+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Trocando Infra para Mikrotik RouterBOARD 750GL(RB750GL)

    Caros colegas,

    Estou iniciando com Mikrotik e gostaria de algumas dicas de como posso fazer a mudança de estrutura que pretendo. Vou explicar a situação atual e a idéia. A internet vem de um outro local através de duas NanoBridge M5 pois o destino não tem nenhum provedor que chegue com um link aceitável.

    Situação Atual (+ - 20 Pc´s):
    Modem Net 20MB -> Roteador D-Link DI-624 -> Antena Ubiquiti NanoBridge M5 Porta 2-> Outro Lado <- Antena Ubiquiti NanoBridge M5 -> Switch 3COM Gigabit -> Pc´s
    Modem Net IP Dinâmico -> Dlink IP: 192.168.1.249(DHCP 192.168.1.10->192.168.1.100.) -> NanoBridge IP: 192.168.1.250 -> Outro Lado <- NanoBridge IP: 192.168.1.238-> Switch 3COM -> Pc´s

    Acabei de adquirir um Mikrotik RouterBOARD 750GL - Firmware 2.38 - Versão 5.16(Atualizado todos os pacotes. Veio com versão anterior).

    Mudança Pretendida:

    A idéia é colocar essa RB750GL no lugar do D-Link DI-604 e passar a fazer o controle de acesso dos usuários que terão acesso a internet através de Login e senhas(HotSpot?). Fazer o controle de banda por usuário(Queue?) se possível e fazer os devidos bloqueios em sites de redes sociais, MSN, Skype(Firewall mediante regras). Precisarei também habilitar o DHCP Server nele para a mesma faixa de IP do D-Link e passar a "amarrar" IP+MAC(+usuário autenticado se possível para restringir que ele use a sua liberação da internet somente no seu equipamento mas se for complicar isso ficaria para depois) o importante seria o controle através de Login e Senhas e amarra IP+Mac que seria simples bastanto dar um Make Static lá(não se sei existe uma opção para fazer isso automático direto).

    Fisicamente do lado de onde tenho o link ficaria simples pois só tenho um equipamento(Pc) e ele ficaria de fora disso tudo pois é usado somente eventualmente.

    Modem Net 20MB -> RouterBOARD 750GL -> NanoBridge M5
    Modem Net 20MB Ip dinâmico na Porta 1 ou 2 -> RouterBOARD 750GL IP:192.168.1.249 -> NanoBridge M5 NanoBridge IP: 192.168.1.250 na Porta 3 do RB -> Pc na Porta 4 ou se possível estaria colocando o DI-604 nela para distribuir a internet nesse local via o Wireless dele mesmo.

    Desculpe pelo longo Post mas se puderem me dar os passos a seguir agradeceria pois não estou familiarizado ainda com essas RB´s.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Trocando Infra para Mikrotik RouterBOARD 750GL(RB750GL)

    Pelo que li e entendi esta tudo certo, vc configura o hotspot para fazer o uso de tela de login, e pode fazer o controle de banda pelo hotspot mesmo que cria as queues automatico, tmb pode usar webproxy para usar bloqueio de URL na guia Access.

    Agora e colocar a mao na massa e tocar em frente.

  3. #3

    Padrão Re: Trocando Infra para Mikrotik RouterBOARD 750GL(RB750GL)

    Caro Léo,

    Obrigado pela resposta. Como ainda estou totalmente "cru" em configuração de RB's você teria algum link de algum tutorial ou passo a passo para configurar esses serviços? Sobre o Webproxy, ainda tenho algumas dúvidas pois como esse RB750GL não tem espaço de armazenamento ele funcionaria sem cache? Somente fazendo o filtro de regras?.

    Obrigado novamente.