+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ip Publico x OSPF

    Aí pessoal estou com uma duvida, seguinte,
    tenho o segunite cenario:
    rede com 5 torres em media de 20Rbs, sendo todas com OSPF e ips NAO PUBLICOS (10.2.2.x)
    e tenho uma rede /24 de ips PUBLICOS, todos os clientes estao com os ips (10.2.2.x), só que precisava de atender alguns clientes com ips PUBLICOS, por questao de gerenciamento etc, queria entao saber alguma forma de colocar esse cliente passando por essa rede de ips nao publicos e se possivel nao perder a redundancia.
    desde ja obrigaaado!

  2. #2

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    É normal! É só alocar o IP público para o cliente, e anunciar a grade de IPs no OSPF. Ele vai publicar a rota para os outros e tudo funciona bem.

  3. #3

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    grande lucianosds,
    quanto ao anuncio das rotas eu intendi, só estou pensando que vai ter rotas invalidas no meio desse cliente com ip valido com o gateway final, e outra coisa os clientes vao usar pppoe q dai eu economizo ip.

  4. #4

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    É tranquilo!

    Com o pppoe você pode colocar um IP válido numa ponta, e inválido na outra, sem problemas, ouode usar o mesmo gateway para vários clientes... é uma conexão ponto-a-ponto.

    A questão dos acessos e do que quiser permitir, você define no firewall. O importante é operar o servidor pppoe sobre uma bridge, e estabelecer filtros nessa bridge, permitindo somente o pppoe-discovery, o pppoe-session, e descartando o resto. Como é um enlace em camada dois, é importante não dar acesso além do necessário para estabelecer a conexão do cliente. Tem amigo que opera rede mista, liberando IPs privados para plano básico e públicos para os planos maiores.

  5. #5

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    obrigado pela ajuda mas so nao entendi uma coisa, como eu uso 1 ip somente, faço uma regra de nat na ponta no caso esse ip seria uma rota de saida para os clientes de ip publico ou eu teria q colocar outro ip na interface de saida com a operadora? vc nao pode me passar seu msn..

  6. #6

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    Citação Postado originalmente por maionef Ver Post
    obrigado pela ajuda mas so nao entendi uma coisa, como eu uso 1 ip somente, faço uma regra de nat na ponta no caso esse ip seria uma rota de saida para os clientes de ip publico ou eu teria q colocar outro ip na interface de saida com a operadora? vc nao pode me passar seu msn..
    Pelo que entendi você mascara sua interface? Na verdade o que você precisa, é mascarar a clase de IPs privados, e os públicos funcionarão normalmente.

  7. #7

    Padrão Re: Ip Publico x OSPF

    poe o bloco no pool que o ospf faz o resto..

    lembrando que seu router que recebe o link, precista estar com ospf ativo recebendo as rotas dos concentradores...