+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Instalação de Torre

    Bem caros amigos
    Estou a abrir uma provedor aqui na cidade que moro
    Já andei fazendo umas cotações da instalação da torre
    fixadores , cabos de aços , sinalizador etc..

    A duvida que tenho é a seguinte:

    Precisa de autorização do Crea para levantar a torre ?
    Se sim
    Quem da entrada na autorização ?
    Eu mesmo ou o engenheiro ?

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    o correto é, projeto arquitetonico da torre + projeto eletrico, registro da obra de instalação no crea, pagamento das art
    no projeto eletrico vai o balizamento, aterramento e para raios, bem como instalaçao eletrica dos seus equipamentos.

    um amigo meu gastou 3.900 com projetos + torre, e 4.500,00 com para raios, instalação eletrica, balizamento, aterramento. isso em uma torre de 35 metros.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    o correto é, projeto arquitetonico da torre + projeto eletrico, registro da obra de instalação no crea, pagamento das art
    no projeto eletrico vai o balizamento, aterramento e para raios, bem como instalaçao eletrica dos seus equipamentos.

    um amigo meu gastou 3.900 com projetos + torre, e 4.500,00 com para raios, instalação eletrica, balizamento, aterramento. isso em uma torre de 35 metros.

    ate entao so a torre com os acessorios tudo bonitinho ja vai custando em torno de 4.800 mais os caras ja mandam os acessorios de acordo com a metragem da torre entende ?

    mais vamos pra frente , irei ver como faço isso no crea
    arrumar um engenheiro pra da entrada nisso

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    amigo quanto ao crea vc mesmo pode dar entrada, pra legalizar é que vai precisar da parte elétrica e aterramento. Aqui o crea exige o projeto baseado na segurança, pois se a torre ficar em área urbana isto é fundamental. Quanto ao aterramento, vc mesmo pode fazer, desde que quando medir com aterrômetro fique dentro das exigências de segurança, utilize cordoalha de 7 fios de cobre e hastes de 2,5m, uma a cada metro, umas 10 já dá um bom resultado, numa valeta a pelo menos um metro de fundura, na ponta do cabo uma gaiola de cobre ou radiadores metálicos velhos. Agora se o negócio for profissional segue as dicas do edimarmega, os passos são estes mesmos.
    Se ajudei clica na estrelinha, blz.

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Ok, sou engenheiro mecânico e entrei neste portal há pouco tempo, assim não sabem de mim. No ano passado uma pessoa de Sumaré, me achou pela internet, fiz uma ART e um documento comprobatório de que a torre atendia as normas, pronto a prefeitura não o incomodou mais, e do CREA foi resolvido também. Ai vai da pessoa em ter documentos tipo um desenho em autocad e memória de cálculo, sendo que este cálculo tenho feito na mão, sem software por que existe para compra, mas, é mais voltada para estrutura de galpões ai também não se sabe se os cálculos são confiáveis, deste modo por ter entrada do ano passado para cá prefiro fazer na mão, e já tenho um pequeno software aonde posso tirar obter 70% dos cálculos, e também vai de analisar a torre, tipo dela e faço uma edição com fotos explicativas, deste modo preciso de todos os detalhes da torre, suas medidas, de suas peças e assim a análise vai de um tempo, a ART faço em 10 minutos. Podem me escrever no meu e-mail privativo [email protected] e tel 16 3307 5217 e 8118 2522 Tim ou 9164 2727 Claro ou 9792 7090 Vivo horário de atendimento 24 hs de segunda a segunda, não tem esta de desligar celular não ficam ligados direto e reto. Porém, estou em São Paulo, tenho Visto em SC, MG, TO, BA e outros estados é só ter uma procuração e envio por correio, sem custos no CREA, ai entrou no on line e faço a ART, ou faço estudo aqui e vai indicando o endereço da instalação se já instalada a torre. Solicite orçamento, prazo e forma de pagamento.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         memoria calculo.JPG
Visualizações:	793
Tamanho: 	21,9 KB
ID:      	37330  

