Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Amigos estou criando este tópico para nos discutirmos sobre a frequencia 2,4Ghz, Conforme é de conhecimento de todos a maioria do provedores simplesmente abandonaram esta frequencia e migraram para 5,8Ghz, porém ao fazer isso estamos abandonando uma boa clientela que tem antenas 2,4Ghz e outros que não tem tanto valor para investir em equipamentos 5,8, então segue a pergunta, considerando um provedor com instalação dentro os parametros corretos, exemplo: RB433, Cartão R52HN, antenas setoriais de qualidade, isolamento contra interferencia, cabeamento blindado, cabos coaxiais pequenos de no maximo 1mt. clientes com sinal de no maximo -65, qual seria a velocidade maxima que poderia ser vendida a estes clientes? eu acredito que talves conseguir até 1MB. segue a todos e desde já agradeço a colaboração.

  2. #2

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    na verdade concordo com voçe, acho que ate 1 mb poderia ser entregue sem muitos problemas.

  3. #3

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    se vc usar mikrotik e os recursos e macetes dela, vai conseguir até 6mbps em 2.4 11b

  4. #4

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Alguém dos usuários do fórum tem provedor onde venda Internet de 1MB entregue em 2,4? se alguém quiser colaborar com informações agradeço muito

  5. #5
    Avatar de avertoork
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Balneario Arroio do Silva, Brazil
    Posts
    1

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Trabalho em um provedor que em 2.4 só entrega 400kbps, acima disso ate 8 Mbits so usando equipamentos com airmax.
    E em algumas regiões ate para 400Kbps fica complicado por causa de interferencia.

  6. #6

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Amigo o problema do 2.4 é interferencia e quantidade de banda que em B e muito limitada, e em G nao fica bom em ambiente externo poluido, agora se vc nao tiver muita interferencia, até uns 02 kilometros vai ficar bom.

  7. #7

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    o pessoal trabalha com equipamentos errados de forma errada com link ruim colocam cache achando que funciona direito dão tiro no pé depois migram p/ 5.8 que é mais pratico.

    Aqui trabalho em 2.4 e 5.8 clientes e 5.8 ptps.
    forneço até 3Mbps em 2.4, e acima disso no 5.8 e cabo
    RB 433 com 3 cartão isso é fria, é tiro no pé.
    Monta Painel setorial com Bullet 2 HP ou Wavelan setorial + rb 411+emp 8602, ou kit provedor wavelan com rb 711
    com essas antenas vc tem isolação na rb e no cartao, nao tem interferencia externa, nao tem cabo coaxial, é POE direto e reto.
    so que independente de equipamento é o link, um bom link com Mikrotik faz milagres.

  8. #8

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    O limite para 2.4Ghz em modo b fica em torno de 4mb por antena, a soma do consumo dos clientes simultâneos nesta mesma antena utilizando esta tecnologia não deve ultrapassar 4 a 4.6mbp/s.

    Se tiver 1 cliente ou 10 pouco importa, desde o sinal/sensibilidade seja compatível com a taxa que se deseja transferir, um limite aceitável para esta tecnologia seria entre 20 e 25 clientes por antena/painel (utilizando bons equipamentos mikrotik). Logo se todos estiverem conectados simultaneamente e consumindo basta dividir a banda total pelos clientes conectados.
    Nisso somos felizes pois contamos bom a probabilidade a nosso favor, nem todo mundo conecta ao mesmo tempo e mesmo que estejam conectados, nem todos transmitem ou recebem ao mesmo tempo.

    Espero que a informação seja útil.

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Possuo aqui paineis 2.4 e 5.8, os paineis 2.4 trabalhando perfeitamente em banda B/G (que no qual irei retirar banda B), pois se bem instalado e configurado não há necessidade alguma de voltar a prehistorica banda B... Penso em colocar os r52hN em pouco tempo, e ir passando para banda N os que ficarem no 2.4, clientes com instalações bem feitas não tem latencia maior que 15ms, alguns chegando a 1 ou 2ms, sem problema algum... Bem divididos e trabalhando em bandas de maior troughput podem atingir boas taxas.. No meu caso libero no Max 800k em 2.4, clientes de 1Mb ou mais em 5.8N 2x2

  10. #10

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Boa Noite

    Tenho planos de 350k, 500k, 750k e poucos com 1mb e apenas 1 cliente com 1,5mb tudo em modo B, mas muitos clientes em 1mb no mesmo cartão vai matar a conexão, eu uso rb433, processamento não passa de 4% o que mata mesmo é a capacidade de trabalhar em modo B, trabalhando em G ou N conseguirá capacidades maiores com certeza.

