Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Olá amigos, Estou precisando de ajuda de vocês, e vi que tem bastante profissional na área e conterrâneos da minha terra RS.
    Bem estou querendo fazer um enlace de 5.77km da casa de minha irmã até a minha casa a onde não possui adsl, e nesse ponto-ponto que transferir 35 megas da GVT até minha casa, mas preciso saber, qual equipamento certo devo utilizar para esse enlace funcionar perfeito, que tipo de antena radio etc... Estou colocando os linsk para baixar as imagens do local onde pretendo fazer esse link, não tive sucesso de fazer upload por aqui no forum das imagens.

    Obs. Linha de visada é reta não tem prédios na frente, somente casas, arvores e campo.

    http://www.mediafire.com/i/?e70fvb5kaa5b5di
    http://www.mediafire.com/i/?92zw09awoup0ell
    http://www.mediafire.com/i/?jnhpogj85z3nsgi
    http://www.mediafire.com/i/?3vasnt3s2dkd58x


    Aguardo suas sugestões.
    Mario.

  2. #2
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Um par de Airgrid 23 Dbi ja da conta do recado mais caso queria profissionalizar ainda mais esse enlace vai de NanoBridge

  3. #3

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Meu nobre, para fechar um enlace decente é preciso ter visada de um ponto a outro, até essas árvores que você citou podem atrapalhar, se você poder deixar as antenas bem alto, você pode fechar com AirGrid, com NanoStation, com SXT 5HN, até com NanoBridge só não exagere, vá calibrando e diminuindo a potência se for necessário.
    Lembre-se de usar o mesmo equipamento nos dois pontos.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Uma airgrid fexa certinho, vá fazendo testes diminuindo a potencia até acertar

  5. #5

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Olá amigos,

    Agradeço a cooperação de todos, vocês são bem antenciosos e me ajudaram muito para decedir que tipo de equipamento deverei usar para esse enlace.
    Sobre o Airgrid vocês acham que pode ser de 23 dbi ou a de 27 dbi?

    Deixarei aqui as minhas cordenadas que seria entre o AP e o Cliente.

    from:-30.1863934194, -51.1936130104 (Minha Casa Cliente)
    from:-30.1514040593, -51.1493525131 (Minha irmã AP)

    Abraços,

    Mario.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Parceiro, vai de NanoBridge, além de ser 2x2 ela é direcional e mas indicada para enlaces, sem contar que a diferença não é quase nada e vai te garantir mais qualidade no link

  7. #7

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Citação Postado originalmente por Mariob Ver Post
    Olá amigos,

    Agradeço a cooperação de todos, vocês são bem antenciosos e me ajudaram muito para decedir que tipo de equipamento deverei usar para esse enlace.
    Sobre o Airgrid vocês acham que pode ser de 23 dbi ou a de 27 dbi?

    Deixarei aqui as minhas cordenadas que seria entre o AP e o Cliente.

    from:-30.1863934194, -51.1936130104 (Minha Casa Cliente)
    from:-30.1514040593, -51.1493525131 (Minha irmã AP)

    Abraços,

    Mario.
    Olá Mariob
    Você poderia informar qual a maior altura disponível para se colocar os rádios nas duas pontas? Para ficar bom em 5Ghz digo 100% tem que ter pelo menos duas torres de 20 mts em cada lado Salvo melhor julgamento esta rota esta obstruída pelas edificações durante o caminho. Talvez uma NanoBridge M9 resolva.

    http://dl.ubnt.com/datasheets/nanobr...nbm_ds_web.pdf

    AzLinK

  8. #8
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Citação Postado originalmente por Mariob Ver Post
    Olá amigos,

    Agradeço a cooperação de todos, vocês são bem antenciosos e me ajudaram muito para decedir que tipo de equipamento deverei usar para esse enlace.
    Sobre o Airgrid vocês acham que pode ser de 23 dbi ou a de 27 dbi?

    Deixarei aqui as minhas cordenadas que seria entre o AP e o Cliente.

    from:-30.1863934194, -51.1936130104 (Minha Casa Cliente)
    from:-30.1514040593, -51.1493525131 (Minha irmã AP)

    Abraços,

    Mario.
    Tche a de 23 dbi da legal pois a distancia e pequena

  9. #9

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Aqui tenho um enlace de 6,5 com duas 23 m5 hp e ta passando 60 mega half. So nao vai fazer como muitos que em menos de 8 km estão tacando rocket dish de 30 dbi. hehe.

  10. #10

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Amigo, pode usar as 23 mesmo, como ja foi dito, vai funcionar muito bem.
    Qualquer duvida estou a disposição.

