+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Upgrade no Provedor

    Boa noite

    Tenho a intenção de fazer um up no meu provedor mas estou com duvida em qual equipamento utilizar.
    Atualmente tenho cerca de 100 clientes em um servidor desktop com mikrotik configurado pppoe, 5 repetidoras com rb´s com ponto a ponto em 5.8 em antenas de disco da Aquario e com painéis 20 dbi 2.4 com cartões configurados em modo B, tenho clientes com ate 5 km de distancia.
    Hoje eu vendo no máximo 500k e em testes não consigo chegar muito mais de 1 mb nos clientes, gostaria de oferecer planos com 1, 2, 4 mb com qualidade.
    Tenho consciência que terei que migrar para 5.8 nos clientes já que na minha cidade existe uma enorme poluição em 2.4.

    Gostaria de saber da experiencia do pessoal do fórum em qual equipamento investir pois tenho visto opiniões diferentes sobre equipamentos da ubiquiti, alguns dizem que é o melhor equipamento da atualidade com melhor sinal, maior alcance, que o airmax é ótimo etc., outros dizem que ubiquiti é pra quem quer economizar porque tem baixo processamento, trava, que funciona melhor sem o airmax e assim por diante.

    Até agora pensei nas seguintes opções:


    • Painel 5.8 com Bullet em bridge, e clientes com airgride
    • Painel 5.8 com Rb e cartão padrão N, e clientes com airgride
    • Basestation ubnt com Rocket m5 e clientes com airgride ou nanogride
    • Basestation ubnt com rb cartao mimo 2x2 e clientes com airgride ou nanogride


    E nos ponto a ponto:


    • deixar as rb´s com cartões e as antenas aquario
    • mudar para nanobridge



    Detalhe, não sei se as combinações repetidora x cliente estão certas e coloquei basestation com cartão mimo porque não conheço mais nenhum painel mimo 2x2.
    Também gostaria de saber qual alcance e capacidade conseguiria com as combinações sugeridas por vocês.

    Obs.: Os equipamentos devem ser homologados.

  2. #2

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    boa noite qual equipamento utilizar pra o upgrde as rbs sua amigo?

  3. #3

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Se precisar de uma consultoria, entre em contato: [email protected]. Atendemos empresas em todo o território nacional.

  4. #4

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por Brasileiro Ver Post
    boa noite qual equipamento utilizar pra o upgrde as rbs sua amigo?
    Esta está sendo minha duvida, os equipamentos já instalados eu não vou mexer mas quero colocar outros equipamentos em 5.8 para vender maiores velocidades com qualidade, citei algumas opções acima e gostaria de saber se as combinações estão certas e quais vantagens e desvantagens.

  5. #5

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Amigo, vou deixar minha opinião.

    Sou fã do Mikrotik, sempre dei preferencia a utilizar ele na minha rede.

    Mas agora que estou migrando para 5.8 Ghz, estou mudando um pouco o conceito, até porque hoje com os equipamentos ubiquiti tudo está muito prático e fácil, e acho que agilidade na instalação e manutenção é algo que tem que ser buscado, até porque quando se tem a necessidade de passar a tarefa para algum funcionário fazer, é melhor que a coisa seja mais fácil, sabe como é.

    Então estou usando RB para fazer a parte de roteamento da rede, mas na questão dos AP´s estou usando Rocket M5 com Basestation e nanoloco M5 ou airgrid M5 nos clientes.

    Fazendo desta forma, você tem bons equipamentos, porém perde bastante no gerenciamento, pois o software do ubiquiti nem se compara com o mikrotik.

    Quanto a hardware, acredito que não exista muita diferença não, mas posso estar enganado.

    Agora, uma curiosidade... Quanto você tem de link para vender estes planos ?

    Aqui ainda não consigo oferecer estes planos devido ao alto preço que pago pelo link.

  6. #6

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Cara eu em alguns pontos que não tenho muitos clientes eu utilizo bullet m5 e uma omini da hiperlink acho que nessa configuração uns 15 online segura legal em velocidades de no máximo 1 mb, agora se tu tens recursos compra já de cara rocket m5 com basestation pra vc trabalhar com airmax já e nos clientes nano m5 até uns 2 km e mais do que isso de distância nanobridge pra vc sempre trabalhar em 2x2, ae vc está no top de linha ok flow.

    Se te ajudei clique na estrelinha logo a baixo, afinal é apenas um clic, isso não custa nada, e incentiva quem ajuda.

  7. #7

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    ...

    Agora, uma curiosidade... Quanto você tem de link para vender estes planos ?