  11. #11

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Citação Postado originalmente por JEANCORREA Ver Post
    Alguém dos usuários do fórum tem provedor onde venda Internet de 1MB entregue em 2,4? se alguém quiser colaborar com informações agradeço muito
    Eu passo 2 megas em antena 2.4 da aquarius , passa tranquilo .
    Só que vou te falar uma coisa , se voce tiver interferencia na sua regiao ,invista mais um pouco e troque a antena do cliente
    melhor pra ele , e otimo pra voce
    vai dormir tranquilo

  12. #12

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Pesoal comigo minha configue e a segunte, server MK 3.22, radio Greatek, antena aquarius 16db, ja nos clientes passei a usar nanostation M2 e consigo passar 1Mb com a maior tranquilidade, acima dessa velocidade so cabeado mesmo e mesmo assim so ate 2Mb.

  13. #13

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    o pessoal confunde muito capacidade de transmissão de equipamentos na torre com capacidade do sistema, o amigo a cima citou os equipamentos, mas não citou o link?
    Eu sempre falo a parte principal do provedor é o link, nem que seja net via sinal de fumaça, se vc tem link ruim e torre usando rocket com base station 20 dbi, com switch 3Com gigabit, tudo aterrado, tudo livre de estatica e ruido oriundo, mas seu link for adsl de 10 megas, seu serviço tera a qualidade da adsl.
    Agora monta usando 4 painel chiru 14 dbi, com ap 5460, switch intelbras, e link de fibra com 8 megas, nem precisa de 10. oque vc acha que vai ter melhor qualidade.
    O pessoal se mata querendo economizar colocando adsl, e cache, mas não calculam como isso chega no cliente que esta a 8km da torre, não lembram que latencia causa 5x mais latencia.
    Digamos que seu link seja lento, o que vai acontecer?
    o cliente clica na globo.com, roda roda roda. desiste tenta na uol, roda roda roda, isso imagina 20 a 25 clientes on numa antena. roda roda roda.
    E se vc tiver 40 na mesma antena com link de fibra filé?
    o cliente clica entra clica entra, clica carrega o video, ele nao ocupa o radio 60% do tempo em que esta supostamente logado.
    Ele coloca um video de 20 minustos p/ carregar e carrega em 5 minutos ou menos, resultado ele fica os outros 15 assistindo e banda dele no radio e no link fica livre.

    Porque a GVT oferece links de 35 megas a preço de banana?
    Porque eles contam que o cliente não vai usar isso durante 30% do tempo logado, pois carrega o hotmail ele le o e-mail, e leva uns 2 minutos p/ responder, e por ai vai.

    Por que os clientes GVT são felizes com suas conexões???
    Por que os clientes OI e Telefonica passam raiva?
    Qual a garantia de banda de cada operadora e a sua qual é?

    Responda essas perguntas e seja feliz

  14. #14

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    "Heita nois é por isso que cada vez mais eu gosto dessa budega aqui do UnderLinux.... heheheh"

    Esse tópico era tudo precisava, venho com alguns "problemas" e já estava pensando em migra para 5ghz (em outro tópico já mencionei a compra de duas Xwave 5ghz) como foi falando ai nesse mesmo tópico. Antes de colocar qual seria esse problema e o que o meu objetivo, vou tentar descrever minha rede,

    Hoje tenho aqui na cidade dois ponto de distribuição:
    01- RB 433 + R52 + 03 supostos painéis hyperlink 17dbi
    02- RB 411Ah + Xr2 + Omini 17bdi

    Com isso eu atendo hoje media de 110 clientes com planos de 200 e 300k, hoje to precisando de planos de 512 a 1024k ou até mais para futuro, estou com uma proposta de link muito interessante (hoje tenho 10mb full)

    Nos clientes tenho
    Antena UBS aquirio 20db USB
    Aquario Grid Station 2.4 GHz 20 dBi
    Aquario CPE Panel Station
    PCBA intelbras (poucos clientes)
    E alguns clientes que já tinha Placa PCI + RG58 (não ligo mais cliente com esse kit)

    Então o que eu precisaria fazer para migras esses clientes de 300k para 512 com os mesmo kits que eles tem?
    Preciso fazer uma melhoria nessa POP (RB 433 + R52 + 03 supostos painéis hyperlink 17dbi) o que fazer para obter essa melhoria?

