Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Pessoal, tenho um enlace com Rocket Dish 34db de 86km. 100% de visada, os dois pontos estão a mais de 650m e entre eles há um grande vale. O perfil de elevação do LinkPlanner não mostrou nenhum obstáculo que pudesse sequer chegar perto da zona de Fresnel (a região da zona mais proxima do solo fica a mais de 100m de distância do mesmo). Em cima da torre do ponto 1 é possivel até mesmo ver o contorno do morro do ponto 2. Ou seja, visada perfeita.

    Tive esse enlace rodando por mais de 7 meses sem ter problemas (ping 2-6ms, sinal -56 a -63, ccq 98-100%, airmax quality e capacity 97-100%). Porém neste ultimo mês comecei a notar uma oscilação anormal no enlace. O sinal sobe e começa a oscilar de forma estranha, chegando a perder o enlace por alguns segundos nos piores dias. Ai derrepente, o sinal volta ao normal.

    Ocorre principalmente durante a noite e bem cedo pela manha.

    Segue abaixo 2 videos mostrando o comportamento dos enlace. No primeiro o sinal até não está ruim mas o ping oscila muito, no segundo aparece a oscilação do sinal.





    Se alguem puder me ajudar fico agradecido.

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	36035  

  2. #2

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Olha, não sei ao certo te dizer o que está acontecendo. Agora, o motivo do seu ping dar problemas, é que quando o sinal cai, ele tenta negociar um MCS menor, mas como o seu está fixo, vai dar problemas no PING. Agora, cara. Também tenho tido problemas desse tipo em um enlace meu, de 33km e até agora também não descobri o que é. Penso ser algo que entra na frente, eliminei a possibilidade de interferência, pois mudei de canal, uso channel shifting, mas mesmo assim ainda tenho alguns problemas como os seus, e engraçado é que são na mesma faixa de horário. Sendo irônico, parece até que nossos rádios andam conversando...

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ja pensou em problemas nos proprios equipamentos, aquecimento, problemas com a fonte, cabos oxidados variando a atenuação com a umidade etc ?
    por ser um vale, entre os dois pontos poder umidade ou mudanca no clima entre os dois pontos mas primneiro com disse o testar equipamento para descartar efeitos causados pelo proprio clima do local

  4. #4

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Essa distancia seria o ideal colocar em 10mhz ou menos e tenta desabilitar o airmax.

  5. #5

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Tivemos este mesmo tipo de problema com enlace de 53 km com rocket M5,resolvemos atualizando para a versão mais recente.

  6. #6

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    pois eh..... mas eu ja coloquei em 10mhz e ateh em 8mhz. Ai ccq e airmax cravam. Soh que mesmo assim da as osciladas.

  7. #7

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Fui ontem no ponto 2 onde esta o ST. Trocamos tudo, rocket, pigltails, etc... O cabeamento esta em excelente estado ainda (AMP CAT6 BLINDADO). Aproveitei que estava la e coloquei um suporte que fabricamos com ajuste de nivel e deixei a antena 100% nivelada.

    De repente com enlace começou a cair, o AP dava umas travadas. Acessamos o lado de la via VPN e o AP estava muito louco ate configurações de canal ele tinha alterado "sozinho", juro o rocket se "auto configurou"...rsrsrs ... desativou "No ack mode for pptp" deixou o ACK em 2km.... uma bagunça.

    Resumindo, estou indo agora no ponto 1 trocar o AP. Me desejem sorte!

  8. #8

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Boa Tarde.

    Isso é comun acontecer na mudança de quente para frio e vice versa.
    O nome cientifico é Fading
    segue comentarios interessantes.
    https://under-linux.org/f169/problem...fading-138873/

    Forte abraço
    Gilmar Balbinot

  9. #9

    Padrão re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    1- Um par de rocket dish 34db tocadas por rocket m5 (futuramente cartões).
    2- Potencia 25 - 27db.
    3- pigtails comuns para rocket.
    4- ^^
    5- 86.6km com visada 100%.

    OBS: uso este enlace a mais de 7 meses e soh foi dar este tipo de problema agora.

    Obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Nessa distancia é esperado esses problemas com esses equipamentos, um radwin2000 seria mais estável nessa distancia alem de poder usar a antena que vc ja tem... baixar a frequência de modulação e potencia pode ajudar tbm...

  11. #11
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    acredito que rádios mais confiáveis será a solução para seu problema ..
    como nosso amigo everton disse acima um radwin 2000 mata a pau !

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Foram trocados rockets e pigtails dos 2 lados. Porem, infelizmente, o problema não foi solucionado. A noite (como sempre) o enlace da umas osciladas.
    O que me deixa intrigado eh ... pq isso nunca ocorreu antes... claro que não são os melhores radios do mundo mas pq agora... seria algo no ambiente...

