+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Amigos, hoje eu vi em um pequeno provedor uma solução que de forma alguma usaria, a pessoa me chamou para dar uma melhorada na rede dele, ao chegar fiquei perplexo com a falta de preocupação com os equipamentos, cabos para todo lado, torre com obstáculo na frente, e o que me chamou a atenção, ele tem 2 PTP, em um dos ptp esta assim.
    Uma nanoBridge 22 envia ..............................> para a ponta B que possui outra nanoBridge 22, o cabo de rede desta aqui vai direto na fonte poe, e envia para uma Nanostation M5. NORMALMENTE EU USO UMA RB750, OU 450 neste meio, mas lá esta direto, ao meu entender isto não é uma boa solução pois sobrecarrega o equipamento, alguém usa assim, ou já viu algo assim? seria uma boa pratica de rede, ou é pura gambi mesmo? todos os clientes são validados no servidor, que por sua vez esta em um local muito ruin.

    Acho que alguns amigos não entenderão o problema principal, que são os cabos colocados de forma precária, equipamentos de qualidade com as suas respectivas fontes colocadas em caixas improvisadas isto que estou chamando de gambi.
    com relação a minha fala "Uma nanoBridge 22 envia ..............................> para a ponta B que possui outra nanoBridge 22, o cabo de rede desta aqui vai direto na fonte poe, e envia para uma Nanostation M5." para facilitar o entendimento criei um diagrama, eu usei a Air grid para exemplificar; mas no local há uma nanobridge 22 M5.



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto wifi NanoStation.jpg
Visualizações:	622
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	36404
    Última edição por biohazzard; 15-06-2012 às 20:27.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Ola não há nada de errado nisso. isso é uma rede em bridge.
    Caso vc coloque uma Rb 750 ou 450, vc passa a usar a rede roteada, e fazer a autenticação na torre.
    Não sobrecarrega de forma alguma o ptp, visto que seria necessário muita banda p/ isso.

    Aqui possuo 3 torres + rede de internet a cabo com autenticação centralizada na central, os ptp em wds para repasse de mac, torre onde tem mais de 2 antenas coloco switch.

    Cuidado como vc se expressa, pois pode parecer que vc se sente superior aos demais aqui do forum.

    Obs. Isso não é gambiarra, é rede em bridge.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola não há nada de errado nisso. isso é uma rede em bridge.
    Caso vc coloque uma Rb 750 ou 450, vc passa a usar a rede roteada, e fazer a autenticação na torre.
    Não sobrecarrega de forma alguma o ptp, visto que seria necessário muita banda p/ isso.

    Aqui possuo 3 torres + rede de internet a cabo com autenticação centralizada na central, os ptp em wds para repasse de mac, torre onde tem mais de 2 antenas coloco switch.

    Cuidado como vc se expressa, pois pode parecer que vc se sente superior aos demais aqui do forum.

    Obs. Isso não é gambiarra, é rede em bridge.
    Valeu bro pelo toque!

    Como eu mesmo falei, eu uso a RB750 OU 450 justamente para não sobrecarregar os ptp. A solução que alguém implementou neste ptp que eu me referi, foi quando tinha pouca demanda, mas hoje a realidade dele é outra, e a rede esta muito lenta, então posso usar assim quando for um ptp de pouca demanda e quando for um de maior demanda colocar uma rb 750 por exemplo? se for assim, os dois outros ptp que vou montar para ele mesmo que é para atender 30 pessoas e um trafego de 10Mb não preciso de uma rb, posso colocar direto em bridge, gerando assim uma economia, muito boa a solução.
    Me corrija se eu estiver errado!!

    Me desculpe se por acaso passei a ideia de superioridade, não era esta e nunca será a minha intenção, mas é por que, cabos não organizados em um cpd, em um provedor acaba sendo complicado para os próprios profissionais a proverem uma manutenção interna sem provocar grande impacto na infraestrutura.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Vc esta viajando meu amigo, aqui trabalho exatamente assim

    1° ptp 2x nanob 22dbi em wds 1.5km
    300/300 ccq 100% cada nano trabalhando com 8dbi
    Cabo sai direto da rb1200 p/ a fonte poe

    torre swith /1000 3com 8p
    2x basestation 17dbi 90° c/ rocket 60mts
    1x basestation 20dbi 90° c/ rocket 55mts
    2x painel hyper horizontal c/ bullet 2 hp 53mts
    1x omni hyperlink c/ bullet 2 hp 30mts
    1x caixa heremetica para o swith
    1x caixa her para as fontes
    1x cabo pp 3x4mm 60mts para levar energia estabilizada que sai do pé da torre
    Tudo com cabo blindado ubnt e conectores blindados ubnt
    Media de cliente ON 70

    2° ptp 2x nano loco m2 em wsd 300mts
    1x basestation 17dbi c/ rocket 20mts
    1x omni hyperlink c/ bullet 2hp
    1x hub 3com 8p /1000
    Cabo e conector ubnt
    1x 18mts de cabo pp 3x2,5mm
    Media de cliente On 7

    Rb1200 fazendo controle cache e algumas regras de firewall + mk-auth para radius.