  11. #11
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    RB mikrotik com cartão r52hn e antenas dupla polarização... fica show de bola, robusto e muito confiável... ubiquit ta dando problema demais, airgrid, nanobridge... sinceramente não troco mikrotik por ubiquit ainda, a não ser nos clientes ai sim é uma boa pedida... tenho um amigo com média de 70 nano loco e airgrids todas com defeito e nao esta conseguindo trocar, pois o revendedor mandou um formulario que envia para a ubnt que vai pra nasa, que volta para osama binladen e ninguem resolveu... eu mesmo tenho uns 4 ou 5 com problemas tambem.... resultado, quando funciona é bom mas da problemas demais.

  12. #12

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Olá amigos,
    Agradeço muito a ajuda de vocês e atenção de todos.

    Amigos! Não querendo abusar, mas sobre altura das antenas para esse enlace, precisa de uma certa altura para pegar bem entre as duas antenas, nessas porpoções das cordenadas e as imagens que viram?

  13. #13

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    fecho isso ai com 2 nano loco 5.8 passando 35 megas sem problemas algum..
    [email protected]

  14. #14
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Vixe... cada dia que passa ouço e vejo mais barbaridades... uma empresa dizer que vai fechar um enlace usando nanoloco para passar 35megas parece brincadeira.

    Por estas e outras que o ramo de provedores esta ficando prostituido, os responsáveis ou melhor irresponsáveis não tem o minimo de comprometimento com a qualidade do serviço prestado... alguns criticam a anatel por ser tão rigida e por ser tão caras as taxas de licença, mas estou começando a entender que é a única forma de barrar alguns absurdos como estes.... 35mb deveria ser transportado com rádios digitais em full duplex nem com mikrotik deveria ser... imagina usar nano loco, airgrid, nanobridge.... pessoal vamos acordar, brincar de administrar um negocio eu fazia com 12 anos de idade jogando banco imobiliário, hoje a coisa é séria então vamos ter o minimo de coerência e responsabilidade.

    Vamoas estudar... fazer cursos e empregar tecnicas para trabalhar e se todos seguissem um padrão de qualidade o mercado estaria bem melhor e não a situação caótica que encontramos hoje.

    Ja disse e sou prova viva que: UBNT não é superior a mikrotik em nada... e a unica coisa que vejo é o custo mais baixo, então todos correm atras achando que é a evolução dos equipamentos... uso apenas para clientes e as vezes da até dor de cabeça pois costumam queimar, tenho rbs e cartões em torres a +- 4 anos sem nenhum problema, e desafio um equipamento da ubnt durar tudo isso sem queimar porta lan, sem resetar configurações, sem perder potencia... bla... bla... bla.... isso sem se falar no gerenciamento que é superior, processamento de uma rb 433ah ou rb 493g da show em qualquer rocket da vida....

    Então quer se profissionalizar? usa sempre os melhores equipamentos, e não estou dizendo que mikrotik é o top não, mas é acessivel.

    Ja disse, esta dito!

  15. #15

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Mikrotik em Enlaces. Ubiquiti em clientes. Ai funciona.

  16. #16
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Pois é caio... mas funcionam os ubiquit, as vezes perdem potencia, resetam do nada ou sobe o ping... mas o mikrotik sempre ali fiel as origens... rsrs... gosto muito dos bullet´s 100mw 2.4ghz para clientes... estes nao me deram dor de cabeça.

    Quando me refiro a preferir mikrotik é justamente pela robustes e confiabilidade... quem ja usou groove sabe que é excelente e não anda dando pau por ai, uma rb parada só se molhar ou cair um raio.

  17. #17
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    É osnir, vivendo e vendo de tudo por aqui...

  18. #18

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    você nao deve saber trabalhar por isso vc fala isso meu amigo eu faço link de 60 km com antena de 30 dbi, estuda meu filho e treina pq vc esta pecisando... o cara quer algo barato e facil de mexer..... 4 anos sem atualizar equipamentos esta parado no tempo meus parabens assim vc vai pra frente..

  19. #19

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Marcar la no equipamento 30M 150M 300M é facil transporta esses dados sem perda, irrrrrrrrrrrrrrr.

    São 35M, não é 3,5M não.

  20. #20

    Padrão Re: Ponto-Ponto de 35 megas da GVT à 5,77km, qual equipamento devo usar para me garantir esse link?

    Prezados bom dia, fiz um ponto a ponto utilizando antena aquarius 23 dbi com rb 433ah e cartão XR5, funcionando perfeitamente. 54MB/54MB maravilha !!!
    Abraços