+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Trafego Individual

    Bom dia,
    Pesquisei no forum sobre o assunto, e não encontrei, por isto deste post, desculpe-me caso já exista uma respostas para minha duvida.

    Bom, hoje tenho uma rede com PPPOE+Radius, funcionando perfeito, surgiu uma nova questão:
    Gostaria de liberar mais velocidade para meus clientes, mas colocando limite de consumo exemplo:
    10Mbits, com limite de 30Gb, apos isto cai a velocidade para 256kbps.

    Ai surgiu minha duvida, existe meio de fazer isto via Mikrotik ? ou estes parametros eu passo via radius ?

    Alguem pode me dar um norte para q eu possa estudar e fazer ?Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Isso é parametro via Radius. Alguns sistemas de gerenciamento de provedor já fazem isso por padrão.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Muito obrigado vou ver !

  4. #4

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Estamos no aguardo de um script 100% funcional para isso aqui nesse tópico!

  5. #5

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    É complicado, meu amigo, pois cada caso é um caso. Além do mais, se der uma pesquisada no fórum vai achar muito material a respeito. E é esse o objetivo do fórum, nunca entregar pronto, mas levar o cara a achar a solução do seu problema da melhor maneira possível. Para scripts prontos, procure consultorias, elas poderão te ajudar.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  6. #6
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Bom dia,

    Acho esse tipo de controle muito ruim, visto que o qualidade do seu provedor vai ser comparada com um 3G, no início do mês é bom, depois que você atinge o limite fica uma discada. O que você vai fazer com a banda que vai sobrar no final do mês?

    Minha sugestão seria utilizar o burst, ele é muito bom principalmente em clientes de banda menor, pois dá uma impressão de que a velocidade de navegação é bem maior do que a contratada.

    Se o cliente tem 256k, você entrega para ele um burst de 512k, por exemplo, ele vai usar por alguns segundos e depois disso a banda volta para 256k.

    Esse controle é zerado por uma janela de tempo em que você diz quantos segundos quer.

    No final da janela, a soma de bits trafegados é zerada, fazendo com que banda do cliente volte para 512k, então enquanto ele estiver NAVEGANDO (rajada) quase sempre a banda vai ser 512k.

    Agora quando ele for fazer um download, somente nos primeiros segundos a banda vai ser de 512k, logo depois cai para 256k e se mantem assim até o download acabar.

    Existe muito material sobre isso, seria interessante avaliar.

    Abraço

  7. #7

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    configura no seu radius isso, tem parametros para isso.

  8. #8

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Se trabalhar com Radius+mysql você pode fazer uma simples trigger no banco de dados que durante os inserts da tabela account a trigger verifica a quantidade de octetcs se der o valor etipulado vc altera o campo que quiser, mas vc tem de criar uma procedure (pode ser dentro do proprio banco) pra voltar a velocidade ao normal quando virar o mês por exemplo, funciona melhor que script pois é instantâneo, o chato é que você vai ter de derrubar a conexão do cliente, você pode fazer isso com o próprio radius mas tem de marcar a opção radius incoming no mk.

  9. #9

    Padrão Re: Controle de Trafego Individual

    Aguardando!!