+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Gostaria de saber dos amigos que usam Ubiquiti, o que seria melhor em usar aqui em um projeto que terá no maximo 40 clientes,
    Estava pensando em usar 2 NanoStation M5, para distribuir o sinal, ai vi que uma basestation de 120º valorR$250,00.
    seria o ideal para atender a demanda, pois na outra parte do bairro não tem moradores, é uma area que será lotiada futuramente, mas pelo visto o projeto do lotiamento vai sair o mais rapido que pensava, e futuramente terei que comprar mais equipamentos para atender esta outra parte do bairro, é aqui que entra a duvida, compensa colocar logo uma
    UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-5G13 OMNI 13 DBI ou UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-5G10 OMNI 10DBI + RocketM 5
    . O que os amigos me tem a dizer?
    Valores que encontrei.

    UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-5G13 OMNI 13 DBI valorR$515,00

    UBIQUITI AIRMAX ANTENA AMO-5G10 OMNI 10DBI valor R$370,00
    Rocket M R$250,00
    Basestation de 120º valorR$250,00
    NanoStation M5 valorR$200,00
    Última edição por biohazzard; 08-06-2012 às 16:51.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    sera que vale apena pagar 145 reais por 3 dbi? ou este 3 dbi são muito significativos a ponto e quem comprar a de 10 dbi pensando que esta economizando esta é levando prejuizo?

  3. #3

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Salve!!

    Para definir qual antena comprar, o correto é você avaliar a quantidade de clientes que pretende atender e a distancia...

    Abraço

  4. #4

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    A cada 3 dB a potência irradiada dobra.

    A antena de 10 dB é o equivalente a um carro 1.0 enquanto a antena de 13 dB é o equivalente ao mesmo carro com motor 2.0 hehehehe

    3 dB é muita energia... Convido os amigos que desejam aprimorar seus conhecimentos na fundamentação em radiofrequencia a participar do "treinamento do ZéAlves". Vocês vão enxergar suas redes wireless com mais clareza!

    Como disse o Weslei, tudo deprnde do número de clientes. Eu complemento dizendo que o numero de clientes está diretamente ligado ao rádio... Um rocket conectado a uma omni dual da ubiquiti é capaz de segurar 100 clientes com airmax ligado.

    Outra coisa importante de observar é o fato das omni de polarização dupla da Ubiquiti serem antenas dificeis de usar, porque o grau de elevação desta antena é de aproximadamente 10 graus (veja a ficha técnica no site ubnt). Isso quer dizer que a antena tem que ficar um pouco acima dos clientes, se ficar 30 metros ou mais acima os clientes mais próximos terão dificuldade pra se conectar a ela. Dependendo do local, a omni muito baixa vai sofrer obstrução de visada e os clientes também terão dificuldade em se conectar a ela.

    Abraço,

    ZéAlves

  5. #5

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    É o que percebi, se for pra colocar a antena muito acima do nivel dos clientes, a de 13 dbi, mesmo a de 10, vai sair muito mal na fita. Tente colocar a antena o mais proximo possivel da altura dos clientes, sem que afete muito a visada, pq baixa demais vc vai pegar arvores por exemplo e outros bloqueios. Quanto ao numero de usuário, todos com Airmax ativado, pelo menos 35 se todos forem MIMO 2x2.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    ... Quanto ao numero de usuário, todos com Airmax ativado, pelo menos 35 se todos forem MIMO 2x2.
    Oi Raumaster.

    Vou usar seu comentário pra esclarecer um ponto que o pessoal tem repetido como verdade. Nada pessoal, ok?

    O Rocket atende 100 a 120 clientes com AirMAX e não faz diferença se é 2x2 ou 1x1.
    Uma rede toda 1x1 não é tão eficiente quanto uma rede 2x2, mas dá pra usar um mix de 2x2 e 1x1 numa boa.

    Abraço,

    ZéAlves

  7. #7

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Só que 100 ou 120 usuário considerando o que? Que todos eles estão passando pouca ou muita banda? Só associados no AP ou passando banda? Vendendo 512K, 1 mega, 2, 3...?? Não dá pra vc colocar 100 usuários 1x1 com apenas 25Mbps de taxa útil, né? Até dá, mas vai depender de como são esses clientes e quanto de banda vc vende pra eles. 25Mbps de taxa útil é o que geralmente conseguimos com AP taxando 65/65Mbps, maximo alcançavel com clientes 1x1.

    Com clientes 1x1 misturados com 2x2 vc pode notar que o parametros AirMax Quality é sempre mais baixo que todos 2x2...

  8. #8

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Oi Raumaster.

