+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento com PCC

    Pessoal ! tow com um problema com o balanceamento com PCC. Sempre utilizei o pfsense, mas resolvi testa o MK e gerei as configuracoes atraves do programa que tem aqui no forun.
    O meu problema é o seguinte, coloquei um link dedicado de 15mb na ether1 e nas outras 3 interface coloquei tres adsl, ether2 = 10mb,ether3=2mb,ether4=10mb na teoria teria 37mb so que meu trafego nao passa de 4,5mb. Quando analiso o balance meu link dedicado ta com 300k o adsl de 10mb q esta na ether2 esta com 2mb o da ether3 esta com 1.8 Mb e na ether4=400k. Imaginei que meus clientes nao estavam consumindo muita banda, dai fiz o seguinte teste.
    Aqui tenho uma RB153 Balanceando -----Link---(ether1)Rb 450G c/ hotspot ----Clientes(ether5)
    Coloquei meu pc na Ether2 da rb450G e comecei a fazer downloado, o maximo que conseguir foi de 2Mb
    O que deve estar acontecendo?
    Antes que digam que a rb153 deve estar abrindo o bico ela nao passa de 60% de processamento. Pensei nos adsl da OI esta limitando as conexoes simultaneas, mas dai o link dedicado devereia suprir.

    Espero que possam me ajudar

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    mais provável que seja configuração, porém vc nao vai conseguir a soma dos links a não ser que use um gerenciador de downloads.

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    Citação Postado originalmente por lucasmellon Ver Post
    mais provável que seja configuração, porém vc nao vai conseguir a soma dos links a não ser que use um gerenciador de downloads.
    correto o balance não vai somar e vc não vai consegui estoura a enther 2 de 10megas para q o otro link possa supri por que realmente a um contro de conexão e trafego da oi ak ja pasei poriso tenho 15megas e 40 clientes não passa de 2 megas fica tipo dividendo entre eles somente quando ha muitos downloads a i sim passa um pouco para 4 megas sem contar q adsl não e garantida então vc pode usar anter 10 mais eles não garante ai tem muita gente conectada na central da oi então a net não chega boa faça os teste em horas diferente e poste o resultado ak tenho 3 de 15 megas coloquei um serve para cada uma e separei os clientes então fiquei com 3 redes separadas qundo acesso os 3 serve vejo q em um ta saindo do link 2megas do otro 3 do otro 2.5megas então tem um total de uso de 7.5 megas quando eu usava balanceamento não passava de 2 ou 3 megas então tem sim a ver com o link e também com as configurção

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    Citação Postado originalmente por GRKNET Ver Post
    correto o balance não vai somar e vc não vai consegui estoura a enther 2 de 10megas para q o otro link possa supri por que realmente a um contro de conexão e trafego da oi ak ja pasei poriso tenho 15megas e 40 clientes não passa de 2 megas fica tipo dividendo entre eles somente quando ha muitos downloads a i sim passa um pouco para 4 megas sem contar q adsl não e garantida então vc pode usar anter 10 mais eles não garante ai tem muita gente conectada na central da oi então a net não chega boa faça os teste em horas diferente e poste o resultado ak tenho 3 de 15 megas coloquei um serve para cada uma e separei os clientes então fiquei com 3 redes separadas qundo acesso os 3 serve vejo q em um ta saindo do link 2megas do otro 3 do otro 2.5megas então tem um total de uso de 7.5 megas quando eu usava balanceamento não passava de 2 ou 3 megas então tem sim a ver com o link e também com as configurção
    Tambem usava o MK para balancear, mas tive que mudar para BRfW aí meus problemas acabaram!!!!!

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    lucasmellon o programa que esta disponivel aqui no forum para gerar configuracao de PCC funciona? Dei uma olhada no WIki da MK e as configuracoes sao as mesmas aparentemente geradas por ele.

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    Amigo o PCC tem uns macetinhos, mas em sí para você ter uma sensação de união de links você tem que deixar no modo Both-address-and-ports

    Porém você terá que fazer alguns redirecionamentos para que os sites 443 funcionem perfeitamente.. nada de outro mundo mas é bom ler um pouco sobre.

  7. #7

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    poderia me dar uma ajuda nisso luiz? Os direcionamento para sites com saida pela 443 estao feitos, eu comprei a rb1110 para tentar usar o balanceamento com PCC que todos comentavam....analisando, estou quase retornando para o pfsense se nao der certo!

  8. #8

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    Olá Jhoan10ba ,
    Veja bem o software funciona sim, porém como já dito nos posts precisa de muito ajuste fino.
    O Francisco Saints que fez pra mim, usei por 1 ano com o script gerado com o programa, porém depois dos macetes inseridos por quem trabalha e domina o PCC os problemas acabaram!

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    lá nas regras de mangle,
    onde ta both-address muda para both-address-and-ports ..

  10. #10

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    qual a finalidade desta mudança luiz?

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    simples, o ip 6.6.6.6 sairá por todos os seus links a qualquer instante..
    quando tá both-address , se o 6.6.6.6 sai pelo A , ele sempre sairá por aquele A. já quando muda a todo instante ele muda de rota, (eis o problema das portas 443)

  12. #12

    Padrão Re: Balanceamento com PCC

    Obrigado Luiz! Deu uma melhora no balanceamento depois da configuracao que me sugeriu!