Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas de iniciante novo provedor

    ola pessoal tenho algumas duvidas irei abrir meu pequeno provedor com link dedicado e tenho algumas duvidas.
    primeira duvida, vou usar o pppoe e controle de banda onde fica melhor fazer a autenticação e o controle de banda nas rb800 na torre ou na rb 1200 que vai ser o server mk.
    quantos clientes eu consigo colocar numa rb 1200 fazendo controle de banda e pppoe. meus planos serão 600k - 1 mega e 2 megas.
    irei trabalhar com o sistema todo em 5.8 e tudo homologado pois irei dar entrada na minha scm antes de abrir o provedor ai surgi outra duvida posso montar todo o provedor e fazer alguns teste enquanto chega a licença ou terei que ficar com tudo guardado nao irei pendurar nenhum cliente enquanto não chegar a licença.

    quem puder ajudar agradeço a atenção abraco aos amigos do Under.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Tá cheio da grana hein... vai arrumar clientes do dia pra noite pra banca o mês?
    aweiooiewoiewoew, geralmente todo mundo começa com adsl.
    Todo bota pra funcionar com adsl sem licença sem nada no começo
    Agora sei lá, como vc já deu entrada na scm!

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    então fio rsrs num to cheio da grana meu sogro pego um acerto e vamos abrir eu pensei em começar com adsl sem licença mas vejo muitas historias de gente que perde tudo ai preferimos começar legalizado o link aqui e barato na minha região em quatro megas vou pagar 1200 reais
    clientes vamos correr atras conheço bastantes usuarios de outros provedores da região e legalizado podemos começar com uma divulgação mais rápida na região ond vou montar os provedores nao tem mais portas para adsl.
    e eu não dei entrada na licença ainda estou abrindo a firma vou comprar os equipamentos e ai dar entrada na licença. ja ja faz 4 nos que venho estudando agora apareceu a verba e vou arrisca seja o que deus quiser.

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    É ta barato mesmo... aqui os concorrente(GATONET) pegaram pelo menos 36 cliente das "Legalizadas" que tem antena em cima de igreja até... mas tudo sem informação, só que nem tenho como concorrer com ele pois ele tem uma puta torre de pelo menos 10 metros com uma omni la em cima mandando sinal pra tudo qualquer lugar incluindo interferencia e ruido, ai fica fodas!

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    poise e foda mas bicho eu acompanho o fórum a uns 3 anos e meio quando sai de um provedor que fazia instalação e pensei em motar o meu aqui tem muito gato net menos na minha regia pois nao tem adsl disponível por perto se não tava ferrado tbm mas creio que se fizer tudo certo não vou ficar milionário mas vou tirar meu sustento e o sustento do provedor.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Ai sim hein.. até porque se for ver não tá compensando mais não... ADSL tá muito barato e dedicado muito caro :S

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Roteamento dinâmico ospf, controle de banda na torre e autenticação radius.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Amigo, o bom é vc ter um servidor freeradius para autenticar os clientes, fica mais facil controlar, se vc precisar de ajuda, me add no msn q eu ajudo vc.

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Adsl a anatel nao ta nem ai somente se for denunciado, agora link dedicado pode vender ate pra passarim que preocupa com a vida dos outros, o problema é se seu concorrente não gostar de sua concorrencia e te ferrar a anatel vai ate sua porta te multa vc nao perderá os equipamente na primeira vez so pediram pra desativar, porem com essa multa vc pode ser processado e sua SCM nao saira tao facil, muito menos se ja tiver tirado o CNPJ

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    krsprodutora, caso tenha a grana pra bancar o projeto, pede para teu engenheiro conseguir uma liminar na justiça pra começar a trabalhar, na Solintel (engenheiro Brandão, procura no google), eles fazem isso, assim quando a Anatel chegar no seu provedor, vc terá um documento te dando o direito de explorar a atividade de provedor até sua scm sair, tendo em vista que pode demorar de 6 meses a até mais de um ano pra que a Anatel conclua tua scm. Quanto aos equipamentos, depende do número de clientes, mas se tiver uma quantidade considerável compensa um servidor radius, para começar com poucos, configura um hotspot numa rb dessas que vc citou e corra para o abraço. Contato no msn do engenheiro: [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    É então aqui na minha cidade tá lotado de gatonet e nunca deu nada e já deve fazer uns 3 anos que fazem isso!

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Caro felipewm, me responda o que seria um preço justo por um provedor via rádio, como se chegar o preço real, por cliente ativo, por receita ou simplesmente por infra montada?
    Lhe pergunto isso, pq, estou também em fase de estudo para montar 1 provedor via rádio em uma cidade de 25000 habit, e essa é uma das dúvidas, será que vale a pena e quanto valeria se tivesse pronto?

    Abs

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Os últimos negócios que vi foi na faixa de 6X o faturamento e ainda parcelado em 6X. Te garanto que vai achar comprador.

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    O grande problema hoje, é investir em qualquer atividade, o governo toma muita atitude precipitada, imagine como ficou quem trabalha com carro usado com a baixa do IPI, 10% do estoque pro ralo, fora que quem está vendendo é só as agencias, nunca esquecendo que isso é uma MP (medida provisória), daqui uns dias volta o IPI e dai?

