+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Prezados,

    Estamos realizando alguns testes de laboratório visando descobrir qual a melhor configuração e banda máxima que pode ser atingida em um enlace ponto-a-ponto. Estamos usando equipamentos Rocket M5 e Routerboard 411AH + R52Hn, sempre aos pares, ou seja, Ubiquiti com ubiquiti e Mikrotik com mikrotik. Testamos várias configurações em ambas as arquiteturas: Bridge/Router, 802.11N/Airmax/NV2, potência alta/baixa, 2,4/5,8 GHz, etc.

    Nossos testes não conseguem passar da taxa de 60 Mbps. Nunca chegam perto de 100 Mbps, que seria o limite da Ethernet. Chegamos a testar a transmissão direto pelo cabo e chegou a 100 Mbps, confirmando a velocidade do Fast Ethernet. No entanto, quando passa pelo enlace de rádio, a banda nunca ultrapassa 60 Mbps.

    Alguém teria alguma ideia de como eu possa aumentar essa banda? Acho que alguma coisa está errada. Estou configurando canal de 20/40 MHz, mas parece que nunca chega a usar os 40 MHz, ficando sempre em 20 MHz. Consigo forçar isso? O que precisa ser feito?

    Abraços e obrigado,

    Sérgio

  2. #2

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Só usando o teste interno dos equipamentos Wlan X Wlan assim não tem interferência da lan, para testes acima de 60mb utilize equipamento gigalan

  3. #3

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    O teste interno dá 60/60 mbps e 120 mbps half.
    A questão é: qual a configuração ótima desses rádios para que eles façam, pelo menos, 100/100 Mbps ?

    Abraços,

    Sérgio

  4. #4

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório


  5. #5

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Em Nv2 da tranquilo com esses equipamentos . Em bancada coloque o minimo de potencia tipo 4 dbm .

  6. #6

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Olá, amigo já conseguir passar no teste da Nanobridge M5 94Mbs de download e 72Mbs de upload em Full Duplex

  7. #7

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    COm qual software está fazendo teste? Se for com o BTEST de um PC para uma RB, esquece. A RB senta o processamento quando roda o BTEST em tráfegos altos. Isso acontece também com PC. Tenta usar o IPERF para linux, junto com o JPERF para windows, o troço é meio ignorante pra testar banda.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  8. #8

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Amigo com relação NV2, e um protocolo que só tem função em Multi-ponto, ponto a ponto não tem ganho nenhum.

  9. #9

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Citação Postado originalmente por evandrojso Ver Post
    Amigo com relação NV2, e um protocolo que só tem função em Multi-ponto, ponto a ponto não tem ganho nenhum.
    Na boa cara,claro que tem ganho em PTP.

  10. #10

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Citação Postado originalmente por Fernandols Ver Post
    Na boa cara,claro que tem ganho em PTP.
    Amigo só ler documentação com atenção: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Nv2

    usando nosso velho amigo tradutor google, segue trexo
    NV2 protocolo é um protocolo sem fio proprietária desenvolvida pela MikroTik para uso com Atheros 802.11 chips sem fio. NV2 é baseado em TDMA tecnologia de acesso (Time Division Multiple Access) meios de comunicação em vez de CSMA (Carrier Sense Multiple Access) media tecnologia de acesso utilizada em dispositivos 802.11 regulares.
    A tecnologia TDMA acesso à mídia resolve o problema do nó escondido e melhora o uso de mídia, melhorando assim a taxa de transferência e latência, especialmente em redes PtMP

  11. #11

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Olá!

    Sei que já tem um bom tempo que não postam nesse tópico, mas gostaria de reativar ele, pois estou nessa mesma situação.

    Eu estou testando um enlace com mikrotik de 3,6 km e queria ver se conseguia chegar aos 100 Mbps half.

    Estou usando a RB912G nos dois lados e antenas rocket Dish 30dbi. O sinal tá -46, modulando em 243/243 com CCQ acima de 90%.

    Nessa condição, através do Btest entre as duas interfaces wireless, estou conseguindo uma banda de 200 Mbps Half com UTP.

    Até aí tudo bem, pois a banda que eu pretendia era de 100 Mbps Half. o problema ocorre quando eu faço o teste em TCP. Só passa 50 Mbps half.

    O que será que pode estar impedindo chegar aos 100 Mbps half? Sera que eh a RB que n'ao ta dando conta de gerar trafego TCP?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	407
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	47071  

  12. #12

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Olá!

    Sei que já tem um bom tempo que não postam nesse tópico, mas gostaria de reativar ele, pois estou nessa mesma situação.

    Eu estou testando um enlace com mikrotik de 3,6 km e queria ver se conseguia chegar aos 100 Mbps half.

    Estou usando a RB912G nos dois lados e antenas rocket Dish 30dbi. O sinal tá -46, modulando em 243/243 com CCQ acima de 90%.

    Nessa condição, através do Btest entre as duas interfaces wireless, estou conseguindo uma banda de 200 Mbps Half com UTP.

    Até aí tudo bem, pois a banda que eu pretendia era de 100 Mbps Half. o problema ocorre quando eu faço o teste em TCP. Só passa 50 Mbps half.

    O que será que pode estar impedindo chegar aos 100 Mbps half? Sera que eh a RB que n'ao ta dando conta de gerar trafego TCP?
    Legal essa Rb,não conhecia aonde vc encontrou a venda?

    Quanto aos testes eu nem considero os testes por tcp feito direto nas rbs pois elas nao tem processamento suficiente pra passar toda a banda que poderia no enlace quando ela mesma gera o trafego por tcp,se em udp ta passando isso que relatou no trafego real quando tiver em produção vai passar bem proximo disso.

    Abs.

  13. #13

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Eu comprei ela de um fornecedor que importa do PY. http://vendaswireless.com.br/

    Até agora tem me surpreendido a performance dela. Tem uma potencia muito boa, bom processador, boa memória RAM e interface Gigabit. O preço também eh excelente, em torno de R$280,00. Por enquanto a unica desvantagem é que ainda não foi homologada.

    Amanhã vou fazer mais testes usando o Jperf em duas máquinas ligadas uma em cada ponta, aí poderei ter uma noção mais realista da performance do enlace.

  14. #14

    Padrão Re: Teste de banda máxima Ubiquiti/Mikrotik em laboratório

    Legal! vou dar uma ligada pra la pra cotar uns materiais,cara eu uso o btest da Mikrotik pra fazer testes com laptop,mas faz aí e posta o resultado em tcp no Jperf.

    Abs.