+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Bem estou querendo montar um provedor wireless da seguinte forma...cria uma "bolha" de 5 km e atender a +- 3 mil clientes... estou com duvidas onde posso começar(cursos, equipamentos, legalidade...). Penso que criar esse sinal para atingir 5 km de circunferencia n seria o problema...mas para os dispositivos portateis e até mesmo pc com placa wireless, ficaria dificil me voltar esse sinal...como posso resolver isso... obrigado desde já e parabens pelo forum. muito bom!

  2. #2

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Boa noite,

    Pra atender 3 mil clientes (Considerando 1500 online Simultaneamente) você precisa de no mínimo ums 15 pontos de acesso espalhados pelo lugar, e em cada ponto de acesso, usando cerca de 3 antenas (de 60° à 90°) para ter uma boa cobertura.

    Claro, não adianta só falar, tem que analisar a geografia do Lugar, montanhas, morros, quanto mais melhor, pois assim você tem uma torre por exemplo para cada setor da cidade, sem atrapalhar os outros.

    Você precisa de uma consultoria local, na sua cidade, para analisar estes fatores.

    Se a cidade não tiver morros, for bem plana, não da pra colocar muitas torres, por causa de interferencia delas.

    Dependendo da velocidade dos clientes, voce consegue colocar até 40 clientes por Antena/Radio.


  3. #3
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    3 mil é gente pra dedel heim

  4. #4

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Amigo tem post de kilometros, iria começar bem, mas digo bem mesmo se desse uma lida no forum e uma boa pesquisa com certeza irá se surpeender com o que vai encontrar. Bem vindo ao ramo.

  5. #5

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    O amigo mikrotik4tik tem toda a razão. O conceito de microcélulas é o melhor que tem no que diz respeito a trabalhar com rádio. Suas células vão cobrir um radio de no máximo 1km, e nesse raio, seus AP's estarão com potência baixa, e seus clientes também. Isso favorece o CCQ e o MCS, pois vai permitir uma maior escalabilidade de banda. Cada célula composta de 3 rockets, por exemplo, te dá uma folga aê de uns 180 a 200 simultâneos, sendo que pode chegar a mais com alguns ajustes na mesma, e dependendo das velocidades praticadas. Analise aí, e se precisar de uma consultoria, entre em contato: [email protected].

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  6. #6

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Ja passei por essa situação. Quando começamos imaginamos x clientes, y de despesa, mas depois de algum tempo os numeros nao fechavam e vamos bancando a rede com o bolso, mas finalmente conseguimos equilibrar as coisas e foi melhorando. Me adiciona que conto a historia completa e como agimos. Abraço. Felicidades. [email protected]

  7. #7

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    De forma alguma pense que vc vai conseguir uma boa cobertura nesse raio de 5km apenas com uma torre. Pra não começar errado e gastar mais pra arrumar, faça um bom estudo dos pontos estratégicos onde vc pode montar seus pops para alcançar um raio de 1 a 1,5km cada. E já que vc está pensando grande, não tente fazer sozinho. Pegue uma boa consultoria pra lhe ajudar a iniciar. Não sei onde vc está, mas com certeza nas cidades maiores do seu estado vc vai encontrar pessoal com experiência para lhe dar esse empurrão inicial. Recomendo alguém do seu próprio estado pois o ideal é que possa ir até aí para estudar a localidade, ajudar com os enlaces, etc. Boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Bem... estou querendo montar um provedor wireless como uma cidade digital... onde cada cliente possa acessar em qq ponto de nossa cobertura( ideal a cidade inteira), qualquer aparelho com tecnologia wi-fi(cel, tablet, notebook...). Gostaria de saber qual o preço em media de uma consultoria para esse porte de rede... li algo falando sobre redes mesh, que seria essa forma como quero organizar minha rede, e tbm da tecnologia wimax para cobrir grandes distancias...só que ainda me encontro um pouco perdido... estou querendo saber tbm como funciona a parte de link dedicado...como chega ateh mim, preço, como consegui-lo, entender melhor o funcionamente do provedor... agradeço desde já a ajuda de todos que estão postando neste topico, pois estou aprendendo cada vez mais...obrigado!

  9. #9
    Correndo atrás... Avatar de Leonardo
    Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Próx. a Brasília
    Posts
    152

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Certa vez tive a ideia de espalhar pela cidade vários unifi outdoor, e criar uma grande rede mesh, sera q daria certo?

  10. #10

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Olá, seja bem-vindo JPSEIXASESILVA, (conseguiu um login melhor nao foi?) rsrs
    Olha, eu aqui em na regiao metropolitana de recife, criei a 6 meses microcelulas como os amigos ja falaram aqui, montei já 2 pequenas torres (pequenos pops) para atender a demande de uns 2800 clientes, estou indo para a terceira celula já e com boa aceitação fiz os pequenos POPs em inox com tamanha de 4M cada todos em inox pra nao enferrujar nunca mais, investi pesado, nesse pos eu coloquei em cada um 4 BASESTATION UBNT 90º + rocket tudo em 5.8GHz, e nos clientes uso nanoloco m5, nanostation m5 e nanobridge m5, estou impressionado com a qualidade e elogios dos clientes, aqui tem bastante moro, por isso criei justamente o que me indicaram aqui no forum ( os pequenos POPs) e tem sido uma experiencia muito, boa. Recomendo, vou ver depois de consigo postar as fotos pra todos.
    Recomendo vc começar com 5.8, mas se a grana nao der e se nao tiver tao polulido por aí use 2.4. Pra o que vc quer atender, aconselho se legalizar, e ter um link dedicado com principal.
    Aqui eu tenho 2 ADSL de 35MBPS, 2 de 15MBPS e 10MBPS full todos GVT. Dentro de um PC SERVER LOADBALANCE.
    qualquer duvidas estou a disposição.

  11. #11

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    Olá Maclaud, se puder me ajudar pelo MSN serei muito grato, gostaria de saber um pouco mais aonde posso obter consultoria, e saber melhor sobre os equipamentos, estou pensando em fazer so cursos da mikrotik e tirar as certificcações dele... desde já agradeço... forte abraço a todos...

  12. #12

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    me adiciona no msn,
    [email protected]

    aguardo

  13. #13

    Padrão Re: Como montar provedor wireless para atender a raio de 5 km

    por quanto vc consegui um full da GVT amigo...