+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Bem, todos sabemos que o modo B nos dá uma taxa útil máxima em torno de 5Megabits/s, as vezes pouca coisa a mais, alguma coisa a menos. Queria saber de vocês, quantos mega vocês costumam vender por cada ponto 802.11b? Dizem que a taxa média de uso fica em torno de 1:3 no pior dos casos ou seja, eu poderia vender em média 15Megabit/s pra cada ponto ou antena em 802.11b (?) Quantos mega vocês têm vendido nos pontos de vocês? Tenho observado que minha taxa de uso tem ficado mais ou menos tb nesse 1:3, 1 mega pra cada 3 vendido (5 mega util no modo B), na pior das hipoteses já q na maior parte do tempo fico com folga, média de 2megabit/s com clientes em 600K e 1 Mega.

    Outra coisa, li uma relato aqui uma vez que tem um provedor aqui que vende 3 megabit/s pra seus clientes usando modo B? Eu não acho viável usando modo B, o que vocês acham? Eu só passo no máximo 1megabit por cliente utilizando modo B, mais que isso uso N.

    Valeu!

  2. #2

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Oi Raumaster.

    Essa conversa do 3 pra 1 depende muito... Normalmente as pessoas não conseguem este tipo de performance porque o modo B limita muito a banda. Principalmente nos dias de hoje com VoIP, Youtube HD, jogos online e tantas outras atividades de alta demanda de banda.

    Fora o consumo da banda, tem várias limitações pertinentes ao CSMA-CA que é baseado em contenção para evitar colisão de pacotes.

    Equipamentos que usam MIMO mas não usam TDMA sofrem bastante porque um único rádio mal-instalado puxa toda a rede pra baixo, limitando ainda mais o potencial de tráfego.

    No meu treinamento eu explico tudo isso direitinho porque tenho mais tempo pra fundamentar o assunto. Mas em resumo é o seguinte:

    Se o equipamento é capaz de operar em modo G, utilize-o porque vai te dar algo em torno de 18 megabits de banda.

    Se o operador usa AirMAX da Ubiquiti ou NV2 da Mikrotik (Modo N + TDMA) fica bem melhor e a banda amplia bastante. Os Ubiquiti em 2.4 GHz podem atingir entre 70 e 97 megabits de banda.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

    ZéAlves

  3. #3

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Raumaster.

    Essa conversa do 3 pra 1 depende muito... Normalmente as pessoas não conseguem este tipo de performance porque o modo B limita muito a banda. Principalmente nos dias de hoje com VoIP, Youtube HD, jogos online e tantas outras atividades de alta demanda de banda.

    Fora o consumo da banda, tem várias limitações pertinentes ao CSMA-CA que é baseado em contenção para evitar colisão de pacotes.

    Equipamentos que usam MIMO mas não usam TDMA sofrem bastante porque um único rádio mal-instalado puxa toda a rede pra baixo, limitando ainda mais o potencial de tráfego.

    No meu treinamento eu explico tudo isso direitinho porque tenho mais tempo pra fundamentar o assunto. Mas em resumo é o seguinte:

    Se o equipamento é capaz de operar em modo G, utilize-o porque vai te dar algo em torno de 18 megabits de banda.

    Se o operador usa AirMAX da Ubiquiti ou NV2 da Mikrotik (Modo N + TDMA) fica bem melhor e a banda amplia bastante. Os Ubiquiti em 2.4 GHz podem atingir entre 70 e 97 megabits de banda.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

    ZéAlves
    ZéAlves, nesse caso usando modo G ou N, qual seria o limite para passar ao cliente com vários clientes conectados ao Rocket por exemplo. Digamos tenho 30 clientes conectados, qual seria o máximo que poderia dar a cada cliente? Existe uma fórmula de calcular isso?

    Abracos,

    Eriberto

  4. #4

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Citação Postado originalmente por granlabor Ver Post
    Oi Raumaster.

    Essa conversa do 3 pra 1 depende muito... Normalmente as pessoas não conseguem este tipo de performance porque o modo B limita muito a banda. Principalmente nos dias de hoje com VoIP, Youtube HD, jogos online e tantas outras atividades de alta demanda de banda.

    Fora o consumo da banda, tem várias limitações pertinentes ao CSMA-CA que é baseado em contenção para evitar colisão de pacotes.

    Equipamentos que usam MIMO mas não usam TDMA sofrem bastante porque um único rádio mal-instalado puxa toda a rede pra baixo, limitando ainda mais o potencial de tráfego.

    No meu treinamento eu explico tudo isso direitinho porque tenho mais tempo pra fundamentar o assunto. Mas em resumo é o seguinte:

    Se o equipamento é capaz de operar em modo G, utilize-o porque vai te dar algo em torno de 18 megabits de banda.

