+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em Exercicio

    Caros Colegas , estou no curso de analise e desenvolvimento em software , começando agora
    Na verdade entrei no curso por falta de opção visto que esta se tendo uma dificuldade em fechar turmas de redes de computadores na cidade aonde moro
    O professor passou o seguinte exercicio pra se feito em C
    Porem eu nem sei por onde começar..
    Estou "verde" na linguagem ainda
    Queria ver se alguém por aqui poderia me da uma luz.

    Segue abaixo a descrição do exercicio


    Segue abaixo a especificação do trabalho da disciplina:O programa simulará um sistema de bilhetagem eletrônica de ônibus.Serão criados 2 programas:1. Este programa vai simular a o registro da passagem do cartão no leitorde smartcard.O cartão e o leitor serão representados por arquivos da seguinte maneira:Arquivo do cartão (deve conter apenas 1 linha):cartao1.txt0 11111111111 50.00OndeO primeiro número o tipo de passageiro (0 - estudante, que paga meiapassagem; 1 - não paga meia).Caso o número seja diferente 0 ou 1, o programa deve abortar a operação eexibir a mensagem: *Tipo de cartão inválido*.O segundo número é o CPF do passageiro, devendo conter 11 dígitos. O mesmodeve ter o dígito verificador validado.No caso do CPF estar inválido, a operação deve ser abortada e deve serexibida a mensagem: *Dados de passageiro inválidos*.O terceiro número é o saldo do cartão. Se não houver crédito suficiente, aoperação deve ser abortada e deverá ser exibida a mensagem: *Saldoinsuficiente*.Arquivo do leitor (irá registrar todas as passagens):leitor.txt22222222222 2.8011111111111 1.40Onde o primeiro número é o CPF lido do cartão do passageiro e o segundo ovalor da passagem cobrado do passageiro.Funcionamento:Se as informações do cartão estiverem válidas, deve o arquivo do cartãodeve ser atualizado com o débito do valor da passagem.O programa deve exibir a seguinte mensagem (para o arquivo cartao1.txt): *1.40ESTUDANTE 48.60*. Caso o cartão não seja de meia passagem, a mensagem deveser a seguinte: *2.80 CATRACA LIBERADA 40.00*.No caso do arquivo cartao1.txt, após a passagem do mesmo no leitor, oarquivo estará assim (lembrando que o arquivo terá apenas 1 linha, e que ovalor debitado é de 1,40, pois este é um cartão de meia passagem):11111111111 *48.60*O arquivo leitor.txt terá uma nova linha incluída ao seu final, referenteao registro da passagem:22222222222 2.8011111111111 1.40*11111111111 1.40***2. Este programa irá fazer a leitura do arquivo do leitor e mostrar o totalde registros e a soma dos valores.Para o arquivo leitor.txt, ele exibirá a seguinte saída:Total de passagens: 3. Valor total das passagens: 5.60 reais

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda em Exercicio

    So uma pergunta? em qual periodo você esta? pois o programa é bem simples a maior complexidade esta no dominio da linguagem c. Mas como estou no 6º periodo posso te garantir que o professor deve ter explicado isso ai muito bem. Se não esta conseguido dominar a Sintaxe da linguaguem, tenta fazer na liguagem que você tem dominio, estude a linguagem C; Mas se você não esta é conseguindo criar a logica de como isto irá operar, ai não adianta estudar linguagem alguma. Procure estudar logica de programação, independenete de linguagem, pois se você sabe logica vc aplica na linguagem que quizer.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda em Exercicio

    Seguindo a dica do biohazzard, primeiro crie o algoritmo em portugol, depois vá implementando em C, fica mais fácil assim. Ah, agradeça o teu professor por te ensinar C, já que a maioria dos cursos hoje só se aprende VB e com sorte Delphi.

  4. #4
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão Re: Ajuda em Exercicio

    Algo que pode ajudar, essa apostila é feita por um professor meu:

    http://www.facom.ufu.br/~backes/apostilaC.pdf

    Tem as aulas também:
    http://www.facom.ufu.br/~backes/gee011.html


    Só que acho que esses links só vão valer por uns meses...


    Não ajudo mais porquê, bem, deu uma preguiça danada de ler o post, digamos que está com uma formatação ruim. Já não sou o jovem de antes... não entendo nada

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda em Exercicio

    Se você for bom de lógica é só agregar a sintaxe. Se você já estudou (for, if, else e while) da pra desenrolar. Uma dica IMPORTANTE: Divida o programa em partes (Metas), EX: 1º crie uma variável para recebera o primeiro número e faça o tratamento (farei em portugol): se o primeiro digito for igual a 0 faça a seguinte ação, se não, se o o primeiro digito for igual a 1 faça a seguinte ação, se não, se o primeiro digito for diferente de 1 e de 0 escreva a seguinte mensagem.

    essa é só uma das muitas formas que você pode fazer. pode usar switch case também, você quem sabe oq se fica melhor.

    essa é só a primeira parte do programa, é só ir dividindo e você vai pegando o jeito