    Aqui ainda não consigo oferecer estes planos devido ao alto preço que pago pelo link.
    O link aqui na minha região está na faixa de 300,00 a 400,00 o mega, pedindo minimo 10 mb.

    Quanto ao equipamento, você utiliza airmax ativado, tem problema de travamento, quantos clientes simultaneos suporta, qual consumo maximo e qual distancia você consegue chegar nos clientes com nanoloco e com airgride?

  8. #8

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Eu comecei trabalhar com 5.8 faz bem pouco tempo, então os rádios ainda estão sossegados... rsrs Tem poucos clientes em cada painel, mas nunca tive problema com travamento. Uso airmax ativado.

    Quantos MB de Link você tem?

  9. #9

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Eu comecei trabalhar com 5.8 faz bem pouco tempo, então os rádios ainda estão sossegados... rsrs Tem poucos clientes em cada painel, mas nunca tive problema com travamento. Uso airmax ativado.

    Quantos MB de Link você tem?
    Hoje eu tenho 4mb de link com vendas de 350k, 500k, poucos 750k e 1 cliente de 1mb que é uma empresa e só usa durante o dia quando o consumo é menor, mas agora vou ter que fazer uma up para uns 10mb, meus clientes estão me pedindo ja faz algum tempo velocidades maiores e já segurei o que pude se não aumentar rápido vou perder clientes e já perdi novas instalações por não ter maiores velocidades.
    Hoje meu consumo maximo chega a 10% do que eu vendo, tenho vendido um total de 41mb e consumo chega algumas vezes no horário de pico a aos 4mb por 2 ou 3 segundos e na media 3.2mb.

    Gostaria de saber a quais distancias você consegue chegar nos clientes com nanoloco e com nanobridge.

  10. #10

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Amigo na minha opinião vc vai estar bem servido nos dois casos porem vou falar com a experiencia que tenho no dia a dia no caso do provedor em que trabalho temos trafego alto o tempo todo,pois vendemos links de ate 6mb pra clientes residenciais e temos clientes corporativos de 15mb,entao aonde tem ubiquiti e pra cliente com velocidade baixa ou pouco trafego,nao sei se vai ser seu caso mais pra frente mas se vc pensa em expansão te aconselho a optar por mikrotik pq vai te dar mais banda no futuro,mas com ubiquiti vc vai ganhar em facilidade de instalaçao e manutençao isso é inegavel agora cabe a vc pesar os pros e contras de cada um e fazer a escolha.

    Abs.

  11. #11

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Amigo na minha opinião vc vai estar bem servido nos dois casos porem vou falar com a experiencia que tenho no dia a dia no caso do provedor em que trabalho temos trafego alto o tempo todo,pois vendemos links de ate 6mb pra clientes residenciais e temos clientes corporativos de 15mb,entao aonde tem ubiquiti e pra cliente com velocidade baixa ou pouco trafego,nao sei se vai ser seu caso mais pra frente mas se vc pensa em expansão te aconselho a optar por mikrotik pq vai te dar mais banda no futuro,mas com ubiquiti vc vai ganhar em facilidade de instalaçao e manutençao isso é inegavel agora cabe a vc pesar os pros e contras de cada um e fazer a escolha.

    Abs.
    Boa noite

    Gostaria de saber o que você usa nas repetidoras para transmitir com essas velocidades (painel, cartão ou rocket, etc.) e nos clientes para receber (airgride, nanobridge, mikrotik, etc.), porque minha intenção é investir em algo que eu possa expandir bastante sem trocar o equipamento.
    Não ligo para o trabalho em manutenção, pois já uso mikrotik, minha prioridade é expansão com qualidade, se puder descreva equipamentos que eu possa utilizar nas repetidoras, como painel e cartão, e em clientes, como airgride ou cpe.

  12. #12

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por rmj Ver Post
    Boa noite

    Gostaria de saber o que você usa nas repetidoras para transmitir com essas velocidades (painel, cartão ou rocket, etc.) e nos clientes para receber (airgride, nanobridge, mikrotik, etc.), porque minha intenção é investir em algo que eu possa expandir bastante sem trocar o equipamento.
    Não ligo para o trabalho em manutenção, pois já uso mikrotik, minha prioridade é expansão com qualidade, se puder descreva equipamentos que eu possa utilizar nas repetidoras, como painel e cartão, e em clientes, como airgride ou cpe.
    Ola amigo,bem nos PTPs utilizamos atualmente cartões padrão MIMO com Nv2 ativado e antena de dupla pol. assim conseguimos sempre algo em torno de 85 a 90Mbs full de troughput,se vc nao precisar de tudo isso de banda vc pode utilizar os mesmos cartões (R52HN) com apenas uma chain ativada e antenas simples o que dara por volta de uns 55 a 60Mbs full/30Mbs half,nao temos tantos paineis mas vc pode optar por utilizar BaseStation da Ubiquiti com esse mesmo cartão e Rb,vc pede pra fazer um cabinho rgc213 com a ponta Sma na antena e na outra ponta N macho ou femea que vai no pigtail,ja nos clientes eu usaria SXT nos clientes proximos e Groove + antena de disco nos mais distantes,bom acho que é isso se tiver mais duvidas é só perguntar.