    Aonde esta a bagunça?

    É da forma que trabalha? Nao.. mas me diga aonde esta o erro e qual a bagunça?

  5. #5

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Amigo uso de forma bem parecida aqui, o unico problema é o broadcast que corre livre leve e souto pela rede, dai veio minha solução, não uso o firewall das rbs, mas na bridge tem um filtrozinho, onde eu estou barrando ips que nao são da rede, comunicação entre usuarios e dhcp, melhorou uns 20 a 30 %, o que é muito bom, isto eu faço em todas as repetidoras que tenho, e a autenticação esta em uma rb 1100 na central, com MK-auth e thunder cache 7.1 pago

  6. #6

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por netuai Ver Post
    Amigo uso de forma bem parecida aqui, o unico problema é o broadcast que corre livre leve e souto pela rede, dai veio minha solução, não uso o firewall das rbs, mas na bridge tem um filtrozinho, onde eu estou barrando ips que nao são da rede, comunicação entre usuarios e dhcp, melhorou uns 20 a 30 %, o que é muito bom, isto eu faço em todas as repetidoras que tenho, e a autenticação esta em uma rb 1100 na central, com MK-auth e thunder cache 7.1 pago
    vc deixou o ip das nanobridge na mesma range de ip dos clientes, e vc poderia me dizer como vc usa esse filtro para barrar endereços de ips que não são da sua rede.
    grato

  7. #7

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Ola pessoal,

    Uso a rede conforme mencionou.

    Aqui tenho uma rede de 53Km² com 26 torres tudo em bridge, controlado por um servidor centralizado e mais de mil clientes.

    Para se ter uma referencia, o ponto mais longe tem 5 saltos e com um ping médio até o UOL de 12ms, somente uso produtos Ubiquiti e meia duzia de Mikrotik. Esta mesma rede esteve pior com ping de 60ms, mas analisamos a melhoria da rede dividindo a rede, com passagem de link para ponto mais perto e outro para atender o final da rede.

    PS: esta rede foi vendida.


    Anderson

  8. #8

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    ta doido 12ms coisa fina coisa linda, aqui porcaria da Oi ta com 300ms pra uol uhauauaau

  9. #9

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    ta doido 12ms coisa fina coisa linda, aqui porcaria da Oi ta com 300ms pra uol uhauauaau
    Olá JonasMT,

    Nossa, link dedicado com ping tão alto assim, isso tambem direto no modem... tem coisa muito errado.

    quando usava Telefonica ou Intelig direto na fibra estava em 4 ms.

    Aqui se pingar do meu servidor para maioria dos sites nacionais esta em 0ms, estou interligado direto com as operadoras por meio de fibra pelo PTT, a comunicação é por meio de servidores BGP.


    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá JonasMT,

    Nossa, link dedicado com ping tão alto assim, isso tambem direto no modem... tem coisa muito errado.

    quando usava Telefonica ou Intelig direto na fibra estava em 4 ms.

    Aqui se pingar do meu servidor para maioria dos sites nacionais esta em 0ms, estou interligado direto com as operadoras por meio de fibra pelo PTT, a comunicação é por meio de servidores BGP.


    Anderson
    Unica coisa errada aqui é a disgraça da Oi hehe, sou do interior de mato grosso esse 300ms é adsl, link dedicado esta 3.850,00 = 2mbps e ping para uol na faixa de 150 a 200ms sem condiçoes.

    Ela esta finalmente trazendo a fibra para regiao "chegava via radio" o ponto mais perto da fibra fica a 120km.

