+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    Boa tarde,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o forum por tantos materias disponiveis para nosso estudo, andei pesquisando sobre minha duvida mais nao achei exatamente o que procuro. è o seguinte tenho aqui na minha rede um servidor mikrotik funcionando perfeita mente, funcionando da seguinde forma meu modem roteado na faixa 192.168.1.1 ligado ao switch, o mk ligado ao switch juntamente com meu pc. o mk esta com ip 192.168.1.10 com dhcp ativo na faixa 192.168.2.1. quando ligo outros pcs no switch funcionam normalmente. estou configurando outro mk na minha bancada para fazer alguns testes, gostaria de saber se eu configurar ele com ip 192.168.1.11 e ligar no switch daria algum problema ao meu outro mk que esta na faixa 192.168.1.10? pela logica parece nao dar problema poderia ate usar a mesma faixa de ip para o dhcp do mk teste pois estariam em redes destintas correto?

    Agradeço pela ajuda

  2. #2

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    alguem ai ja ligou 2 mks no mesmo switch, nao quero q funcione sempre assim a ideia é somente fazer alguns testes neste mk da bancada sem prejudicar o server ja existente.. por favor se alguem poder me dar essa dica

  3. #3

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    Teoricamente (e nunca mechi em MK), não pode dar problema com os micros que pegam ip na faixa 192.168.2.x
    Não coloque 2 servidores DHCP no mesmo switch que vira bagunça (talvez no MK amarrando ao MAC de cada micro dê para fazer sem problema).
    No mais não vejo problema, mas tem que ver bem o que tu quer fazer pra saber onde um pode interferir no outro..

  4. #4

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    Aqui funciona assim MK1 ligado ao switch com ip 192.168.1.10 mesma faixa do modem roteado (192.168.1.1), distribuindo dhcp via wireless na faixa 192.168.2.1, os pcs conectados ao switch pegam ip da rede local ou seja 192.168.1.2 etc.. mesma faixa do modem ate ai tudo beleza, mas como quero testar algumas funçoes em outro MK que configurei aqui queria poder ligar ele ao mesmo switch, entao pensei q se eu configurar o MK2 com ip 192.168.1.11 e o dhcp dele em 192.168.3.1 daria certo, porem ainda não testei antes da opniao de voces aqui do forum.
    desde ja agradeço pela ajuda
    segue em anexo um img q fiz para entender melhor ficou feia mas da pra entender ehehehClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.PNG
Visualizações:	244
Tamanho: 	11,2 KB
ID:      	37419
    Última edição por mrsagaz; 17-07-2012 às 11:36.

  5. #5

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    fiz o teste aqui pra ver ate funcionou e nao deu problemas no mk1 porem o segundo mk funciona por alguns minutos e parece que trava perco o acesso via winbox mesmo colocando outra porta para o winbox do mk2 e quanto trava nem é possivel conectar na rede wireless do mk2, alguem sabe o pq trava depois de alguns minutos?? Obrigado

  6. #6

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    Teus MKs são routerboards com cartão (wireless direto nela, ou via minipci)?
    Tem como ligar ela direto num micro e ver se trava depois de um tempo?
    Caso ela esteja travando sozinha, pra isolar da possibilidade de ser algo com a rede.
    Pelo que lí no fórum, um palpite clássico pra quando trava é apostar em problema de alimentação..

  7. #7

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    boa tarde amigo, aqui estou utilizando o sistema mikrotik instalado em um pc para fins de estudo. O problema de travar a rede esta acontecendo quando aplico no perfil dos usuarios do hotspot o pool que criei, seu eu deixar essa opção como none parece funcionar normalmente, mas ai me ficou a duvida o que muda usando o pool criado ou deixando a opção como none.. Obrigado pela ajuda!

  8. #8

    Padrão Re: 2 servidores na mesma rede modem roteado + switch

    Tenho 3 MKs na mesma rede com a mesma faixa de ip (192.168.1.3 na RB450G e 192.168.1.11 em uma RB750 e 192.168.1.17 na outra RB750) sem nenhum problema.
    O que você nao pode ter é mais de um servidor DHCP na mesma rede. As outras RBs, dependendo do que fazem nao interferem em nada (nao as deixe como servidor DHCP).

    Mais de 1 servidor DHCP na tua rede vai levá-lo a loucura.