Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Amigos gostaria de saber se é irregular ou regular passar cabeamento de rede nos postes, sou provedor de internet tenho uma torre em um bairro uma repetidora tenho uma franquia pela R2web para SCM, o problema é que um cidadão começo a passar cabos de rede por todo o bairro já passo em 33 ruas contadas é sem ser perturbado por nada vai e coloca os cabos na casa do cliente e fazendo os clientes trocarem de serviço por um preço mais baixo sendo que tenho a licença e retirada a % todo mês dos meus clientes e o cidadão anda tranquilo, o que gostaria de saber qual o órgão responsável além da ''ANATEL''.

    PREFEITURA ? EMPRESA DE ENERGIA ? EMPRESAS DE TELEFONIA ? Aonde posso fazer a denuncia?

  2. #2

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    amigo legal e mais depende se ele tem a autorização 01 scm para ser provedor 02 autorização com a compania de energia do estado 03 engenheiro responsavel pelo projeto cabiado dos postes e do modo da alimentação dos equipamentos nos postes

  3. #3

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    rapaz provavelmente nem tem licença 1 nem 2 pq e aquele velho cabo cat 5 azul é em alguns postes umas caixas hermeticas com swiths

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    se ele não tiver a licença para passar o cabeamento voce pode ligar para companhia elétrica e fazer a denuncia .. mas se tiverem o projeto e autorização ele poderá fazer o que ele bem entender ....

  5. #5

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    ele ta fazendo uma rede a cabo de baixo custo usa cabo utp cat5 e a cada 90 e 100 metros usa uma caixa com switch para poder ligar o cliente e repetir o sinal para o ponto sequinte e uma rede muito funcional se ela for bem feita e bem aplicada e e uma concorencia no meu ponto de vista desleal com o provedor a radio mais tem um detalhe do provedor a cabo e a parte eletrica dos switch se não tiver uma proteção legal no verão ele vai ter muito problema com queima de switch

  6. #6

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    ele ta fazendo uma rede a cabo de baixo custo usa cabo utp cat5 e a cada 90 e 100 metros usa uma caixa com switch para poder ligar o cliente e repetir o sinal para o ponto sequinte e uma rede muito funcional se ela for bem feita e bem aplicada e e uma concorencia no meu ponto de vista desleal com o provedor a radio mais tem um detalhe do provedor a cabo e a parte eletrica dos switch se não tiver uma proteção legal no verão ele vai ter muito problema com queima de switch

    isso mesmo tudo que vc mencionou e isso que ele ta fazendo e ainda bem que a q em manaus faz muito calor , e ja vo abri uma chamada e ligar para manaus energia obrigado.

  7. #7

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Este é o primeiro caminho. Se informar junto ao concessionária de energia.

    Se ele está fazendo correto, você vai ter que correr atrás e fazer igual.
    Mas um detalhe que você citou me leva a crer que não tem projeto. Uso de cabo azul, comumente usado.
    Quem faz uma rede dessas dentro dos padrões já usa um cabo para uso externo, vai para a via pública com equipamento de identificação de serviço, como cones, uniforme, capacete, etc etc... tudo que é exigido pelas concessionárias para liberar um projeto, que não é barato.

  8. #8

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Pensei que já tinha visto de tudo.

  9. #9

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Olha, aqui também estão fazendo isto... pior, fui na COELCE da minha cidade, pedí autorização, me enviaram as exigências e, era completamente inviável pois, cobravam 7,50 por poste mais o consumo, empresa para instalar os cabos, engenheiro... estou cabeando com postes próprios e, farei uma denúncia em Fortaleza, na matriz já que aqui, qdo fui fazer a coisa corretamente, fui impedido e, os concorrentes "podem"... é tão ilegal que eles fazem aos domingos e pela noite... o problema é que a filial da minha cidade fecha os olhos...

    Faz como eu fiz, vai na prefeitura, pede autorização, vão te cobrar uma taxa e pronto, do lado de cada poste da concessionária de energia, coloca o seu... aqui uso cano de galvanizado de 3 polegadas e, uma central de distribuição de energia e dados para cada 80 ativos assim, alimento meus switches e, RB 450G, sem problemas.

    Para instalar os canos, uso uam serra-copo, escavadeira manual, cavo, coloco concreto e depois o cano, no dia seguinte é só cabear. Minha equipe de instalação que faz, eles queriam uma empresa indicada por eles... minha rede não eferece riscos a terceiros pois, não é alimentada com CA e sim, com CC, não gera interferência e, em locais muito movimentados, tenho auxílio da prefeitura no controle do trânsito... em 11 meses, tenho o retorno do cano pois, pago 1,10 por poste a prefeitura e, como é por estimativa, nem todos os canos são contabilizados...

    Boa sorte.