  13. #13

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    E que tal encurtar este enlace colocando uma repetidora no meio do caminho. Reduzindo o enlace pela metade esses efeitos deveriam reduzir drasticamente ... estou certo...

  14. #14

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Caso voce possa fazer isso seria o ideal, pois esse enlace é muito longo. Se poder dividir pelo menos no meio é o ideal

  15. #15

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    tem jeito nao filhao , tenho 43 enlaces de rockets e 3 enlaces sobre vales , somente os que estao em cima de vales oscilam , na virada de tempo , consegui amenizar , colocando em 20 mhz ou 10 mhz numca em 40 mhz , e diminuindo a taxa sem colocar em automatico para 75mb

  16. #16

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Bom, acho que vou botar repetidora mesmo. Apesar de o enlace estar bom a maior parte do tempo não da pra aturar oscilação ainda mais a noite.

    Também estou pensando em colocar RBs com cartões. Alguem tem alguma boa indicação de cartão para Rocket Dish 34db? Compensa colocar cartão com mais de 600mW?

  17. #17

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    alexcolt, 86km para uma dish de 34 creio não seria a antena ideal para o trabalho alem de não ter 34dbi real de ganho ela ela tem 105cm de diâmetro, para um enlace nessa distancia o seria melhor optar por antenas acima de 120cm de 34 ou 42dbi...

  18. #18

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Link budget = Ganho das antenas + Potencia de RF do transmissor - Perda de conectorização - Perda no cabeamento

    2 * 34db (Antena) + 27db (Potencia RF) - 0db (Não sei a atenuação do cabo) - 0db (Não sei a perda de inserção dos conectores) - 138.81db (perda do espaço livre) = -43.81db

    Agora me diz o seguinte, o sinal chega com aproximadamente -43db ?

    Se eu for colocar margem de 10db para rain fade + thermal fade + multipath fade (não sei se se aplica a MIMO) etc, vai cair para -53.81db o que é um sinal bom pra c.... levando em consideração a distância...

    Se ta dando muito menos que isso, tem alguma coisa errada no teu setup ou nos rádios.

    [EDIT]
    OOOOOPS tem um erro no calculo. Considerei a frequencia como sendo 2.4ghz. Obviamente é 5.8. O que resulta no seguinte :

    Perda do espaco livre = -146.5db

    Logo, link budget = 2 * 34 + 27 - 146.5 = -51.5 db, o que ainda é um bom valor.

    Explicando, esse -51.5 db é o signal strength teorico para o enlaçe. Não vai bater com o real por que eu não sei a perda dos cabos e conectores.

    A relação Sinal/Ruído vai dar -51.5db (potência do sinal chegando} -(-104db (Ruído termico nessa frequencia)) = 52.5 (ou menor).

    Caro JorgeAldo ...

    Trabalho com enlaces de curta de longa distâncias (35km é o maior) mas não tenho formação acadêmica na área. Gosto do que faço. Não compreendi como você resolveu o cálculo "Link budget" e como obteve o valor da "perda do espaço livre", se é fixo ou tabelado de acordo a distância.

    Teria como você esclarecer esses detalhes, pois tenho certeza que não só, mas principalmente para mim vai ser de grande colaboração para execução de serviços mais adequados.

    Caso recem terminados: Terminamos recentemente um enlace de 1km com RB800 + R52Hn no qual em teste de link real conseguimos até o presente momento trafegar 160Mb. Lógico que apanhamos um pouco mas na evolução conseguimos um bom resultado e acredito que ainda será possível melhora.

    Aí vai mais uma dúvida: Em termos de cartões, como citado anteriormente, alguns preferem SR71 do que os R52Hn. Qual seria diferença ou aspecto a ser considerado na escolha de um ou de outro?

    Obrigado.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Obrigado JorgeAldo (Estrelinha para você).

    Excelente explicação.

    E para o pessoal do Under .... ainda fica em aberto a questão do cartão endagada por min anteriormente:

    " Aí vai mais uma dúvida: Em termos de cartões, como citado anteriormente, alguns preferem SR71 do que os R52Hn. Qual seria diferença ou aspecto a ser considerado na escolha de um ou de outro? "

  20. #20

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Link Budget = Ganho Antena 1 + Ganho Antena 2 + Potencia do Transmissor - Perda dos conectores - Perda do cabo - Perda do espaço livre
    Caro JorgeAldo, quando fala em perda dos conectores você também soma o conector da antena? E no caso de uma antena dupla-polarizada onde se terá cabeamento e conectorização dobrada, calcula-se tudo ou somente uma das polarizações?

    Para facilitar ....
    Hoje possuo o cartão R52Hn com dois PigTail MMCx para N-Macho de 50cm (RG178) acoplado diretamente a antena (que consequentemente possui N-Femea).
    Qual seria a perda neste acoplamento e qual a perda individual do PigTail?

    Saudações