+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Uma pequena rede de galerias populares aqui da região esta querendo modernizar as suas 6 Filiais, sendo que 3 estão em uma região que não se oferta internet, de qualidade. Foi realizado uma reunião com os pequenos lojista, que soma em media de de 30, a 50, em cada galeria das quais não se possui internet, e ficou decidido que até Julho o problema teria uma solução técnica viável.
    Como já tomava conta da infraestrutura, me pediram um conselho, então sugeri o projeto acima, Mas se esbarrou em uma questão técnica como levar 3 link distintos, pelo MEIO FISICO criado via radio, isto é pelo PTP; Sem precisar usar mais de um par de antena para o PTP 1 usando tão somente o Throughput gerado pelo PTP1 que aqui esta 50Mb o que tecnicamente falando da para trafegar os 21MB total sem problemas, sendo que este 21MB é só até a primeira torre, na qual ficará com 5Mb, depois cada um link de 8Mb seguiria por links distintos PTP2 e PTP3, sendo que nestas duas galerias teremos 6 câmeras de monitoração em cada loja, que por sua vez deverá ser enviada para a loja 3 que será o centro de controle deste site, e o servidor Master é quem irá fazer o controle de acesso e de cache, não só das 3 lojas, mas das 6 lojas.
    Hardware.
    Servidor _1 Master
    3 placa PCI GigaBit para entrada dos links
    1 Placa PCI Expresse GigaBit para saída dos Links
    Construção de 3 Vlans, que deveram sair todas pela mesma interface.
    Um par de antenas fazendo PTP1.
    E as 3 Vlans trafegando dentro do link, na outra ponta o Mikrotik recebe.
    Servidor _2 Loja1
    Recebe por uma Placa PCI Expresse GigaBit para entrada dos Links.
    3 placa PCI GigaBit para saída dos links
    Interface_1 5Mb fica localmente
    Interface_2 8Mb será redirecionado para outra Bridge que será PTP2
    Interface_3 8Mb será redirecionado para outra Bridge que será PTP3

    A unica solução seria fazer balaceamento de cargas mesmo?
    Ou VPN?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto Wisp Diagrama.jpg
Visualizações:	233
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	36064  

  2. #2

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Da sim amigo, mais colocaria um equipamento melhor, airgid e muito fraca, no minimo nanobrudge m5 para pegar os 3 link...
    Vc pode balancear no mikrotik master ou vc pode separar cada link por vlan!!

  3. #3

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    rotea a rede ou faz uma mpls. abraço

  4. #4

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Use Nano Bridge como o colega mencionou, pois Airgrid é para usuário final...

  5. #5

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Vou acompanhar para saber como vai ser o resultado final, pois espero que poste relatos do resultado final.

  6. #6

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Cara usa VLAN ou MPLS para isolar as redes. Isso minimiza que alguém consiga acessar rede alheia.

  7. #7

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?


    Essa dúvida aqui é razoável, vou consertar : Airgrid pode sim ser usado, a diferença entre elas está mais na antena do que no hardware interno. Airgrid seria mais util no caso por que é mais direcional.
    Acho que você está confundindo as coisas....no Hardware elas são iguais, só que a Airgrid ela trabalha somente em uma das polaridades(Vertical ou Horizontal), sendo assim a indicação do NanoBridge foi por motivo de trabalhar em MIMO ou seja tanto Vertical como Horizontal.

    Creio que seja mais indicada a PTP....NanoBridge é direcional tambem...não estamos falando de NanoStation.

    No Mais concordo na questão de que o pessoal não sei o por que tem essa dificuldade de entender a questão de se pode ou não passar vários links em um PTP sejá através de Rádio ou Cabo, pessoal precisa dar uma olhada sobre Camada OSI.

  8. #8

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por joezaum Ver Post
    Acho que você está confundindo as coisas....no Hardware elas são iguais, só que a Airgrid ela trabalha somente em uma das polaridades(Vertical ou Horizontal), sendo assim a indicação do NanoBridge foi por motivo de trabalhar em MIMO ou seja tanto Vertical como Horizontal.

    Creio que seja mais indicada a PTP....NanoBridge é direcional tambem...não estamos falando de NanoStation.

    No Mais concordo na questão de que o pessoal não sei o por que tem essa dificuldade de entender a questão de se pode ou não passar vários links em um PTP sejá através de Rádio ou Cabo, pessoal precisa dar uma olhada sobre Camada OSI.
    O que o nosso amigo esta falando sobre as NanoBridge é verdade ela trabalha tanto em V quanto H, e 2x2, as AirGrid são 1x1 e so trabalha em um tipo de polaridade.

  9. #9

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por joezaum Ver Post
    Acho que você está confundindo as coisas....no Hardware elas são iguais, só que a Airgrid ela trabalha somente em uma das polaridades(Vertical ou Horizontal), sendo assim a indicação do NanoBridge foi por motivo de trabalhar em MIMO ou seja tanto Vertical como Horizontal.

    Creio que seja mais indicada a PTP....NanoBridge é direcional tambem...não estamos falando de NanoStation.