  10. #10

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Sim, a denúncia com retorno eficiente deve ser feita na matriz da concessionária de energia do seu estado, eles possuem equipes de fiscalização para este fim mas, como é reuzida, não tem como atuar em todos os municípios, concentrando-se em cidades maiores... faz a denúncia, eles chegam e nem perguntam... passam o alicate e, identificando o meliante, mandam uma fatura bem legal pro infeliz... huahuahakdf

  11. #11

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mas um detalhe que você citou me leva a crer que não tem projeto. Uso de cabo azul, comumente usado.
    Quem faz uma rede dessas dentro dos padrões já usa um cabo para uso externo
    Concordo, tenho visto o uso desses cabos azul e preto em ruas de condomínios fechado, porém nas ruas externas nunca vi, acredito que mesmo em condomínio seja irregular o seu uso.
    Considesando-se que a obrigatoriedade de um projeto para o cabeamento de vias públicas. Qual engenheiro aprovaria um projeto desses com o uso desse material?

  12. #12

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    a companhia e bem desleichada em, aqui a celesc ve isso e mete o alicate, estamos lançado fibra na rede deles, e onde tem cat5 pendurado ja pediram pra passa o alicate. hehe

  13. #13

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Olha, aqui também estão fazendo isto... pior, fui na COELCE da minha cidade, pedí autorização, me enviaram as exigências e, era completamente inviável pois, cobravam 7,50 por poste mais o consumo, empresa para instalar os cabos, engenheiro... estou cabeando com postes próprios e, farei uma denúncia em Fortaleza, na matriz já que aqui, qdo fui fazer a coisa corretamente, fui impedido e, os concorrentes "podem"... é tão ilegal que eles fazem aos domingos e pela noite... o problema é que a filial da minha cidade fecha os olhos...

    Faz como eu fiz, vai na prefeitura, pede autorização, vão te cobrar uma taxa e pronto, do lado de cada poste da concessionária de energia, coloca o seu... aqui uso cano de galvanizado de 3 polegadas e, uma central de distribuição de energia e dados para cada 80 ativos assim, alimento meus switches e, RB 450G, sem problemas.

    Para instalar os canos, uso uam serra-copo, escavadeira manual, cavo, coloco concreto e depois o cano, no dia seguinte é só cabear. Minha equipe de instalação que faz, eles queriam uma empresa indicada por eles... minha rede não eferece riscos a terceiros pois, não é alimentada com CA e sim, com CC, não gera interferência e, em locais muito movimentados, tenho auxílio da prefeitura no controle do trânsito... em 11 meses, tenho o retorno do cano pois, pago 1,10 por poste a prefeitura e, como é por estimativa, nem todos os canos são contabilizados...

    Boa sorte.
    kkkkkkkkkkkkkk este topico foi o mais comedia que já vi. KKKKK isto é retocesso, já até vejo uma foto do futuro destas cidades.
    Olha mãe aqueles postes um atraz do outro ocupando a rua inteira.
    É verdade filha!
    Um é para levar energia até as nossas casas.
    Outro pra levar Internet.
    Um, internet via cabo mãe? eles ainda usam isso por aqui?
    Pensava que todos tinha fibra, wi-fi,Wimax.

    Montar um provedor assim é retrocesso meus caros colegas. Deixa isso para grandes teles, pois o governo subsidia tudo isso ai. Por isso que os caras colocam poste torre ate onde não tem ninguem, mas pequenos provedores fazer isso é loucura.

  14. #14

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por labrbomfim Ver Post
    Olha, aqui também estão fazendo isto... pior, fui na COELCE da minha cidade, pedí autorização, me enviaram as exigências e, era completamente inviável pois, cobravam 7,50 por poste mais o consumo, empresa para instalar os cabos, engenheiro... estou cabeando com postes próprios e, farei uma denúncia em Fortaleza, na matriz já que aqui, qdo fui fazer a coisa corretamente, fui impedido e, os concorrentes "podem"... é tão ilegal que eles fazem aos domingos e pela noite... o problema é que a filial da minha cidade fecha os olhos...

    Faz como eu fiz, vai na prefeitura, pede autorização, vão te cobrar uma taxa e pronto, do lado de cada poste da concessionária de energia, coloca o seu... aqui uso cano de galvanizado de 3 polegadas e, uma central de distribuição de energia e dados para cada 80 ativos assim, alimento meus switches e, RB 450G, sem problemas.

    Para instalar os canos, uso uam serra-copo, escavadeira manual, cavo, coloco concreto e depois o cano, no dia seguinte é só cabear. Minha equipe de instalação que faz, eles queriam uma empresa indicada por eles... minha rede não eferece riscos a terceiros pois, não é alimentada com CA e sim, com CC, não gera interferência e, em locais muito movimentados, tenho auxílio da prefeitura no controle do trânsito... em 11 meses, tenho o retorno do cano pois, pago 1,10 por poste a prefeitura e, como é por estimativa, nem todos os canos são contabilizados...

    Boa sorte.
    parabens pela ideia, não tinha pensado nisso, solicitarão alguma coisa de projeto eletrico ou algo assim?