    Ok, não vou prolongar no assunto porque isso eu explico à exaustão no meu treinamento e depois pela perspectiva do fabricante na certificação oficial ubiquiti. Se tentar explicar aqui no fórum vira bate-boca e isso não é construtivo.

    O numero de clientes conectados simultaneamente e passando dados é no mínimo 100 com Airmax ligado num Rocket. Isso é ponto pacífico. Quem não consegue fazer, deve tentar aprender como se faz.

    Se você vende 20 megas full, possivelmente o número de clientes conectados simultâneamente será 4 ou 5 (depende do seu switch) e o limite são os 100 megabits em cada direção na porta LAN.

    Portanto, o numero de clientes conectados varia com a banda comercializada, mas afirmar um número baixo como se fosse "Cláusula Pétrea" é uma afirmação irreal e incoerente com a capacidade do equipamento.

    Abraço,

    ZéAlves

  9. #9

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Naquela msg acima eu citei pelo menos, no mínimo, 35 clientes, considerando um cenário real com um uso médio, mas isso tb é possivel sem Airmax ativado. De acordo com dados da UBNT, é possivel sim 120 clientes, mas vai depender de muitos outros fatores, claro. Creio que o uso correto do sistema de prioridade do Airmax em cada cliente, o bom nível de SNR, mantendo a qualidade do Air Max alta, é primordial pra se conseguir colocar tantos clientes.

  10. #10

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Desculpe, não vi a palavra mínimo. Acredito que a maioria das pessoas não vai se ater a este detalhe e vão repetir o que aprenderam no fórum. O correto é informar um minimo de 100 clientes conectados simultaneamente com airMAX ligado no Rocket.

    Sim tudo que vc falou neste último post é certo. Mas vou deixar um alerta:
    Prioridade de AirMAX é legal, mas tem que saber usar. Caso contrário vai criar problemas.
    Se a pessoa não sabe como usar prioridade (parece simples mas não é) deixe em NONE.
    Um erro classico é deixar todo mundo com prioridade HIGH. Daí, meu amigo, ferrou-se!

    Abraço,

    ZéAlves

  11. #11

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Sim, deixar em High é a mesma coisa que atribuir o máximo de slots disponiveis pra todos... com certeza tem que saber o q ta fazendo! Eu tenho visto relatos de pessoas lá fora colocando mais de 120 pessoas num Rocket apenas, não sei se são relatos falsos, eu não arriscaria tantos clientes não.

  12. #12

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Pode arriscar. Até 111 é garantido, com mais de 111 tem que fazer uns ajustes especiais.

    ZéAlves

  13. #13

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Num cenário real, 111 usuários de 512K, considerando todos usando ao mesmo tempo ou 111 usuários entre 512 à 2 mega, com uma taxa mais comum de de uso de 3:1 - que atualmente considera-se o pior dos casos num provedor Wireless... É possível manter taxa sustentada de mais de 50Megabits/s, em 20MHz, sem perda de desempenho, num Rocket, num sistema PtMP?

  14. #14

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    sera que vale apena pagar 145 reais por 3 dbi? ou este 3 dbi são muito significativos a ponto e quem comprar a de 10 dbi pensando que esta economizando esta é levando prejuizo?

    tipo antena 2.4 12dbi e 2.4 15dbi são 3 dbi que realmente da diferença, acho que 5.8 também da diferença pois a quantidade de slot que tem dentro dela e maior que a de 10dbi e o tamanho também

  15. #15

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Citação Postado originalmente por GRKNET Ver Post
    tipo antena 2.4 12dbi e 2.4 15dbi são 3 dbi que realmente da diferença, acho que 5.8 também da diferença pois a quantidade de slot que tem dentro dela e maior que a de 10dbi e o tamanho também
    Valeu pela a respostas, mas este post é bem velho.

  16. #16

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Num cenário real, 111 usuários de 512K, considerando todos usando ao mesmo tempo ou 111 usuários entre 512 à 2 mega, com uma taxa mais comum de de uso de 3:1 - que atualmente considera-se o pior dos casos num provedor Wireless... É possível manter taxa sustentada de mais de 50Megabits/s, em 20MHz, sem perda de desempenho, num Rocket, num sistema PtMP?
    Na hora da resposta mais interessante..... PAHHHHHH!!!!...... ;O)

  17. #17

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    tava querendo começar meu provedor com uma deste o q acham,hoje que achei
    esta maravilha com Rocket, se segura 100 clientes ja da para começar
    o que vcs acham, ou melhor 3 base station com rocket?

  18. #18

    Padrão Re: Duvidar Ubiquiti ANTENA AMO-5G13

    Coloque 4 basestation de 90º 17 dbi
    4 rockt, esquece esta ideia de colocar 100 clientes em cada, exceto si for vender 500Kbps pra cada.