  15. #15

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Ola Ótima Noite a todos !
    Na Minha opinião tem vários fatores que julga muito ai meus caros !
    Hoje para muitos clientes RB 433AH + 3 Cartão não existe mais infelizmente
    Trabalho em um lugar aonde interferência e MATO e mesmo assim entregamos de 400 Kbps a 2 Mega com qualidade !
    Acho que pra quem esta montando rede aonde não ha tanta interferência !
    O Aconselhável
    RB 411Ah + R52HN + Setorial Hyperlink , Caixa de Alumínio com Cabo CellFlex
    Trabalhando em Banda '' N ''
    Aqui trabalhamos assim Porem não em Banda N
    E ainda autenticamos os clientes nas Rbs e o processamento nao ultrapassa 35 %!
    E o Ping dos clientes maravilhoso e sempre a banda do cliente fica passante !
    Espero ter ajudado .

  16. #16

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Caro Edmarmega, voce tem razao com relaçao a link isso e verdade, uso ADSL,(15 megas OI) mas nao por que quero, infelizmente nao consigo dedicado pra minha regiao, apesar de ser regiao metro de Recife, na ultima cotacao que me fizeram foi a R$ 930,00 o mega, entao fica dificil...mas o topico e outro e acho que voce falou tudo...valeu mesmo ..

  17. #17

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    O Edmar resumiu tudo.
    Às vezes a gente fala que o uso do adsl é isso e aquilo e tem gente que não gosta.
    Mas como garantir um bom serviço sem um bom link?

    Quanto ao 2.4, infelizmente se formou um círculo vicioso Provedor->fabricante->Provedor que levou muitos a migrarem para 5.8 , como disseram porque parece mais fácil.
    Mas não é. 5.8 depende de uma visada perfeita. 2.4 ainda dá para contornar.
    O 5.8 está contando com vários lançamentos que simplificam as instalações.
    O 2.4 infelizmente foi afetado por este círculo vicioso e pouca coisa nova está aparecendo.
    Tem um vídeo no canal da Computech no Youtube que dismistifica a questão da interferencia.
    Na grande maioria não existe interferencia externa, mas sim interferencia do próprio provedor.
    Não interessa se tem outros nos canais adjacentes. O que importa é o SNR.
    Se o seu cliente receber 500 estações no site survey, mas a sua for a melhor recepção proporcionando consequentemente um melhor SNR , já está garantido.
    VocÇe precisa colocar um sinal acima do limiar de recepção do rádio e garantir um SNR acima de -30.
    Temos planos de 512 com burst de 1 mega e planos de 1 mega com burst de 2 mega. E é só 2.4 nos clientes.
    Uma coisa que ajuda no tráfego e daí não tem nada a ver com "interferencias" é trabalhar em G. Ou melhor ainda se colocar N puro.
    Vai no registration da RB e verifica como está o data rates dos rádios clientes. Aqui ficam entre 36 e 54. Agora se tiver gente oscilando para baixo, chegando a 5.5 ou menos, daí cuidado. Vai lá e arruma a instalação do cliente.
    E seja feliz

    E se depois de tudo isso, ainda não conseguir um bom SNR, é sinal que está precisando de mais POPs . O conceito de micro-células é fundamental em 2.4

  18. #18

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    ...
    Temos planos de 512 com burst de 1 mega e planos de 1 mega com burst de 2 mega. E é só 2.4 nos clientes.
    ...
    O que você tem instalando nos clientes?? Que kit é???

    E nas POP's o que tem?

  19. #19

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    O que você tem instalando nos clientes?? Que kit é???

    E nas POP's o que tem?
    Em clientes é variado. Tem OIW, Krazer, Nano.
    Este ano não compramos mais nenhum que fosse b/g. Só B/G/N. Estamos nos preparando para no futuro ficar tudo N.
    Os Krazer 254G-N estão dando bons resultados.
    E nos POPs, só um por enquanto que é N. Daí vai de cartão R52HN

  20. #20

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    para quem quer vender banda nao tem segredo, use rocket com painel da ubiquiti nos pops e airgrid nos clientes, aqui tenho 200 mega de link e vendo banda de até 3 mega, sem problema algum.

    Abraço.