+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Rb411 com dois links no cartão?!

    Olá galera eu pego internet de dois vizinhos meus e eu tenho um rb411 e tava pensando em usar ela como cliente para receber o sinal dos dois,, tipo, quando o vizinho A estivese com o ap desligado ela conectase no vizinho B, assim sucessivamente, dai queria saber se é posivel?!
    Última edição por denicolas; 17-06-2012 às 19:41.

  2. #2

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Tem sim, não sei se seria a forma mais correta de se fazer, mas um jeito fácil de se fazer isto seria por netwatch, deixando a Rb monitorando sua rede, caso haja perda na conexão ele execute comandos onde mude a rota.

  3. #3

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Acho que seria bom vc configurar para conectar nos 2 vizinhos e fazer load balance. assim vc aproveita os dois links e quando um cair o outro ja fica funcionando.

  4. #4

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Citação Postado originalmente por edsong Ver Post
    Tem sim, não sei se seria a forma mais correta de se fazer, mas um jeito fácil de se fazer isto seria por netwatch, deixando a Rb monitorando sua rede, caso haja perda na conexão ele execute comandos onde mude a rota.
    mas tipo com o netwatch tem como fazer ela se conectar na outra rede quando esta sem resposta?


    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Acho que seria bom vc configurar para conectar nos 2 vizinhos e fazer load balance. assim vc aproveita os dois links e quando um cair o outro ja fica funcionando.
    o problema é que a rb 411 so tem um slot, dai fica complicado de fazer loadbalance..

    ----------------------------

    Tem como fazer um script para ele se conectar na rede definida no script?

  5. #5

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Infelizmente não estou com acesso a nenhum ap para confirmar, mas seria mais ou menos assim (amigos do under por favor caso eu erre me corrijam ^^)...
    <terminal> interface wireless set 0 ssid="nome da rede que vai conectar"
    Da o comando via terminal e veja como fica

  6. #6

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Amigo,
    Nao tenho um mikrotik aki para testar e confirmar para vc. mas acho q daria para cria uma wlan virtual. ai vc conectaria em duas redes wifi. dai vc fazia load balance ou failover pelas rotas.

    ou senao faria o que o outro amigo indicou. o netwatch. eu uso ele para monitorar meu proxy, pq minha rede é com proxy transparente. ai quando o proxy cai ele desabilita a regra de proxy transparente.

    testa ai se vc conseguir com wlan virtual, caso negativo. eu te ajudo a criar os scripts ok
    qualquer coisa me add no msn [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    eu montei dois scripts:

    script1:
    /in wi set wlan1 ssid=TpLink frequency=2442
    /ip dhcp-client renew wlan1

    script2:
    /in wi set wlan1 ssid=AirLive frequency=2412
    /ip dhcp-client renew wlan1

    se eu rodar eles, troca de rede tranquilo, mas preciso que quando a TpLink esteja desliga rode o script2 e quando a AirLive esteja desligada rode o script1.

  8. #8

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    no winbox vai em tools netwach
    vc clica no mais para add uma regra
    ele pinga em um ip se obter resposta positiva executa o script da aba up se negativo executa o da aba down.

    ai oq vc vai fazer no seu caso

    vc define o ip q ele vai pingar, que seria um dos aps
    na aba up vc coloca a regra do ap que ele ta pingando e no down a outra regra
    vc vai fazer duas regras um para cada ap

    caso fui de ajuda marque a estrelinha

  9. #9

    Padrão Re: Rb411 com dois links no cartão?!

    Vluu me ajudou um monte!