    Nos provedores regionais é a mesma coisa, agora com essas cidades digitais, isso só abre margem para mais e mais roubos dos contribuintes, aqui em nossa região está assim a prefeitura diz que é de graça mas o custo é alto e o imposto aumenta.

    O governe deveria incentivar a concorrência e só.

    Dai entra o dilema quando vale 1 provedor. Depende dos planos do governo.

  15. #15
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Tem um provedor que fatura 6mil/mês com a carteira de 105 clientes ativos, ele pediu 90 mil pelo provedor, tem dois ponto a ponto, um com dish 34dbi e outro com airgrid, 3 paineis e uma omni, utiliza duas torres alugadas, não inclui servidor e nem cache. Então, o equipamento dá menos de 10% desse valor. Qual a opinião de vocês? Compensa? Que tipo de contra proposta posso fazer, sem falar besteira pra não ofender, isto é dentro do aceitável na atual situação da economia nacional? Espero sua sugestão. Abraço a todos.

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Citação Postado originalmente por felipewm Ver Post
    Boa noite amigo ! O Grande problema é este, geralmente quando se tem por exemplo uma arrecadação de 10.000,00 , vc multiplica por 12(meses) que no caso seria 120.000,00 , mas ninguém compra e outra as despesas estão cada vez mais altas como por exemplo a queima de equipamentos por conta destas alterações climáticas , funcionários mau intencionados, gatos em sua rede, ou seja sinceramente eu gostaria muito de sair do ramo porém principalmente com a economia global do jeito que está hj cabe até uma grande pergunta,,,,, INVESTIR EM QUAL RAMO DE NEGÓCIOS ? Sendo que todos estão quebrando.
    Abrçs !
    Boa tarde a tds !

    Quando falamos de "crise", "quebradeira" ou instabilidade economica, acho que deveríamos ver "OPORTUNIDADES". Bom isso é muito bonito em livro de alta ajuda, mas no fundo sabemos que deveria ser uma constante realidade, a não ser, pelos sistemas e governos que infelizmente rege nosso país...

    Deixando a politacagem de lado, vamos ao que interessa, não creio que investir em técnologia seja um investimento de alto risco, mesmo pq estamos falando de um investimento de pequeno para médio (no caso de um provedor via radio), eu confesso que estou muito entusiasmado com a oportunidade que estou querendo aproveitar ( leiam o tópico ESTUDO DE VIABILIDADE PARA PROVEDOR VIA RÁDIO), estou saindo de um negócio que não deu certo para retornar ao mercado de telecom, tenho ouvido muitas boas histórias, mas também muitos lamentos a respeito do mercado de internet via Wll.... espero poder em algum tempo contar a vcs boas histórias tbm...

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Citação Postado originalmente por felipewm Ver Post
    Olá amigo, tenho apenas uma resposta rápida para seus argumentos sobre não crer ser uma perda em investir em tecnologia ,, Em apenas 6 meses a UBNT já perdeu mais de 30 % do valor de suas ações e a cada semana vem decaindo mais e mais e mais, então abram os olhos aqueles que ainda acreditam que algo ficará de pé.
    Estamos vivendo momentos muito dificeis na economia mundial; mas não creio que pequenos investimentos direcionados, principalmente no segmento de serviços, seja de alto risco.
    Vou lhe dar um exemplo do que alto risco:
    estou saindo de um negócio de familia onde foram comprados belo BNDES R$ 25.000.000,00 em maquinas de terraplenagem e equipamentos para construção civil pesada, resultado, estamos a tres anos trabalhando para grandes obras do PAC, como transposição do Rio Sâo Francisco , Trasnsnortdestina e etc...
    Só pra vc ter uma idéia temos mais de R$ 4.000.000,00 a receber em mãos de empresas como Oderbrech, Galvão, OAS a mais de 8 meses, são perto de 1/2 milhão de reais por mês de saldo negativo no faturamento...
    Volto a pergunta a vc, será que investir 30, 50 ou R$ 100.000,00 em um Provedor estruturado em uma cidade onde a única concorrencia é a tele local e as tele celular com seus 2 ou 3G, é uma furada?
    É melhor investir esse pequeno valor e ter o objetivo de se ter em (X) tempo uma renda de 10 ou 15.000,00/ mês? Ou partir pra grandes negócios onde os retornos tambem são grandes, mas os riscos nem se falam?

    Abs

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas de iniciante novo provedor

    Voltando ao principio deste tópico, também estou com esta mesma dúvida, quanto aonde devo fazer o controle dos clientes, em qual RB. Estou começando um provedor em um cidade de quase 50 mil hab. que ja tem provedores, estou juntando 4 links de 10mb cada em uma rb, e mando estes 40 mb para uma outra rb na antena para mandar para os rockets m5. Qual seria o modelo ideal para cada rb. estou pensando em uma delas usar a rb450g. O provedor tem uma expectativa de chegar a 500 clientes em 6 meses.