+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tetando resolver um problema

    Pessoal será q alguém pode me ajudar, to com um problema, habilitei um link pra um cliente e inicialmente só dava pra ele 1ip valido, agora ele me pediu um bloco com 6, então peguei um bloco /28 que estava parado em meu router (cisco) e quebrei em 2 blocos /29, até ai tudo bem, mas ele fez uma rede sem fio pra interligar uns pontos dele e como meu ptp até ele esta em brigde estou achando uns mk's q ele utilizou pra fazer a rede dele e o dhcp da rede dele esta caindo na minha, minha duvida é, como fazer um roteamento na rb q utilizo para chegar o ptp até o cliente, colocando um ip /30 na rb e fazendo roteamento pro bloco de ip's validos q passei pra ele.
    Tentei de uma forma simple q ñ deu certo, coloquei um ip valido na Wlan1 q é a interface q recebe o link no caso, e coloquei na ether1 o primeiro ip do bloco que mandei pra ele, em routes apontei o bloco q esta na ether1 e como gateway coloquei a Wlan1, mas ñ consigo navegar pelo bloco q esta atras da wireless, alguém pode me dizer o que esta faltando na minha configuração? Desde ja agradeço a ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: Tetando resolver um problema

    vamos lá, vc deveria passar o ptp pra ele da lan de seu router pra o router de borda que pertence a ele, e depois disso vc jogaria esse bloco /29 pra dentro da rb dele, isso vc abrindo rota no seu router pro bloco /29, assim no seu roteador vc abria o bloco para ser encontrado pelo ip da borda do cliente...

  3. #3

    Padrão Re: Tetando resolver um problema

    Então Josailton esse é um dos meus problemas la.. ele ñ tem router, quanto ele tinha apenas um IP valido saia um cabo de rede da Rb do PTP e entrava direto no server dele, agora qria fazer esse roteamento direto com o mikrotik mas ñ sei como

  4. #4

    Padrão Re: Tetando resolver um problema

    então ele tem o q na borda dele....

  5. #5

    Padrão Re: Tetando resolver um problema

    na borda dele o cabo de rede entrava direto em um server linux q ele tem com um ip valido q eu passava pra ele, agora na borda dele qria colocar um mikrotik.

  6. #6

    Padrão Re: Tetando resolver um problema

    Então, sr RafSantos,

    O Servidor Linux estaria fazendo o papel de Roteador,

    Se vc colocar um Mikrotik nesse cliente, seria assim:

    Interface WAN do Mikrotik: IP Válido (pode ser de qualquer range que voce tenha, diferente da faixa que irá entregar à ele).

    Na interface LAN, estaria o primeiro IP Válido da faixa /29, ex: 200.226.147.1/29
    e nos outros computadores, da rede interna, os Ips seguintes, 200.226.147.(2-6).

    Se não tiver protocolo de roteamento ativo na sua rede (Rip ou OSPF), voce deve definir nos roteadores do caminho (Desde a borda do Link dedicado até o Ultimo roteador antes de chegar no roteador do Cliente), qual a rota para chegar aquela faixa.

    Destination: 200.226.147.0/29
    Gateway: IP Válido do gateway do cliente da interface WAN (Exemplo se vc só tivesse um roteador).

    ---------
    Treinamento Mikrotik à Distância!
    www.4tik.com.br

    Luiz Paulo
    Suporte | 4Tik