+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Pessoal, tenho um Switch gerenciavel 3Com, e no momento estou usando como um simples Hub, e gostaria de usar seus varios recursos, um deles e a VLANS.

    Para isso tenho dúvidas, se eu criar 3 VLANS e configurar as portas destas Vlans que converse com a Portas 2, 3 e 4 por exemplo vai funcionar?

    VLAN 1 - Default acesso ao Switch
    VLAN 2 - Rede 192.168.0.0/24 Rede Local -Portas 5 até 23
    VLAN 2 - Rede 192.168.1.0/24 Rede Wireless - Portas 19
    VLAN 3 - Rede 192.168.2.0/24 Rede Filial - Porta 20

    Sendo:
    A porta 1 Servidor Linux - Gateway/Firewall/squid
    A porta 2 Servidor Windows Server AD/DCHP/DNS
    A porta 3 Servidor de impressão - Windows Server 8
    A Porta 4 Impressora de rede
    A porta 5 Impressora de rede

    Também tenho que usar o DCHP Relay no Switch para usar o DHCP do Windows Server.


    Alguém tem idéia se vai funcionar?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Opa, precisa ver se esse sw tem capacidade se rotear as vlans, se não vai precisar um roteador para ter cominicação inter vlan, passa o modelo dele. abraço

  3. #3

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Amigo, verifique se o seu switch é camada 3, senao for vc precisara de um roteador para as vlans.
    Qualquer duvida estou a disposição.

  4. #4

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    vlan em si nao entre na parte de IP !! (layer2)

    o seu servidor que precisa fazer o roteamento destas vlans .. (para nao ter que usar switch layer3)

  5. #5

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    A questão sempre começa com a pergunta, qual a necessidade de se fazer isso?

    A organização a vale a pena quando se possui muitos ativos de rede.

  6. #6

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Olá pessoal como todos perguntaram se o switch tem o recurso de roteamento a resposta é sim este modelo Baseline Switch 3Com 2928-SFP Plus tem camada 3.

    A questão como fazer este roteamento, pelo que eu lê o manual, só basta criar as VLANS em VLAN Interfce que já crias as rotas.

    O meu problema a principio é como o Windows Server vai distribuir os IP's para cada VLANS. até fiz um teste criando scopos para cada rede que pertence as VLANS, mas não fui feliz conectei em um porta de uma VLAN um notebook e não recebeu o IP.

    A outra duvida mesmo que o switch roteia as VLANS no Windows Server terá criar alguma rotas pata que possa distribuir os IPs?

    só para comparação eu já tinha criado em outra oportunidade umas VLANS com este mesmo Modelo do Switch junto a um Servidor Linux como Gateway e sem Windows Server na rede veja o link http://www.eleudson.com.br/?p=129 que ajudei com dicas.

    Respondendo a pergunta do amigo djhulk sim é mais no sentido organização.

    Abraço a todos.

  7. #7

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    se aguém tiver idëia como faço essas rotas para que o Windows Server 2008 R@ como servidor de DHCP possa liberar os scorpo para as Vlans.

    Ficaria muito grato

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Citação Postado originalmente por gamaj1 Ver Post
    se aguém tiver idëia como faço essas rotas para que o Windows Server 2008 R@ como servidor de DHCP possa liberar os scorpo para as Vlans.

    Ficaria muito grato

    Abraço
    Opa....como já faz tanto tempo este tópico...vc já conseguiu resolver ou arrumar uma outra solução, provavelmente né rs.
    Eu estou fazendo isso aqui na empresa tb, mas estou com dúvidas em relação à saída pra internet..
    Será que você poderia me dar uma ajudar nisso ?
    Minha dúvida é como essas vlans saem pra internet.
    Como eu defino um gateway pra elas....
    queria na verdade entender como vai ser a montagem disso, a configuração depois eu me viro aqui rs
    valeu

  9. #9

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    amigos gostaria de saber como faço em uma Rb250gs ?