    No Mais concordo na questão de que o pessoal não sei o por que tem essa dificuldade de entender a questão de se pode ou não passar vários links em um PTP sejá através de Rádio ou Cabo, pessoal precisa dar uma olhada sobre Camada OSI.
    O que o nosso amigo esta falando sobre as NanoBridge é verdade ela trabalha tanto em V quanto H, e 2x2, as AirGrid são 1x1 e so trabalha em um tipo de polaridade.

    A utilização das Air Grid aqui, esta tão somente condicionada a questão de não termos que adquirir novos equipamentos, pois já possuimos as mesmas, mas se não ficar legal, vou sim substituir pelomenos o PTP1 colocando algo mais parrudo.

  10. #10

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Pra te ser sincero, sem querer ofender, mas se tu não sabe a resposta pra isso então tu não deveria estar dando "suporte técnico de rede".

    Olha o outro... MPLS... Ai mãe...



    Essa dúvida aqui é razoável, vou consertar : Airgrid pode sim ser usado, a diferença entre elas está mais na antena do que no hardware interno. Airgrid seria mais util no caso por que é mais direcional.

    "Correções" :

    Você só precisa de um unico mikrotik, o segundo não terá muita utilidade.

    Não há necessidade de vlan, mpls (haha !) ou qualquer coisa que o valha, e é aqui que eu me revolto de você não saber o BASICO de redes e ainda assim aceitar pegar serviço, três redes podem trafegar normalmente em um mesmo cabeamento fisico, pois as tres redes estão na camada 3 do modelo OSI, enquanto o sistema físico (Cabo ou wireless) esta na camada 2 e 1...

    Em outras palavras, você vai ROTEAR toda a rede, fazer uma tabela de roteamento para rede e administra-la com base (ate mesmo o QOS) nos endereços de rede de cada sub-rede.

    Isso se paga no 2 periodo do curso de redes ou se lê num livro.
    Duvida surgio devido algumas pessoas aqui terem afirmado que o meu projeto estava errado, que o correto seria um par de antenas para cada link, foi neste cenario que entrei propondo esta ideia. Sim duvida sempre todos nos iremos ter.
    Em relação ao segundo servidor, a ideia seria somente para criar rota entres os outros dois PTP.
    Mas valeu pela dica, pessoas como vc no forum, é o que faz a diferença.

  11. #11

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Reposta do grande http://cdn01.under-linux.org/customa...tar44925_3.gif amaia
    Algumas sugestões:
    1) Use roteamento por marcação de pacotes, assim vc pode determinar qual loja vai sair por qual link ( o que possibilitaria o acesso externo as cameras também );
    2) Não é bem necessário fazer criação de vlan, vc pode fazer com tabela de rotas, ou se preferir implementar RIP, OSPF ou BGP ( o que vc possuir maior familiaridade ), pois assim optmiza o tráfego, e não tem consumo de banda com broadcast
    3) Sobre as cameras, é preciso saber qual o tipo de sistema usado, se é stand alone, se é nvr ( servidor para cameras ip ), se é computador com placa de captura, tipo de frame usado na configuração do h.264 ( qcif, d1, 720p ... ), se a monitoração vai ser on-line ou off-line. Pois dependendo do tipo de frame usado cada camera vai consumir de 512Kbps a 2Mbps em ótima resolução, se for usar baixa resolução 16 cameras usando qcif consome 1MB.
    4) Como vc se referiu a lojistas, considere o uso das RBs nas lojas pois assim vc poderia fazer controle de banda por queue tree ( divisão por igual ou com garantia de banda ), que iria garantir o uso eficiente do link destinado a cada loja, com também fazer QoS pelo tipo de serviço ( as cameras de vídeo ).

  12. #12

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Duvida surgio devido algumas pessoas aqui terem afirmado que o meu projeto estava errado, que o correto seria um par de antenas para cada link, foi neste cenario que entrei propondo esta ideia. Sim duvida sempre todos nos iremos ter.
    Em relação ao segundo servidor, a ideia seria somente para criar rota entres os outros dois PTP.
    Mas valeu pela dica, pessoas como vc no forum, é o que faz a diferença.
    Meu caro jamais vai estar errado, quem te disse isso é alguem que não sabe nem o que fala...mesmo caso uma fibra optica da operadora imagina quantos links não passam ali?

    Manda esse pessoal que te disse isso ver sobre camado OSI...Fisica é bem diferente....

  13. #13

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por joezaum Ver Post
    Meu caro jamais vai estar errado, quem te disse isso é alguem que não sabe nem o que fala...mesmo caso uma fibra optica da operadora imagina quantos links não passam ali?

    Manda esse pessoal que te disse isso ver sobre camado OSI...Fisica é bem diferente....
    Valeu bro. Como sou ainda estudante, acredito que estou indo no caminho certo, agradeço a todos, por darem as suas opiniões. Vou usar por enquanto as Air Grid, mas em breve irei trocar sim por algo mais parrudo. Pelomenos no PTP1.

  14. #14

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Valeu amigo JorgeAldo.

  15. #15

    Padrão Re: É possivel Trafegar 3 Links distintos por um Unico PTP?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Capaz de aparecer um terceiro aqui sugerindo que você lançe um satelite em orbita entre o link 1 e o link 2, sei lá, vai que não tem visada direta e tal...
    Eu não duvido disso não hauahuauha