+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Análise de Situação

    E ai pessoal,

    Gostaria que me ajudassem nessa situação que tenho:

    Na empresa que trabalho o pessoal quer instalar 03 container com 06 ou mais computadores (estaremos definindo isso ainda), a uma distancia mais ou menos de uns 450m a 500m do CPD, tentei desenhar o mais simples que consegui no word, que esta em anexo.

    No CPD possuo um servidor pfsense, só fazendo cache e administrando os links manualmente (01 link embratel 1mb e 01 link velox empresarial de 05mb), tenho que fazer a configuração toda vez q o link da velox cai, pois nao tenho load no servidor.

    Minha ideia para instalação desses outros container é a seguinte:

    Adquirir uma RB 450g para administrar os links, aproveitar e fazer um loadbalance e controlar o acesso.

    Adquirir 01 buller m2 800mw + 01 antena omni de 24dbi

    Adquirir 03 nanos 2 2.4ghz para receberem o sinal nos container, operando em bridge.

    Seria uma boa escolha?

    A configuração seria dificil?

    Agradeço a ajuda de todos!
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2

    Padrão Re: Análise de Situação

    os outros containers estão a quase 500metros de distancia, teria que colocar cabo e algum tipo de amplificador de sinal (switch ou hub), pois o cabo só suportaria uns 100 metros nao é?

  3. #3

    Padrão Re: Análise de Situação

    Tenho que confirmar com o pessoal se o terreno é próprio ou é alugado, mas creio que seja alugado, devido o fato de não fazermos construções nele, por isso o pessoal opta por containers.

    Creio eu que o tráfego nao aumente muito, pois seria apenas para compartilhamento de arquivos em um server 2003 e um storage configurado como nuvem.

    Mas essa questão de ser sem fio, é viavél? Fiz as colocações corretas? Se colocar dessa forma irá funcionar?

    Obrigado pela ajuda!

  4. #4

    Padrão Re: Análise de Situação

    Primeiro uma omini não é a antena correta para esta aplicação.
    Segundo Antena omini de 24 dbi não existe.
    Mas se a ideia é levar o link ate a distancia que você esta falando é bem simples, basta colocar um PTP usando um par de NanoBridge M5 22Dbi ou 25Dbi recomendo a de 25Dbi, ou usar um par de Nanosatation M5 este equipamentos são show.

    Mas se quer robustez e segurança, confiabilidade, integridade, disponibilidade coloque fibra, o preço é bem proibitivo mas é a solução correta em empresas, mas não se asuste, os equipamentos que te falei vai te atender e oferecer tudo isso que acabei de escrever; lembrando que os nanoStation ou nanobridge usa tecnologia MIMO TDMA, proporcionando 150MB.

    A Rb que vc falou vc pode colocar um Micro SD e usar para fazer cache nela, mais o balacemamento de carga, e contro de acesso.

  5. #5

    Padrão Re: Análise de Situação

    Me envia o link dela com a homologação, pois desconheço; agradeço ao amigo JorgeAldo por fazer esta observação afirmando que existe, é bom que agente aprende mais, kkk so não conheço esta omini agora vou conheçer.

    Te falei para usar a Rb 450G de fato ela não será necessaria pois vc pode fazer isso no pfSense.

  6. #6
    Avatar de sgtelecom
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    93

    Padrão Re: Análise de Situação

    para esta distancia, pode colocar nao precisa de tanta potencia, qualquer nano loco M5 funcionaria tranquilamente

  7. #7

    Padrão Re: Análise de Situação

    Amigo se sua empresa é de medio ou grande porte ou simplesmente preza pela disponibilidade de seus serviços use fibra nao vai sair tao caro pois pelo que parece é um terreno fechado e nao tera que arcar com custos de aluguel de postes e afins,outra opçao seria usar Hpna nao precisaria de switchs "vagaba" no meio do caminho kkkkkk e podera usar a sugestão do JorgeAldo de passar o cabeamento subterraneo que ficara bem melhor,agora se nada disso estiver ao alcance use pelo menos Nanos M5 com potencia baixa que tambem nao sera nada mal.

    Abs.

  8. #8

    Padrão Re: Análise de Situação

    Se for compartilhar arquivos não use wireless.

    Se for usar aplicativos por acesso remoto (rdp) dá para fazer.

    Use baixa potência comece com 63mW ou menos, aumentar neste cenário pode prejudicar o tráfego e sinal. Se for usar omni teste com uma 5dbi (aquelas que vem nos roteadores domésticos).

    Fibra pode encarecer pelo número de conversores necessário a idéia de JorgeAldo me parece a mais adequada é o que eu recomendaria porém com repetidores a cada 100 metros. Já ouvi relatos de 300m sem problemas mas é um tiro no escuro.

    No fim das contas creio que o custo benefício é melhor cabeando podes fazer subterrâneo ou postear o local com barrote, barrotinho ou tubos de ferro galvanizado e aproveitar para levar energia.

  9. #9

    Padrão Re: Análise de Situação

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu recomendo 180m por que eu SEI que funciona.
    Tem que usar um cabo de qualidade, alguns cabos se limitam à especificação.
    Última edição por bjaraujo; 17-07-2012 às 12:13.