    Se ficar na casa dos 70ms eu ja me cago todinho de alegria uahauua

  11. #11

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Talvez o texto não esta traduzindo muito bem a questão, então criei um diagrama, a caixa em vermelho é uma duvida, não estou afirmando que é gambi, o que falei chamei de gambi são os cabos todos soltos, tudo de forma improvisada. Fiquei em duvida pois sempre usei pelo menos um switch, para interligar uma antena a outra, mas nunca assim. Para o amigo ter ideia de como estava tudo gambi, tinha fonte ligada direto na energia, sem tomada, e mais de um equipamento ligado na mesma tomada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto wifi NanoStation.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	36403

  12. #12

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Olha se a rede for em bridge e na ponta do ptp tiver apenas um antena conforme o diagrama nao vejo o pq de por uma rb ou swith. Um gasto a mais desnecessario e mais um equipe para gerar um "possivel" BO na rede.

    Quanto a energia vc pode até ter razao, mas ja penso seu cliente ver o topico aqui no under? Tenho certeza que ele nao iria gostar nem um pouco.

    Entao sei la e boa sorte

  13. #13

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Talvez o texto não esta traduzindo muito bem a questão, então criei um diagrama, a caixa em vermelho é uma duvida, não estou afirmando que é gambi, o que falei chamei de gambi são os cabos todos soltos, tudo de forma improvisada. Fiquei em duvida pois sempre usei pelo menos um switch, para interligar uma antena a outra, mas nunca assim. Para o amigo ter ideia de como estava tudo gambi, tinha fonte ligada direto na energia, sem tomada, e mais de um equipamento ligado na mesma tomada.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Projeto wifi NanoStation.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	47,4 KB
ID:      	36403
    Sobre a Instalação eletrica pode até ter algo de errado, mas não há nada de errado em ligar a porta Lan de uma fonte a porta Lan da outra, pois como o nome diz porta LAN.
    Agora se tivesse mais um equipamento ali ai sim colocar um switch Intelbras ou 3com, agora colocar uma RB alem de gasto desnecessário apenas atrasa a rede afinal vc vai fazer outro nat dentro de uma rede que ja tem um nat, e ainda corre risco de vir um fiscal e decidir que aquela RB é um concentrador e ai merece um registro de estação, por estar fazendo a autenticação de clientes.

  14. #14

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Sobre a Instalação eletrica pode até ter algo de errado, mas não há nada de errado em ligar a porta Lan de uma fonte a porta Lan da outra, pois como o nome diz porta LAN.
    Agora se tivesse mais um equipamento ali ai sim colocar um switch Intelbras ou 3com, agora colocar uma RB alem de gasto desnecessário apenas atrasa a rede afinal vc vai fazer outro nat dentro de uma rede que ja tem um nat, e ainda corre risco de vir um fiscal e decidir que aquela RB é um concentrador e ai merece um registro de estação, por estar fazendo a autenticação de clientes.
    True

  15. #15

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Olha se a rede for em bridge e na ponta do ptp tiver apenas um antena conforme o diagrama nao vejo o pq de por uma rb ou swith. Um gasto a mais desnecessario e mais um equipe para gerar um "possivel" BO na rede.

    Quanto a energia vc pode até ter razao, mas ja penso seu cliente ver o topico aqui no under? Tenho certeza que ele nao iria gostar nem um pouco.

    Entao sei la e boa sorte
    Valeu JonasMT pela dica! com relação ao cliente ver um tópico e achar ruin, já não penso assim, pois duvidas sempre temos. Sem contar que aqui no fórum temos um vasto material de ajuda, o que hoje é minha duvida, ou medo, amanhã será de outro, e quantos profissionais tem suas duvidas, e tem medo de postar a sua duvida? são N. por isso que muitas vezes não descobrem novas técnicas, agradeço a todos por essa dica, inclusive não questionei o cliente por estar assim, só entrei em detalhe na parte dos cabos, e as antenas colocadas em local muito improvisado; hoje mesmo já comecei a mudar os equipamentos de local.

    Mais uma vez agradeço a todos que contribuirão com a dica.

  16. #16

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Se não possui nenhum cliente conectado a aquele ptp a RB só vai atrapalhar, trazendo mais um equipamento desnecessário e um possibilidade de falha a mais, se te clientes que não é o que aparece na sua ilustração, só é valido uma RB se existir autenticação, como você colocou que só existe um concentrador, também não faz sentido.

    já usei ptps assim por bastante tempo sem problema algum.

  17. #17

    Padrão Re: Provedor totalmente bagunçado, ai reclama que é culpa dos equipamentos.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não há necessidade de rb450 ali nem se a rede fosse roteada.
    Quanto menos equipamentos houver é melhor para o delay da rede, por outro lado caso queira ampliar ou gerenciar melhor a rede téra que inserir um equipamento como um switch ou RB.


    Anderson