+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alta Disponibilidade Entrante

    Pessoal, estou recorrendo ao forúm porque efetuei pesquisas diversisficadas na internet e não achei solução.


    1. Tenho uma infra-estrutura de TI com 8 servidores DELL em rack para tender a empresa matriz.
    2. Tenho um LP da Embratel de 1MB na empresa matriz.
    3. A internet hoje na rede interna é acessada via proxy que está instalado no firewall linux/iptables.
    4. Existe uma filial que comunica via LP privada da embratel(VPN configurada pela propria embratel).
    5. Existe outra filial que tem duas internet, uma GVT e um EMB, possui um servidores linux e comunica via VPN na matriz usando OpenVPN, até ai tudo bem.
    6. Temos na matriz um sistema ERP em java que roda tanto na rede interna quanto externa.


    A idéia seria fazer HA, de modo que os clientes externos desse sistema não tivesse problemas com DownTime, eu pensei em adicionar mais um Link no caso da GVT para trabalhar com embratel, mas como eu faria isso, sendo que na FAPESP meu dns aponta para o ip quente da EMB? Até me falaram que nesse tipo de solução, que seria fazer HA em interfaces WAN, teria que usar o tal do PLC me parece,. ou seja eu ter meus próprios ips, mas não segui a adiante com isso.


    Agora estou pensando fazer o seguinte, adicionar mais esse link da GVT, ai ficarei GVT e embratel, adquirir um rack microtick com placas de rede, e colocar o microtick entre os routers da gvt e embratel e o proxy/firewall da rede interna, onde o microtick faria o roteamento/LB/HA de saida e tambem de Entrada. mas eu fique com uma grande duvida, como fazer HA na entrada?

    por exemplo o cara acessa o endereco do meu site/sistema. www.minhaempresa.com.br, se ele nao encontrar a GVT online ele tenta chegar no meu site pela Embratel...certo?

  2. #2

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Cara, se você usar o HA, basta espelhar todas as suas configs na segunda máquina. O deamon do HA vai ficar monitorando a outra máquina, através de uma interface de rede que fica ligada diretamente entre elas. Quando do downtime, as interfaces da máquina de backup se levantam, assim como todos os serviços listados no ha.conf.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Prezado, hoje já tenho uma solução de HA que montei para servidor de aplicação JAVA/TOMCAT, utilizei HeartBeat, DRBD e etc. mas está lotado na rede interna esse serviço. Na verdade o que eu to querendo é nesmo servidor, ou seja, o meu firewall, terá 2 links, um da EMB e outro da GVT aprincipio, ou seja, 2 placas de rede para WAN e 1 para LAN. pra fazer roteamento avançado com uso de peso etc..de tráfego saindo, e fácil. agora quero fazer isso entrando. ou seja, meu servidor de aplicação está exposto para o mundo, mas se por ventura a EMB cair que onde está o meu dns atualmente, a GVT asumiria a posição da EMB automaticamnete,. entende, de modo que a FAPESP entenda isso. será que somente setando dns primario como EMB e GVT como secundario na FAPESP, quando o link da EMB cair o DNS que responserá será o da GVT? se assim for então tá fácil de resolver o problema ué., afinal pra que server dns secundário.

  4. #4

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    amigo, não entendi essa sua preucupação com DNS. DNS vc usa de qualquer operadora, vai funciionar em qualquer link, independende de operadora... abraço

  5. #5

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Citação Postado originalmente por eliask Ver Post
    amigo, não entendi essa sua preucupação com DNS. DNS vc usa de qualquer operadora, vai funciionar em qualquer link, independende de operadora... abraço
    Prezado, eu sei que DNS eu uso de qualquer operadora, mas o fato é que meu serviço ta rodando no meu servidor cujo o alcançe e dado pelo meu DNS, o nome do meu serviço é meuservico.meudominio.com.br. o que eu quero e que quando o usuario digitar no browser meuservico.meudominio.com.br, independente, se Embratel tiver off ele passa pela GVT, ou se a GVT tiver off ele tenta passar pela embratel, resumindo, quero uma alta disponibilidade Entrante, de baixo custo, sem ter a necessidade de contratar serviço especificos de operadoras., ou PTT etc.., nada disso.


    Grato!

  6. #6

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Citação Postado originalmente por sfidencio Ver Post
    Prezado, eu sei que DNS eu uso de qualquer operadora, mas o fato é que meu serviço ta rodando no meu servidor cujo o alcançe e dado pelo meu DNS, o nome do meu serviço é meuservico.meudominio.com.br. o que eu quero e que quando o usuario digitar no browser meuservico.meudominio.com.br, independente, se Embratel tiver off ele passa pela GVT, ou se a GVT tiver off ele tenta passar pela embratel, resumindo, quero uma alta disponibilidade Entrante, de baixo custo, sem ter a necessidade de contratar serviço especificos de operadoras., ou PTT etc.., nada disso.


    Grato!
    entendi o seu problema...
    bom.. no meu ponto de visto, o único jeito para fazer isso é ter um ASN (bloco de ips próprio) e rodar um BGP entre a GVT e Embratel para receber esse ploco de IPS, ai vc não precisa de preucupar com o seu DNS.


    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Citação Postado originalmente por eliask Ver Post
    entendi o seu problema...
    bom.. no meu ponto de visto, o único jeito para fazer isso é ter um ASN (bloco de ips próprio) e rodar um BGP entre a GVT e Embratel para receber esse ploco de IPS, ai vc não precisa de preucupar com o seu DNS.


    abraço
    Prezado, exatamente como você disse, o rapaz que trabalhamos juntos, que tem experiência maior com provedores etc, me disse, a unica forma é adiquirir esse ASN e usar o protocolo BGP. Parece que a solução está se desencadeando para esse tipo de solução mesmo, vejo que não tem outra saída.

    Grato.

  8. #8

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    o pfSense tem OpenBGP embutido
    O brabo é conseguir o ASN, parece que configurar o BGP tem n opções, inclusive com microtik.

  9. #9

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    No seu caso não vai ser tão complicado pois você já tem a explicação para o pedido, que seria o roteamento diferenciado que você executa mais a necessidade de load balance. Outra opção seria conseguir com um provedor (que já tenha ASN e mais de um link) um link dedicado que atenda as suas necessidades. Assim todo o trabalho ficaria por conta do provedor e você só teria que reconfigurar a VPN (que não é um bicho de 7 cabeças, mas precisa de serr feita com bastante atenção aos detalhes).

  10. #10

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Citação Postado originalmente por sfidencio Ver Post
    O brabo é conseguir o ASN, parece que configurar o BGP tem n opções, inclusive com microtik.
    até que não é complicado.. o problema maior são os cutos extras que a empresa tera.

    abraço

  11. #11

    Padrão Re: Alta Disponibilidade Entrante

    Prezados, muito obrigado por responderem, ficou claro as respostas e com certeza, servirão de base para tomarmos a melhor decisão.

    Att
    Fidêncio.