    Se o operador usa AirMAX da Ubiquiti ou NV2 da Mikrotik (Modo N + TDMA) fica bem melhor e a banda amplia bastante. Os Ubiquiti em 2.4 GHz podem atingir entre 70 e 97 megabits de banda.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

    ZéAlves
    Ajudou muito sim!

    Eu tentei usar modo G, mas na época o rádio de um dos clientes não fechou link, não descobri a razao, o sinal dele era de -67dbm... Depois disso eu tive que trocar a antena desse cliente, trocamos o tubo por um outro de maior altura nessa mesma época e consegui uma melhora no sinal, foi pra -56dbm, mas nao voltei a testar modo G. Creio que o problema seja o rádio dele, se for o caso trocarei e tentarei novamente modo G, mas além disso a rede ficou bem instável, passando menos menos banda... todos clientes tavam configurados pra modo G apenas. Tenho usado apenas N agora, mas tenho um ponto em B ainda, que queria muito passar a usar G. Qual o pré-requisito pra isso? Num sei pq nao me dou bem com modo G, mas em N fica tudo filé!

  5. #5

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Acompanhando!

  6. #6

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    gora quando vc coloca retransmissões por causa de colisão ou ruido, se der 6mbit/sec dá muito.

    E esses 6mbit/sec são pra dividir por todos os clientes, logo caberiam apenas 6 clientes de 1mbit/sec num único painel, com quatro paineis (quatro canais reais) cabem apenas 24 clientes de 1mbit/sec. Isso se a motoserra do vizinho não tiver ligada tambem...


    Isso se você vender banda garantida! Quem em sã consciência vende banda garantida pra cliente residencial? Se nem uma operadora como GVT ou Oi faz isso, porque um provedor via rádio o faria? Outra coisa, nunca vi em campo todos clientes transmitindo 100% do tempo com 100% de banda! Muitos só usam a internet determinada hora do dia, muitos não ficam 24 horas baixando tudo da Internet... Meu caso por exemplo, considero como 5 megabits/s que tenho pra passar pra todos clientes, ao utilizar modo B. Tenho praticamente 15 megabits/s vendidos nesse ponto e nunca vi a coisa chegar em 5 megabit/s! A média diária fica metade disso, ninguém reclama de lentidão, nem nada! Com vários clientes transmitindo, já vi coisa em torno de 3,5 à 4,5Mbits/s no pior dos casos.

  7. #7

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    AH, blz!

  8. #8

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Entao resumindo, adeus modo B.

    Como fazer a conta nos modos G e N? Pelo que entendi o sinal wireless usa "modo compartilhado" com deteccao de colisao (CSMA/CD), entao um AP qualquer que estiver usando o mesmo meio físico (canal), avisa aos demais que vai transmitir e ocupar o canal por "x"μs.

    Em G e N funciona o full duplex ou nao?

    Abracos,

    Eriberto

  9. #9

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Eu num to usando G aqui pq alguma merda acontece q detona tudo... eu acho q sei o que é... os AP's Clientes que to usando aqui praticamente todos ficam com potência fixa em 100mW. Como tenho clientes migrados que ja tinha por exemplo antenas de 25dbi e tão alguns há menos de 100metros da torre ou outros entre 200 e 900 metros, tudo com antena 25dbi socando 100mW na torre, não creio ser uma boa. Em modo B jogo a potência pra 16mW na maioria dos clientes, alguns em 32 e outros em 63mW... Pontos novos não uso mais B, só N.

  10. #10

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Já tenho tudo N, menos um cpe de um cliente, mas vou passar para N. Gostaria de saber o cálculo para ver quantos clientes é possível pendurar em um setor

  11. #11

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Já que estamos falando de N, uma Base station ou r52hn, seria uma boa para quem quer migrar ou pensa em migrar para o modo N ?

  12. #12

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Eu to indo de Rocket + Basestation.

  13. #13

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    eriberto e as configuraçoes do rocket funciona bem com os clientes que ainda tem equipamento em modo B Por que pra funcionar tem que desativa uma duas funçoes nela certo?

  14. #14

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    Citação Postado originalmente por wans1105 Ver Post
    eriberto e as configuraçoes do rocket funciona bem com os clientes que ainda tem equipamento em modo B Por que pra funcionar tem que desativa uma duas funçoes nela certo?
    Tenho um cliente em modo B (vou trocar por um nanostation) e funciona bem.

  15. #15

    Padrão Re: Pra quem usa Modo 802.11b quantos mega vcs vendem por ponto?

    blz! minha duvida era em relaçaõ aos clientes em B, pois um teste que fiz aqui tive que desativar o agregation nao sei se bem esse é o nome e uma outra funçao que nao recordo, porem o N nao funcionava somente o B-G que no meu ponto de vista não resolve nada.