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Ok, sou engenheiro mecânico e entrei neste portal há pouco tempo, assim não sabem de mim. No ano passado uma pessoa de Sumaré, me achou pela internet, fiz uma ART e um documento comprobatório de que a torre atendia as normas, pronto a prefeitura não o incomodou mais, e do CREA foi resolvido também. Ai vai da pessoa em ter documentos tipo um desenho em autocad e memória de cálculo, sendo que este cálculo tenho feito na mão, sem software por que existe para compra, mas, é mais voltada para estrutura de galpões ai também não se sabe se os cálculos são confiáveis, deste modo por ter entrada do ano passado para cá prefiro fazer na mão, e já tenho um pequeno software aonde posso tirar obter 70% dos cálculos, e também vai de analisar a torre, tipo dela e faço uma edição com fotos explicativas, deste modo preciso de todos os detalhes da torre, suas medidas, de suas peças e assim a análise vai de um tempo, a ART faço em 10 minutos. Podem me escrever no meu e-mail privativo [email protected] e tel 16 3307 5217 e 8118 2522 Tim ou 9164 2727 Claro ou 9792 7090 Vivo horário de atendimento 24 hs de segunda a segunda, não tem esta de desligar celular não ficam ligados direto e reto. Porém, estou em São Paulo, tenho Visto em SC, MG, TO, BA e outros estados é só ter uma procuração e envio por correio, sem custos no CREA, ai entrou no on line e faço a ART, ou faço estudo aqui e vai indicando o endereço da instalação se já instalada a torre. Solicite orçamento, prazo e forma de pagamento.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    PlpTorres vou fazer 2 torres de 30 metros triangular cada segue descrição.

    Cantoneira vertical 3/4 x 3/16
    Triangulos de barra chata 5/8 x 3/16 - 3 lados de 25 cm
    Distancia entre os triangulos ~ 45cm
    Travessa diagonal de Ferro redondo 5/16
    Emendas com 6 parafusos 1/4
    Modulos de 2 metros.
    Estaios com 1º a 6 metros de altura, proximos a cada 2 metros.
    Estaios em Arame de aço de cerca
    Esticadores tipo catraca.

    Quanto vc cobra p/ fazer os projetos desta torre, arquetetonico e eletrico.

    Att
    Muito obrigado

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Bom dia

    Sou projetista em mecanismos e todo projeto tenho que alinhar meu plano para iniciar um projeto novo, assim preciso consultar quem me fornece fabricação, sobre como estão fabricando hoje, devido a informações deles no fabrico da estrutura, e quanto eles cobram para fabricar uma torre deste tipo, sabendo que temos padrão de mercado, mas, todo pedido é um pedido novo, e assim eu posso conformar as medidas e poder fazer os cálculos de cada componente, isto eu faço na unha, cálculo por cálculo tenho um software que me ajuda a ser mais rápido nos cálculos, mas, eu reviso cada conta feita para evitar erros de cálculos que software possuem em arredondamento de contas, dá sempre um pequeno erro, se descuidar erra poucos milimetros, mas um parafuso pode soltar se houver erro num cálculo, softwares dizem ser confiável, nem sempre.

    Vou entrar em contato com meus fabricantes para alinhar este projeto, e com eles eu faço um percentual de cálculo, o quanto seja justo do meu trabalho, geralmente estes projetos são feitos uma única vez, já torres se pode produzir em cima de um projeto já feito, assim meu trabalho é uma única vez e depois não se tem mais este tipo de trabalho.

    O que eu tenho feito é memória de cálculo sobre os componentes que me passou, ai isto leva um certo tempo depende por que tenho outros trabalhos em curso, e me dedicar só a um, e ser rápido tipo pelo menos uns 15 dias só neste projeto, não tenho assessores, só uma desenhista quem monta o desenho em autocad enquanto eu faço cálculos iniciais, certo!

    Um outro dia para uma torre tubular com 30 metros foi acertado o valor de R$ 5.000,00 e pagamento mensal de R$ 1.000,00 para entregar a memória num prazo de 60 dias, e por ter já este cálculo, como outros já feitos, fica mais rápido o próximo projeto concorda! Para isto preciso de mais informações sobre a parte construtiva e com eles obtenho ângulo corretos, e quanto me cobram para me fornecer informações de fabricação, eu sou projetista vou no fabricante e vejo como é mais fácil para ele construir, ai em cima disto faço cálculos, não posso fazer tudo teórico por que ai fica teórico na hora de fabricar dá diferenças construtivas isto é via de regra, sempre armo um tipo de protótipo e vejo as montagens, e confiro com o cálculo teórico ai apresenta-se um erro percentual, que é comum em projetar produtos.

