Uma boa notícia para a população de minha cidade: a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações divulgou nesta segunda-feira (2) a lista dos 80 municípios brasileiros selecionados para a fase piloto do projeto Cidades Digitais. No Estado de Pernambuco, três cidades foram contempladas. Em todo o Sertão do Estado, apenas minha cidade (região do Araripe) teve seu projeto aprovado.Com o objetivo de melhorar a gestão pública municipal, resultando em maior acesso das comunidades à internet e aos serviços de governo, as 192 cidades que participaram da seleção foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede.Além da rede de internet nos prédios públicos que compõem a prefeitura municipal, a cidade contará com três pontos de internet gratuita à população. São eles: Praça Pe P Modesto (área central), Academia das Cidades (área do bairro S Fco) e a Praça J L H, na Agrovila V do M.O prefeito do município, B A, comemorou a contemplação de minha cidade no projeto e afirmou: “A inclusão do nosso município neste projeto é de grande importância para toda a população. Não medimos esforços para que minha cidade estivesse entre as cidades selecionadas e agora teremos uma rede de acesso à população, que também atenderá as necessidades dos prédios que integram a administração pública municipal.”Sobre o Cidades Digitais – O projeto-piloto Cidades Digitais do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população. Proporciona o acesso da comunidade aos serviços de governo, além da inclusão digital dos municípios brasileiros, resultado em desenvolvimento local. O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.