+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Laudo Tecnico para Banco

    Bom amigos do under-linux, estou com um problemão e preciso de ajuda...

    A 2 meses atraz andou sumindo um dinheiro "x" da conta bancaria do meu pai e, segundo o extrato foi por movimentação pela internet.
    Como eu trabalho a 1 ano e 8 meses como tecnico em informatica em uma empresa e a 8 meses comecei a trabalhar no provedor como administrador de redes, eu sempre passei antivirus e deixei tudo em ordem no computador do meu pai, todo fim de semana perdia de 30 minutos a 1 hora com o computador e sempre tentei deixar o mesmo muito limpo, porem depois desse problema, o banco pediu um laudo tecnico do computador falando que o mesmo não tem virus.
    Como a loja de informatica aqui é do interior nunca tivemos esse problema e, não faço ideia de que modelo de laudo usar, já procurei no google mas mesmo assim esta dificil.

    Se alguem puder me dar uma ideia, agradeço desde já.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Citação Postado originalmente por sneeep Ver Post
    Bom amigos do under-linux, estou com um problemão e preciso de ajuda...

    A 2 meses atraz andou sumindo um dinheiro "x" da conta bancaria do meu pai e, segundo o extrato foi por movimentação pela internet.
    Como eu trabalho a 1 ano e 8 meses como tecnico em informatica em uma empresa e a 8 meses comecei a trabalhar no provedor como administrador de redes, eu sempre passei antivirus e deixei tudo em ordem no computador do meu pai, todo fim de semana perdia de 30 minutos a 1 hora com o computador e sempre tentei deixar o mesmo muito limpo, porem depois desse problema, o banco pediu um laudo tecnico do computador falando que o mesmo não tem virus.
    Como a loja de informatica aqui é do interior nunca tivemos esse problema e, não faço ideia de que modelo de laudo usar, já procurei no google mas mesmo assim esta dificil.

    Se alguem puder me dar uma ideia, agradeço desde já.
    Amigo,
    qualquer antivirus decente, gera relatórios bem completos sobre o scan na máquina.
    Indico que instales 3 softwares de antivirus diferente e gere os relatórios depois de scanear Full a maquina.
    Com posse desses , vá até o banco e entregue ao seu gerente.
    Podes tambem imprimir o log de conexão à maquina, que fica guardado no sistema.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    É o banco que tem que provar ao contrario, pois eles possuem muito mais recursos, tais como conseguir detectar o ip, uma vunerabilidade no modulo de segurança. Outro detalhe, sistemas bancarios são quase inviolaveis, o que ocorre são ataques a contas de usuarios que não possuem muito cuidado com o meio eletronico, ou quardão suas senhas em blocos de nota no computador, anota em algum lugar etc, mas mesmo assim o banco tem o dever de restituir o dinheiro.

  4. #4

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Amigo,
    qualquer antivirus decente, gera relatórios bem completos sobre o scan na máquina.
    Indico que instales 3 softwares de antivirus diferente e gere os relatórios depois de scanear Full a maquina.
    Com posse desses , vá até o banco e entregue ao seu gerente.
    Podes tambem imprimir o log de conexão à maquina, que fica guardado no sistema.
    Abraço.
    Recomendo que instale cada antivirus isolado. Instale, atualize, rode o scan mais completo e guarde o log (ou imprima). Dai remova o AV, reinicie e instale o próximo antivirus pra rodar o scan. Se estiver com mais de 1 AV ativo ao mesmo tempo no PC pode dar problema..

  5. #5

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Olá,

    Realmente o caminho que o autor do tópico trilha não é o correto.

    Roubo bancário, seja pela internet ou por qualquer outro meio, é caso de polícia. Registre boletim de ocorrência na delegacia de sua localidade e acione o banco.

    O banco deverá abrir um procedimento interno para apurações dos fatos. Nesse caso, o colega acima está com a razão: o banco terá de demonstrar que não houve desvio por escrito, extratos, etc.

    Quem tem de provar que o sistema é seguro é o banco e não o cliente. Para isso o cliente deve acionar o banco após registrar boletim de ocorrência. Caso o banco não faça os devidos procedimentos o cliente deverá acioná-lo na justiça.

  6. #6

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Sem falar que os Malwares em sí não conseguem capturar todos os dados necessarios pra transação, já que estas não são feitas apenas com uma mísera senha numerica, existem tokens e cartões de senha.

    Cartões de senha são burlaveis atravez de sites de phishing, onde o usuario digita ele mesmo as senhas do cartão, esse tipo de site pode estar hospedado em qualquer lugar então não tem como algum software de segurança entender que um site é phishing ou não analisando seu conteúdo.

    Por isso (Dificuldade de conseguir os dados para acesso) geralmente nesses casos o "culpado" é alguem proximo, tipo funcionário com acesso a esses dados (Geralmente anotados num caderno da empresa), mas normalmente é parente que faz isso, tipo filho.

