso.. aqui na minha região tem muita depressão e fica difícil visada em qualquer lugar ai todos os provedores usam B mesmo.. agora se esta tudo tranquilo nada melhor que em G mesmo, muito mais banda.
    Isso mesmo. Daí a importância de "pulverizar" as células.