    Se pode aguardar hoje é sábado e todos somem de final de semana, ai até quarta-feira consigo falar com este povo, e a parte elétrica cara não faço não tenho um amigo que é engenheiro elétrico e cabe a ele, assim como a fundação é por conta de engenheiro civil.

    Se quer projeto total, ai tenho que ver orçamento com o civil e com o eletrico, com a desenhista e com os fabricantes das dicas de fabricação.

    Se quizer me escrever no meu e-mail: [email protected] Paulo ou 16 3307 5217 ou 16 8118 2522

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Olá amigos!

    Estou precisando de uma torre de 18m, na zona rural. Preciso homologar junto a ANATEL, ter licença do CREA etc...

    Irei utilizar para fechar um enlace, ponto à ponto.

    Fico no aguardo de ajuda.

  10. #10

    Thumbs up Re: Duvida Instalação de Torre

    Olá

    Aqui neste portal as datas nas mensagens estão equivocadas, assim não dá para saber quando foi postada, eu estou lendo e escrevendo aqui desde ontem, e minhas mensagens vem com data de 2009, não sei o que ocorre neste portal.

    Sobre legalização de torre, está havendo mudanças no mercado, dentre elas as prefeituras estão fiscalizando e com isto exigem uma série de documentos, os quais eu já tenho feito em algumas cidades e com isto posso lhe auxiliar neste sentido.

    O correto hoje é ter ART do engenheiro civil da fundação, ART do engenheiro mecânico da estrutura metálica e ART do engenheiro elétrico na medição da irradiação e aterramento.

    Além disto tem que treinar os funcionários da empresa montadora nas normas regulamentadoras com uso de EPI´s com ART de engenheiro mecânico quem pode treinar eles e conceder a cada um deles um certificado de conclusão de curso de treinamento em quedas em alturas.

    Outro documento também essencial é a ART para ATESTADO DE COMISSIONAMENTO dos equipamentos tipo caminhão munck com torre telescópica para elevação e içamento dos módulos das torres, sem este documento a obra está sendo embargada e lacrada da Anatel passa uma fita adesiva e o proprietário da torre tem que assinar um termo de que irá zelar pela conservação da torre até o dia que vier a ter toda a documentação e isto deste modo vai amargar bons meses, por que a burocracia é complicada quando se embarca uma instalação sem documentos, sem ART´s dos engenheiros.

    O correto é pensou em ter uma torre, já compra todo o projeto pronto, planta do engenheiro civil da fundação, projeto em autocad com memória de cálculo do engenheiro mecânico, e ART do engenheiro elétrico da parte elétrica, após isto tudo terá que faze a documentação para a prefeitura para ter o álvara de instalação.

    Quando for instalar a torre, terá que ter uma empresa montadora (geralmente é o fabricante da torre), este irá lhe apresentar a ART do engenheiro mecânico, para montagem e instalação, e as ART´s de treinamento de seus funcionários nas NR`e do ATESTADO DE COMISSIONAMENTO do caminhão munck, ou de pequenas gruas, ou de pequenas talhas, tudo que é mecânico sem ART de engenheiro mecânico incorre a embargo pela Anatel, CREA, Ministério do Trabalho, etc.

    Se precisar de todos estes documentos na minha parte de engenheiro mecânico forneço:

    - documentos solicitados nas prefeituras (ART de montagem e instalação da torre, ART de desenho, ART de treinamento e certificado NR´s, ART de ATESTADO DE COMISSIONAMENTO ou seja um Pacote de todos os meus serviços.

    Em caso de dúvidas acesse o portal www.facebook.com/piso.treisc e neste terá esclarecimentos, assim pergunte e envie suas dúvidas neste portal.

    Atts,

    Eng. Paulo L Pastore
    Tel. 16 33075217
    Cel. 16 81182522

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Instalação de Torre

    Atualização de dados para contato, para 22/07/2015:
    -.-.-.-.-.-.-.-
    ".............pl[email protected] e tel 16 3307 4888 e 16 9 8118 2522 Tim ou 16 9 9164 2727 Claro ou 16 9 9792 7090 Vivo ............."