  15. #15

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    kkkkkkkkkkkkkk este topico foi o mais comedia que já vi. KKKKK isto é retocesso, já até vejo uma foto do futuro destas cidades.
    Olha mãe aqueles postes um atraz do outro ocupando a rua inteira.
    É verdade filha!
    Um é para levar energia até as nossas casas.
    Outro pra levar Internet.
    Um, internet via cabo mãe? eles ainda usam isso por aqui?
    Pensava que todos tinha fibra, wi-fi,Wimax.

    Montar um provedor assim é retrocesso meus caros colegas. Deixa isso para grandes teles, pois o governo subsidia tudo isso ai. Por isso que os caras colocam poste torre ate onde não tem ninguem, mas pequenos provedores fazer isso é loucura.
    retrogado seu pensamento, cada um quer seu espaço, e cabo ou fibra e muito melhor que wifi, sem falar no triple play. mas se voce esta feliz com suas teles assina uma adsl sem garantia de banda e seja feliz.

  16. #16

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por werla Ver Post
    retrogado seu pensamento, cada um quer seu espaço, e cabo ou fibra e muito melhor que wifi, sem falar no triple play. mas se voce esta feliz com suas teles assina uma adsl sem garantia de banda e seja feliz.
    Cara acho que vc não entendeu o tom da sátira que eu escrevi.
    Se cada um querer conquistar espaço, e sair colocando poste na cidade vai ser meio complicado até mesmo andar, no tom final a observadora da minha pequena sátira deixa claro as tecnologias existente.
    Mas vem aqui! você fala em garantia de banda, você é capaz de dar garantia de banda? garantia de banda de quanto? pois se uma tele afirma te dar 20 % ou 3 % de garantia, isto é a garantia dele, mas se você quer garantia de 99% durante 365 dias posso te afirmar quem nem a embratel, gvt, ou qualquer gigante garante isto. Pois se garantisse não precisariamos de redundância de links, pois muitos pensam que a redundância é so por que corre o risco de uma fibra se romper, isto é verdade, e hoje muitas teles usam isso como desculpa. Mas so uma duvida você me da quanto de garantia de banda mesmo, em sua rede?
    So uma dica, estude bastante.

  17. #17

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por werla Ver Post
    retrogado seu pensamento, cada um quer seu espaço, e cabo ou fibra e muito melhor que wifi, sem falar no triple play. mas se voce esta feliz com suas teles assina uma adsl sem garantia de banda e seja feliz.
    Cara acho que vc não entendeu o tom da sátira que eu escrevi.
    Se cada um querer conquistar espaço, e sair colocando poste na cidade vai ser meio complicado até mesmo andar, no tom final a observadora da minha pequena sátira deixa claro as tecnologias existente.
    Mas vem aqui! você fala em garantia de banda, você é capaz de dar garantia de banda? garantia de banda de quanto? pois se uma tele afirma te dar 20 % ou 3 % de garantia, isto é a garantia dele, mas se você quer garantia de 99% durante 365 dias posso te afirmar quem nem a embratel, gvt, ou qualquer gigante garante isto. Pois se garantisse não precisariamos de redundância de links, pois muitos pensam que a redundância é so por que corre o risco de uma fibra se romper, isto é verdade, e hoje muitas teles usam isso como desculpa. Mas so uma duvida você me da quanto de garantia de banda mesmo, em sua rede?
    So uma dica, estude bastante.
    Pelo visto você também não leu o post anterior, na qual a pessoa diz que possivelmente seja cabo CAT5.

  18. #18

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Quando se fala em garantia de banda, é com relação a disponibilidade para o usuário.
    Todos os contratos preveem uma possivel interrupção por algum problema. Afinal não vivemos num mundo perfeito. Problemas eletrônicos ou outros podem interromper. A questão é: em quanto tempo o serviço será restaurado... Isso sim pode ser um diferencial.
    Já falar em garantia de banda para usuarios finais em wireless é muito complicado. Tem uma série de fatores que podem fazer uma rede num momento ou outro não render o que se espera.
    Já no cabeamento, apesar disso também poder acontecer, é muito mais dificil.
    Já as operadoras que usam tecnologia ADSL, não podem mesmo garantir. O princípio da tecnologia é esta mesma. Não garantir, mas compartilhar.

  19. #19

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    exatamente isso o ADSL preve banda maxima mas não minima, quanto a redundancia, e imprecindivel para um provedor, essa semana mesmo nosso link GVT ficou 18 horas inoperante, mas nossos clientes nem perceberao, e por falar neles posso oferecer planos com link full 100% garantia de banda, 99% de disponibilidade.

  20. #20

    Padrão Re: [duvida] sobre cabeamento de rede em postes de energia.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Uma coisa que eu queria fazer (Se tivesse dinheiro) seria passar dutos pelas ruas.

    Tem que pedir servidão administrativa na prefeitura e quebrar asfalto pra cacete e reasfaltar de novo, haja grana.
    Mas tendo os dutos na rua, em quase todas as ruas, é possível passar fibra.
    Esta sim é uma ideia valida, pois deixa as cidades limpas visualmente, pois se não, daqui uns dias vai ser uma verdadeira teia de aranha, igual as primeiras cidades iluminadas.