+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre VLANs

    Bom Dia,

    Pessoal estou com o seguinte cenário: 1-RouterBoard 411 e um Hub de 8 portas logo estas portas 7 estão sendo ocupadas com clientes onde: 4 são PPPoE e 3 IPs Fixos. Estes clientes de PPPoE de boa através de meu servidor Radius eu consigo pegar o histórico de conexão deles, mas os de IP Fixos não tem como.
    Através do Cacti eu percebi que se eu criar Vlan's na Mikrotik para cada IPFixo eu conseguiria buscar o trafego em cima desta Vlan Logo assim meu problema estaria resolvido. Mas o problema se da quando eu crio as Vlans na Mikrotik e atrelo o GW do cliente nela dai quando eu faço isto pronto eu não consigo ter comunicação mais com o computador do cliente.
    Minha dívida é um computador colocada diretamente em uma Mikrotik com Vlan eles não se comunicam.

    Ex.:

    -> MIKROTIK --> CLIENTE

    Vlan10: 172.16.0.1/30 --> IP.: 172.16.0.2 Gw.: 172.16.0.1
    Vlan11: 172.16.0.5/30 --> IP.: 172.16.0.6 Gw.: 172.16.0.5
    Vlan12: 172.16.0.9/30 --> IP.: 172.16.0.10 Gw.: 172.16.0.9

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvidas sobre VLANs

    Bom dia,

    Você adicionando TAGs (VLANS) aos pacotes que saem do roteador, logo alguém precisa retirar esses TAGs para que a comunicação seja estebelecida.

    Normalmente é o switch que faz isso, na porta em que o roteador vai ligado, você ativa a opção tagged e na porta onde o PC ou qualquer outro equipamento que não tem VLAN vai estar, você deixa na opção untagged.

    O switch irã então remover os pacotes que vão para o PC.

    Caso seu switch não tenha VLAN existe ainda a possibilidade da placa de rede do cliente possuir, então você pode configurar lá, isso é muito incomum, quase ninguém faz assim, 99% adota ter um switch com VLAN.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre VLANs

    como voce tem um hub, nao vai funcionar...


    tem uma opção, mas que nao considero a melhor:

    se o cliente recebe direto no pc, vc pode veer se o driver da placa de rede do cliente aceita VLAN, se aceitar, basta ativar e colocar a mesma TAG que colocou na interface vlan para aquele cliente... sao poucos os drivers que permitem isto..


    a indicação é: trocar o HUB por um switch gerenciavel .. ai resolve seu problema.. com as vlans..

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre VLANs

    Galera vlwpe dica... tinha quase que certeza que meu problema era este HUB que colocaram no local.