+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Olá pessoal,

    Tenho no momento duas perguntas:

    1- Como meu POP está em um condomínio vertical (varios prédios) eu instalei em um dos prédios onde tive dois pedidos o seguinte:
    • um NanoStation M2 em modo Station
    • um Switch
    • um cabo para cada cliente
    • um Roteador em cada cliente


    Tenho uma rede com equipamentos Ubiquiti e um Mikrotik PC.

    Pergunta/Problema: Só conecta um cliente por vez, o que fazer para isso não acontecer?


    2- Meu MK só pega o MAC da Lan de um dos radios ( Radio em modo Station do ado do POP "PTP")

    Pergunta: Como fazer que o MK pegue o IP do Cliente (roteador ou o rádio do cliente)?


    Detalhes da rede:

    Nome:      rede.gif
Visitas:     1288
Tamanho:  9,8 KB


    Sobre a configuração:

    Servidor MK PC com 3 interface lan:
    • eth 1 - IP 10.10.10.1 (cliente)
    • eth 2 - IP 192.168.8.2 (interface p/ link WAN)
    • eth 3 - IP 20.20.20.2 ( interface p/ proxy)


    Radios PTP (Servidor MK --> Station POP):
    • AP lado servidor - IP 192.168.9.7 (PTP)
    • Station lado POP - IP 192.168.9.8 (PTP)


    Radios PMP Nano M2 (POP --> clientes):
    • 192.168.9.9
    • 192.168.9.10
    • 192.168.9.11
    • 192.168.9.12


    Radios PMP Nano M5 (POP --> clientes):
    • 192.168.10.21
    • 192.168.10.22
    • 192.168.10.23
    • 192.168.10.24


    Radios clientes (Casa)
    • Modo SOHO ROUTER
    • IP Classe cliente (10.10.10.xx)


    Radios clientes (predios)
    • Instalei um único radio em Modo Bridge
    • IP Classe POP (192.168.X.XX)
    • um switch
    • um cabo para cada cliente
    • um rotedor wireless para cada cliente (n é necessário, mas estou fornecendo wifi gratis)


    Configuração do roteador:

    • Interface Wan com IP classe cliente (10.10.10.x)
    • Interface Lan com dhcp ativado com ip default.

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Só para complementar as informações, o problema de conectar um cliente por vez é só no prédio

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Faça um PTP somente para o predio com, nano m5, coloque em WDS, e coloque cada roteador para dicar o pppoe, ai sim é algo mais profissionarl/certo de se fazer!!

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    você tem que configurar as repetidoras como WDS.

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Eu uso hotspot.
    Tudo bem que fique mais profissional se eu fizer um PTP para o prédio, mas no PMP deveria funcionar, estou quebrando a cabeça pra saber o porque e como permitir que os usuários tenha seu plano e navegue simultaneamente, muito estranho isso, com um único rádio deveria funcionar... estou aqui agora quebrando a cabeça, se alguém ja teve algo parecido e encontrou a solução por favor me ajude.. vlw

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Pessoal, o problema de conectar um cliente por vez no prédio, já resolvi, o problema estava na configuração do switch.

    Falta só o problema de controle de MAC, mas vou fazer isso diretamente no AP, até mesmo para que o desempenho fique melhor, pois vou dividir todo o processamento, para que seja feito corretamente basta ter um mapa da rede, assim fica fácil gerenciar... vlw, abraço a todos.

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    configura o seu mk para pegar mais de 1 mac assim seu servidor não vai desconectar ninguém. vc vai fazer assim entra no winbox vai em hotspot servers vai em addresses per MAC la vai ta 2 muda para o tanto que vc quizer.olha essa nao é uma soluçao mais vai ajudar em parte.

  8. #8

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Citação Postado originalmente por rickbsi Ver Post
    Pessoal, o problema de conectar um cliente por vez no prédio, já resolvi, o problema estava na configuração do switch.

    Falta só o problema de controle de MAC, mas vou fazer isso diretamente no AP, até mesmo para que o desempenho fique melhor, pois vou dividir todo o processamento, para que seja feito corretamente basta ter um mapa da rede, assim fica fácil gerenciar... vlw, abraço a todos.
    essa não é a solução ideal.

    o ideal é você fazer o controle no mikrotik de preferencia com algum método de autenticação como Hotspot ou PPPoE.

  9. #9
    wallace1
    Visitante

    Unhappy Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    tenho duas nanostation m5, quero fazer ponto a ponto pra joga um sinal da gvt, ja tenho uma linha da velox em brid no meu mikrotik é so trocar e coloca o cabo de rede do nano e ja vai funfar o link?

  10. #10

    Padrão Re: Como configurar os NanoStation com MikroTik

    Quem pode me alxiliar a montar um POP com 3nanostation m5 + uma RB750 pra controlar os crientes ?