    Abs.

  13. #13

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Ola amigo,bem nos PTPs utilizamos atualmente cartões padrão MIMO com Nv2 ativado e antena de dupla pol. assim conseguimos sempre algo em torno de 85 a 90Mbs full de troughput,se vc nao precisar de tudo isso de banda vc pode utilizar os mesmos cartões (R52HN) com apenas uma chain ativada e antenas simples o que dara por volta de uns 55 a 60Mbs full/30Mbs half,nao temos tantos paineis mas vc pode optar por utilizar BaseStation da Ubiquiti com esse mesmo cartão e Rb,vc pede pra fazer um cabinho rgc213 com a ponta Sma na antena e na outra ponta N macho ou femea que vai no pigtail,ja nos clientes eu usaria SXT nos clientes proximos e Groove + antena de disco nos mais distantes,bom acho que é isso se tiver mais duvidas é só perguntar.

    Abs.
    Boa noite.

    Obrigado por estar ajudando.
    Tenho mais uma duvida, você saberia me informar se da certo eu colocar uma combinação de basestation e rb com cartão mimo nas repetidoras e em clientes colocar ubiquiti, como uma airgride por exemplo?

  14. #14

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Olha da certo sim eles irão se comunicar,aqui na nossa rede só tivemos um problema quanto a essa combinaçao, o radio cliente (no caso o ubiquiti) nao pingava,mas isso quando era M5 (Airgrid ou Nano M5) ai nao sei se foi falha no nosso nagios provavelmente deve ter sido,mas podera usar sim,só nao irá poder usar nenhum protocolo que ativa o TDMA em nehum dos dois como o Airmax ou NV2,mas em compensação podera usar uma combinação interessante,como a Airgrid trabalha com MIMO 1x1 podera instalar elas tanto na vertical quanto na horizontal,balanceando assim clientes nas duas polarizações,eu optaria por MK tambem no cliente por maior compatibilidade e maior controle tambem,mas ai vai do gosto de cada um e os dois são otimas opções.
    Qualquer duvida estamos aí

    Abs.

  15. #15

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Muito Obrigado a todos, me esclareceram muito, descobri que as duas opções são boas mas acho que o mikrotik ainda ganha em questão de desempenho, talvez pelo processamento.

    Agradeço as respostas e vale uma estrelinha para os que mais me ajudaram.

  16. #16

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Olá Amigo

    você pode usar os painéis setorial da Ubiquit com Rocket e rb 450g para fazer o gerenciamento e os ponto a ponto pode fazer com frequência free 24ghz nos clientes ate 2 km coloca nano m5 loco e nos clientes mais distantes pode usar nano m5 ou nanogrid.

    e se vc estiver no Rio de Janeiro e precisar de link com o melhor preço do rio

    [email protected] (msn)

  17. #17

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Você não precisa abandonar suas RBs basta trocar os cartões para N
    Boa noite

    Eu sei que trocando meus carões para N terei melhor desempenho, mas se eu mudar para 5.8 terei que trocar paineis e clientes e não é minha intenção, vou investir em equipamentos novos e gostaria de um conjunto de bom desempenho em novos clientes com maiores velocidades, nos antigos não pretendo mudar a não ser que haja necessidade.

  18. #18

    Padrão Re: Upgrade no Provedor

    Citação Postado originalmente por Agnus Ver Post
    Olá Amigo

    você pode usar os painéis setorial da Ubiquit com Rocket e rb 450g para fazer o gerenciamento e os ponto a ponto pode fazer com frequência free 24ghz nos clientes ate 2 km coloca nano m5 loco e nos clientes mais distantes pode usar nano m5 ou nanogrid.

    e se vc estiver no Rio de Janeiro e precisar de link com o melhor preço do rio

    [email protected] (msn)
    Boa noite

    Uma das minhas opções sempre foi essa de rocket com rb, que poderá me dar um bom desempenho, mas ainda estou achando que as rb´s tem maior capacidade que as rocket´s, e esta frequência de 24ghz não conhecia ainda, existe equipamentos homologados nesta frequência?