+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento c/ links não simétricos

    Olá pessoal do forum!!

    Bom, vou explicar meu cenário aqui e logo depois o que pretendo discutir c/ todos aqui do forum.

    Atualmente balance PCC c/:
    01 - Link dedicado 12MB (fibra óptica)
    01 - Link dedicado 2MB (cabo metálico)
    01 - ADSL empresarial 10MB (empresarial parece que garante um pouco mais de banda)
    02 - ADSL residencial 10MB

    Hoje tá tudo balanceado em modo PCC. O que acontece, se desativo o Link 12MB (que é em fibra), não dá diferença nenhuma, tipo, download continua c/ a mesma velocidade, navegação tambem não vejo diferença. Fiz outros testes tambem desativando o link de 2MB e fica tudo igual, não à diferença percebivel no sistema.

    Até mesmo quando deixo só as ADSL não tem diferença na navegação, download, simplismente nada muda.

    Obs...: nos testes, sempre que desativei ou mudei alguma regra, o balance foi reiniciado junto c/ o mikrotik que gerencia os clientes!!

    Aí pergunto: o unico balance que conhece é o PCC, ele é o mais recomenda p/ meu cenário ?
    nesse cenário fiz a divisão dos links iguais, tipo, cada uma conexão vai p/ um link, isso poderia ser o problema ?
    o que vocês acham, quais as idéias ?

    Desde já, agradeço a todos.
    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Boa noite,

    É dificil dizer algum motivo disto assim, mas:

    Qual o tráfego médio, com os clientes conectados?

    Se os ADSL tiverem boa qualidade, não tiver Traffic Shapping e for estável, tiver latência baixa aqui no Brasil, fica difícil notar diferença, se o Tráfego total não chegar perto do Limite "teóricamente entre 28 e 32MB", para ver se realmente está funcionando.

    Em IP > Firewall > Mangle,
    As conexões estão balanceadas proporcionalmente? Por lá da pra ver o quanto de tráfego já passou por cada Link.

  3. #3

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Bom dia amigão, obrigado por responder.

    Nos horários de pico, geralmente a noite, fica em torno de 160 clientes online simultaneamente e o trafego fica de 10MB a 11MB.

    As ADSL's mantem uma média boa, em torno de 5MB cada uma. O link 12MB já testei fora do balanceamento e fiz downloads a 1200KB até 1300KB, então o link 12MB está 100%.

    No balance, no Mangle, fiz uma proporção da seguinte forma, divisão dos link's:
    a cada 8 conexões:
    3 - conexões vão p/ a fibra 12MB
    1 - conexão vai p/ o link dedicado 2MB
    2 - conexões vão p/ a ADSL-01 (empresarial)
    1 - conexão vai p/ a ADSL-02 (residencial)
    1 - conexão vai p/ a ADSL-03 (residencial)

    Bom, acho que dá p/ entender né.

    Agradeço a ajuda.

  4. #4

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Se o seu tráfego fica em média de 10 à 11Mbps apenas, e voce tem quase 30 Mb de Link, recomendo alterar as proporções, para Priorizar o tráfego nos links Dedicados, que são 14Mbps, e deixar os ADSL mais para Backup.

    Só os dedicados já seriam suficientes sugiro que altere as proporções, Priorizando os Links Dedicados, que deve ser bem melhores.
    E mesmo assim as proporções estão um pouco erradas.

    Se 1 parte do tráfego vai para o Link dedicado de 2MB, deveria ir 5 ou 6 para o Dedicado de 12Mb, e não apenas 3 como você colocou!!

    Eu posso sugerir assim:
    6 - Dedicado 12Mb
    1 - Dedicado 2Mb
    2 - ADSL 10 Mb
    1 - ADSL 5 Mb
    1 - ADSL 5 Mb

  5. #5

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Entendi amigão! Você tem razão, priorizando mais o link de 12MB deve melhorar o trafego pois, esse link 12MB é em fibra óptica e tem 100% de banda garantida.

    Agora c/ relação ao modo de balanceamento. Estou usando PCC, c/ algumas adpatações que encontrei na net.

    Se eu ti passar o config do meu balance, você poderia dar uma olhada e trocarmos umas idéias, sugestões e tal...

    Troca de informações nunca é demais.

  6. #6

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Amigo so por curiosidade, compensa vc ter todos esses links, eu iria sugerir para vc almentar um pouco o link de fibra, cancelar o link 2Mb e ficar com duas adsl em load ligadas a um servidor proxy, seu custo de link seria menor e a qualidade da rede ficaria bem melhor.
    Qualquer duvida estou a disposição.

  7. #7

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Poisé guiferti, esse link em fibra 12MB instalamos agora. Meu pensamento é realmente de cancelar as ADSL's ou deixa-lás como um backup ou outra coisa parecida.

    O link de 2MB não posso aumenta-lo porque ele é c/ cabo metálico, é o maximo que chega aqui por esse cabo é 2MB. As vezes, posso substitui-lo por outro link de fibra c/ 12MB, aí sim seria o ideal, mais o custo p/ esses link's em fibra aqui é bem puxado!!!

    Posso adiciona-lo no msn, assim podemos trocar novas idéias e informações.

    Abraço...

  8. #8

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Sim, concerteza, aguado vc me chamar no msn.

  9. #9

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Realmente, é melhor fazer o que o amigo falou,

    Balancear apenas os 2 Links dedicados, remover os ADSL (ou deixar de Backup), e fazer um pequeno Upgrade no Link dedicado.

    Ou então, o que fica até melhor, deixar os links sem balanceamento, e manter Navegação, downloads pelo link de 12Mb, e colocar Torrents, P2P no Link de 2Mbps, fazendo um Traffic Shapping

    http://4tik.com.br/underlinux.png
    Renata Bertolino
    4Tik.com.br

  10. #10

    Padrão Re: Balanceamento c/ links não simétricos

    Então, achei bastante interessante a idéia de direcionar os P2P p/ as ADSL's! Mas pensei o seguinte: balancear os dois link's dedicados (que são 100% garantidos), e fazer os P2P entrar somente nas ADSL's, seguinte a idéia de vocês, acho que é uma boa opção.