+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Boa noite amigos, estou estudando fazer um ponto multiponto com 16km no total do trajeto, pretendo passar 50mb por ele gostária de saber dos amigos quais equipamentos usar de preferencia (ubiquiti), outra preocupação que tenho éa questão de potencia que devo usar nos equipamentos para obedecer todas as normas da tia ana para futuramente não ter problemas, sempre tenho duvidas com a questão de potencia que posso usar em cada canal por favor amigos compartilhem seus conhecimentos rsrs, abraços.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Olá Rodriguinhow,

    Já utilizei porem não recomendo, ainda mais se for para atender a repetidoras, mas é possivel fazer com um pouco mais de 50Mb na base com um Rocket e Painel MIMO UBNT 20dbi em 5.8Ghz, na outra recomendo utilizar um radio MIMO com um Rocket com antena Dish ou mesmo um Nanobridge.

    Aqui tinhamos em um mesmo painel nas configurações acima cerca de 20 clientes com uma banda total de 20Mb, distancias de 5 a 20Km, média de 9Km.


    Anderson

  3. #3

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    caro amigo usadosmac, a finalidade será a seguinte, quero passar o link pela cidade para um torre dentro de um condominio, o link chegando no condominio irá atender uma média de 150 clientes que serão connectados via cabo, minha duvida éa seguinte os melhores equipamentos para fazer esse ponto, multiponto para passar 50mb com uma boa qualidade, gostária muito que não só você que está me ajudando más os outros amigos que já passaram por essa expenriencia, abraço.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    rocket m5 + dish 30db ubiquiti.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por Rodriguinhow Ver Post
    caro amigo usadosmac, a finalidade será a seguinte, quero passar o link pela cidade para um torre dentro de um condominio, o link chegando no condominio irá atender uma média de 150 clientes que serão connectados via cabo, minha duvida éa seguinte os melhores equipamentos para fazer esse ponto, multiponto para passar 50mb com uma boa qualidade, gostária muito que não só você que está me ajudando más os outros amigos que já passaram por essa expenriencia, abraço.
    Olá Rodriguinhow,

    Seria o equipamento que dimensionei acima, na torre do condominio use o radio Rocket M5 com a antena Dish 30dbi, para esta solução ponto-multiponto e qualquer outra, quanto menos clientes/repetidoras colocar pendurados mais terá largura de banda e qualidade, o recomendado para atendimento com qualidade seria um ponto a ponto.

    Obs: como informei no meu post acima, usei esta solução pois não havia espaço em minha torre, esta foi a unica solução de momento para ampliação.


    Anderson

  6. #6

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Olá rodriguinhow,

    Para esse caso a solução mais indicada mesmo seria o Rocket M5 + Rocket Dish de 30 Dbi, porém é dificil garantir os 50mb, pq é uma banda muito alta, para conseguir isso o alinhamento, visada, fresnell e ruido tem que estar perfeito!!!
    O rocket tem capacidade pra passar 50mbs.. o problema é que nao da pra garantir, porque são muitas variaveis que vao definir o throughput final.. e 50mbs precisa estar tudo perfeito pra passar..

    Abraços.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Mais uma vez pegando carona em um tópico

    Tenho uma internet de 20 mb, gostaria de dividir com alguns parentes meu ( 4 ou 5 no máximo ) e que estão a no máximo 1,5 km de distancia de minha casa.
    quero liberar apenas 2 mb pra cada um.

    Como faco este ponto x multiponto?
    Preferencialmente equipamento ubiquiti

  8. #8

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Mais uma vez pegando carona em um tópico

    Tenho uma internet de 20 mb, gostaria de dividir com alguns parentes meu ( 4 ou 5 no máximo ) e que estão a no máximo 1,5 km de distancia de minha casa.
    quero liberar apenas 2 mb pra cada um.

    Como faco este ponto x multiponto?
    Preferencialmente equipamento ubiquiti
    Estão espalhados a 360° ou dá pra tirar um setor? Da sua casa há visada limpa e direta para todos eles? Algum obstáculo (prédio, arvore, casa, telhado) que impeça de visualizar os pontos onde serão instalados equipamentos, a partir do exato ponto emissor na sua casa?

    Esses dados são necessários pois é o inicio de tudo (estudo de viabilidade)

  9. #9

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Minha casa fica sob um morro, eles estão na parte mais baixa do vale, todos tem visada perfeita, nenhum obstaculo.
    Estão espalhados a mais ou menos um angulo de 100°

  10. #10

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Minha casa fica sob um morro, eles estão na parte mais baixa do vale, todos tem visada perfeita, nenhum obstaculo.
    Estão espalhados a mais ou menos um angulo de 100°
    Em 100° vai precisar de dois painéis de 45°. Em 5.8ghz eu indicaria 2x Nanostation M5 como painéis AP, configurados em bridge e Nano Loco M5 como cliente roteador (para ativar o traffic shapping do rádio)

  11. #11

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Em 100° vai precisar de dois painéis de 45°. Em 5.8ghz eu indicaria 2x Nanostation M5 como painéis AP, configurados em bridge e Nano Loco M5 como cliente roteador (para ativar o traffic shapping do rádio)
    Como pode ser feito a ligacao?
    Devo conectar os 2
    Nanostation M5 ao meu roteador e a mano loco na casa dos meus parentes?

  12. #12

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por rosemiro Ver Post
    Como pode ser feito a ligacao?
    Devo conectar os 2
    Nanostation M5 ao meu roteador e a mano loco na casa dos meus parentes?
    Exato. Se eles não estivessem espalhados iria 1 AP só. Mas devido a abertura de 100° são necessários 2 para cobrir esse espaço.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace ponto multiponto, quais equipamentos usar???

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    Exato. Se eles não estivessem espalhados iria 1 AP só. Mas devido a abertura de 100° são necessários 2 para cobrir esse espaço.
    Bom, pensei que a área era toda livre, hoje fui verificar mais a fundo, e na casa de 3 pessoas , tem arvores na zona de fresnel.