+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Escolher entre dois gateways

    Eaí pessoal.

    Bom, seguinte, tenho a seguinte topologia:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         redea.jpg
Visualizações:	216
Tamanho: 	75,1 KB
ID:      	36950

    Como podem ver na imagem, temos dois gateways nesse domínio e meu servidor(debian 6) tem saída para os dois.
    Nessa topologia, o que me importa no momento é a rede 192.168.16.0/24.


    Partindo do principio que a rede 192.168.16.0/24 tem como gateway o servidor, gostaria de saber como faço para, hora as solicitações para fora do domínio saiam pelo gateway 1 e hora pelo gateway 2.

    Ou seja, eu quero dar um comando no servidor, para que o gateway do domínio seja o gateway 1, e depois de um tempo, com outro comando, o gateway fosse o gateway 2.

    No momento estou fazendo o seguinte, mas não sei se está certo, porque não está funcionando muito bem.

    ativei o módulo iptables_nat.
    ativei o /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth2 -j MASQUERADE
    (eth1 está conectada na 192.168.0.0/24 e eth2 está conectada na 10.1.1.0/24)
    E daí vou alterar o default gateway com:
    route add/del default gw xxx.xxx.xxx.xxx

    Porém, uma vez usando o gateway da rede 192.168.0.0/24 eu não consigo mudar para o 10.1.1.0/24.

    Alguém pode de ajudar com isso?

  2. #2

    Padrão Re: Escolher entre dois gateways

    Load balance não seria se eu fosse usar os dois ao mesmo tempo? Quando eu estiver usando um, o outro não será usado..

  3. #3

    Padrão Re: Escolher entre dois gateways

    Correto seria os dois gateways ligados direto no servidor. Onde nele sairia o tratamento dos pacotes para cada rede e cada gateway.