  10. #10

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Citação Postado originalmente por jefersonlemos Ver Post
    Opa....como já faz tanto tempo este tópico...vc já conseguiu resolver ou arrumar uma outra solução, provavelmente né rs.
    Eu estou fazendo isso aqui na empresa tb, mas estou com dúvidas em relação à saída pra internet..
    Será que você poderia me dar uma ajudar nisso ?
    Minha dúvida é como essas vlans saem pra internet.
    Como eu defino um gateway pra elas....
    queria na verdade entender como vai ser a montagem disso, a configuração depois eu me viro aqui rs
    valeu

    Jeferson, posta como você fez para resolver a questão da distribuição dos IPs nas vlans no windows server.

    Desde já agradeço.

  11. #11

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Opa.
    No switch existe uma configuração chamada DHCP Relay, criei grupos de DHCP, um para cada VLAN. Em cada uma delas eu apontei o IP do meu server como DHCP Server da rede.
    Toda requisição de IP vinda de qualquer VLAN o switch encaminha o pedido para o server e devolve na mesma VLAN.

    No começo deu uns problemas na VLAN wireless por cauda do AP que usávamos, era um router LinkSys como bridge, alguns dispositivos pegavam IP da VLAN errada. Na hora eu excluia o IP do range no DHCP Server e o dispositivo pegava o IP correto.

    Troquei o AP e coloquei uma RB751 e nunca mais deu problema com isso.
    Acho que é isso.

    Você já sabe se seu switch é um Layer 3 ou os chamados Layer 2+ pra rotear as VLAN's ???

    Abraço

  12. #12

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Citação Postado originalmente por jefersonlemos Ver Post
    Opa.
    No switch existe uma configuração chamada DHCP Relay, criei grupos de DHCP, um para cada VLAN. Em cada uma delas eu apontei o IP do meu server como DHCP Server da rede.
    Toda requisição de IP vinda de qualquer VLAN o switch encaminha o pedido para o server e devolve na mesma VLAN.

    No começo deu uns problemas na VLAN wireless por cauda do AP que usávamos, era um router LinkSys como bridge, alguns dispositivos pegavam IP da VLAN errada. Na hora eu excluia o IP do range no DHCP Server e o dispositivo pegava o IP correto.

    Troquei o AP e coloquei uma RB751 e nunca mais deu problema com isso.
    Acho que é isso.

    Você já sabe se seu switch é um Layer 3 ou os chamados Layer 2+ pra rotear as VLAN's ???

    Abraço

    Ola. Obrigado Jeferson por ter respondido.
    O meu switch é u Baseline Switch 3Com 2928-SFP Plus. Eu tô tentando aqui quando tiver uma posição te digo. Mas se você tiver mais uma dica eu lhe agradeço.

  13. #13

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Citação Postado originalmente por ricardosmarinho Ver Post
    Ola. Obrigado Jeferson por ter respondido.
    O meu switch é u Baseline Switch 3Com 2928-SFP Plus. Eu tô tentando aqui quando tiver uma posição te digo. Mas se você tiver mais uma dica eu lhe agradeço.
    Jeferson, funciona se eu colocar um porta do meu switch digamos 23 recebendo DHCP winSever e tagged em duas portas sendo que cada porta tem um rede diferente?

  14. #14

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    Pessoal, como faço para colocar o DCHP Windows Server 2008 R2 para distribuir IP entrer duas vlans? Já tentei muito e não consigo chegar a lugar algum.
    segue como coloquei as vlan para receber IP:

    Criei um grupo server e ativei o DCHP relay da seguinte maneira:

    1 Default (não fiz nem uma alteração)
    2 Windows Server 2008 R2 (está na vlan 2 e seu ip está configurado no switch no grupo de servirdor na pagina de configuração do DCHP Relay)
    3 Vlan 3 (está ativado o DCHP relay e adicionado ao grupo do servidor mencionado acima, no caso grupo 1)
    4 Vlan 4 (está ativado o DCHP relay e adicionado ao grupo do servidor mencionado acima, no caso grupo 1)

    O meu switch é um Baseline Switch 3Com 2928-SFP Plus.

    Agradeço a todos do Fórum.

  15. #15
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: Criar Vlans para 3 redes usando Switch Gerenciavel 3Com

    este video é curto mas é interessante pra você configurar e explica bem:



    Minicurso switches Huawei parte 3 - Tutoriais vídeo #02 - como configurar seu switch em L2