    Se há o medo que isso se repita solicite um token ao banco, ou um novo cartão de senhas. Bancos DECENTES tem token pra conta pessoa jurídica pra evitar isso, mesmo que muita gente tenha acesso as senhas só 1 portará o token, e não tem como burlar o token.

  7. #7

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Fui professor em ciências da computação. Sou especializado em mecânica fina. Isto para engenheiro mecânico é algo tangivel de análise no sistema de hardware suas infiltrações e de software suas limitações. Precisa analisar uma séria de fatores em respeito ao uso do computador, para montar um laudo técnico em que tenha provas de que o computador tinha proteções de hardware e de software, e também o modo o qual seu pai abri e-mails sem ter cuidado, ai com o laudo técnico e mais a contratação de um analista de sistema se possa consubstanciar o laudo. O laudo é um documento que tem seus dizeres ao modo judicial, tem que ser feito por um assistente técnico, este profissional num caso deste não é algo que vai te pedir um orçamento baixo não, é alto muito custoso, agora precisa ver se o quanto de money sai da conta compensa, se poderá ter uma ação contra o banco com um laudo técnico bem montado. Eu, posso montar a parte de hardware ao modo do descritivo mecânico do computador, tendo suas variantes de ter tido algum tipo de invasão devido as deficiências do hardware, que nem um banco, se faz analogia de coisas materiais que não ofereçam resistência ao se chega ao software com maior facilidade. Bom tai, penso que tenha ajudado de certo modo, sou tecnologista de ponta em mecatrônica desde 1983, isto já era visivel em sistemas digitais sujeitos a produtos de baixa qualidade, isto tem que ser provado, como, eu sei. Bom trabalho, vai gastar ai uns 60 dia para montar um bom laudo técnico.

  8. #8
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Quem tem que providenciar laudo é o banco, registra boletin de ocorrencia na Delegacia, vai no procon e registra o caso, ai vai e diz pro gerente que já tomou essas providencias e que vai conversar com um advogado pra entrar com uma ação contra o banco, no outro dia ele vai te chamar pra pagar tudo e não se falar mais no assunto.

    Qualquer loja de informática poderia dar um laudo se quisesse lógico. Por isso que ela paga técnicos. Tava demorando aparecer alguerm querendo tirar proveito da situação.

    Boa sorte ai.

  9. #9

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Cara, sou engenheiro mecânico e fui professor de ciências da computação. Saiba que Procons e com advogado não resolvem nada, vai perder um tempo do cão, já tive eu problemas com Banco, o certo do cara é denuncia no Banco Central, meu. E, tal do laudo comprova que houve erro de alguma coisa, se acha que tem gente querendo se aproveitar da situação, vai ser o advogado meu caro, que vai esfolar o cara, deste se não fala por que tu não sabe, já passei por isto, e numa desta nem pego advogado, por que tu mesmo falou: tem gente querendo proveito da situação, e o se recomenda procurar advogado se tá é doido, bebeu. Eu, sou engenheiro e faço laudos para quem necessita o laudo meu caro é judicial, ai o cara tem ônus da prova, por que se pensa que o cara nomea um advogado e resolve, ai que se engana totalmente o juiz vai nomear um perito, e o perito vai pedir para quem foi lesado contratar um profissional para faze um laudo, meu o problema neste país é a falta de informação, que tu mesmo falou o que não conhece. Antes de falar algo tem que conhecer e não dizer aos bel prazer, ai tu se dá é muito mal, ofende as pessoas e depois vai se sentir ofendido com as palavras que sairam de sua boca.

  10. #10

    Padrão Re: Laudo Tecnico para Banco

    Infelizmente no passado tive um episódio onde um usuário falou besteira e precisei identificar o infeliz, levei 2 dias para identificar a rede e o computador de onde fora feita a m****, e 6 meses via judicial pra conseguir que me fosse entregue o nome do usuário (aluno do curso de direito utilizando um terminal da faculdade).

    Mais 1 ano para a primeira sentença, outros 9 meses para a segunda sentença e até hoje não recebi nenhuma compensação financeira.

    O gasto a 8 anos atrás foi superior a 5 mil reais só com advogados, as multas e penalidades que o usuário foi condenado, somadas (não recebidas) não chegaram a 7 mil reais. Compensou pela retratação pública que o tal cidadão teve que fazer, pela honra e não pelo fator financeiro.

    O autor do tópico jamais vai poder fornecer um laudo técnico para seu próprio pai, registrar o boletim policial e se for o caso intenção de processo contra os autores / responsáveis pelo desvio do dinheiro é o primeiro passo.

    Em seguida solicitar do banco todas as informações relativas ao acesso e transferência (tudo via judicial), e aguardar, aguardar, torcer, aguardar, isso vai longe.

    Quando e se conseguir tais dados, iniciar o processo seja civil ou criminal ou ainda ambos (como eu fiz), só então começa a disputa judicial.

    Até onde sei os bancos não querem comprar uma briga tão longa, custosa e arriscada, no caso de pequenos valores ainda tem o juizado de pequenas causas.

    Acho que é isso....