+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 35 km estou certo com equipamentos ?

    bom, gostaria de saber a opnião de vocês se estou certo ou não....
    Maxxgain Dish Mimo 2x2 5ghz 30dbi
    Ubiquiti Airmax Rocket M5 5,8ghz
    Quero alcançar 35 km, esse equipamente me serve? bom e tambem gostaria de saber qual equipamente utilizar para receber o sinal, desde ja agradeço

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rota.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	273,7 KB
ID:      	37459

    Gostaria do Equipamente mais barato, pois não estou com muito dinheiro sobrando ...

  2. #2

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    amigo a area de fresnel ta comprometida, acho q nao fecha nao, sua torre teria q ser mais alta nos 2 pontos.

  3. #3

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    nao vai ficar legal pela visada nem pelo rocket, ele mostra o que vc quer ver, mas no fundo nao cumpre o que promete... eu iria de mikrorik... rb433ah+cartoes mimo 1x1

  4. #4

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Rocket funciona bem sim. Dizem que ele arrega a partir dos 4000 pps, mas que tanto de banda é necessário para saturar 4k pps? Em um link que tenho passando 4 megas full duplex fica na média de 400 pps o dia todo.

  5. #5

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    nao vejo com esses olhos, ele da gargalo facilmente, retirei todos dos meus enlaces de maior prioridade.. ele é bom pra utilizar no cliente nao pra centralizar um enlace de alta prioridade... nao estou dizendo que nao presta, apenas nao recomendo nessas situaçoes..

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Rocket funciona bem sim. Dizem que ele arrega a partir dos 4000 pps, mas que tanto de banda é necessário para saturar 4k pps? Em um link que tenho passando 4 megas full duplex fica na média de 400 pps o dia todo.

  6. #6

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Citação Postado originalmente por speedturbo Ver Post
    nao vejo com esses olhos, ele da gargalo facilmente, retirei todos dos meus enlaces de maior prioridade.. ele é bom pra utilizar no cliente nao pra centralizar um enlace de alta prioridade... nao estou dizendo que nao presta, apenas nao recomendo nessas situaçoes..
    Até entendo, teria que ver quanto de banda ele pretende passar, se for pouca coisa vira. Muitos já reclamam que MK nao transmite tao bem quanto UBNT, que nao passa muita banda. Acho que é coisa de acertar mao na configuracao.

  7. #7

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Bom tenho 3 coisas para te falar
    1° Aumente a sua torre;
    2° Recomendo acima de 17 ou 20 km já partir para as Antenas de 34 Dbi (isso para que vc tenha um trough melhor possível que uma resposta mais rápida também)
    3° Boa Sorte!

  8. #8
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Meu enlace tem 37km, uso hyperlink 32,5dbi e rbs com xr5. Tá funfando beleza. Ah a zona de fresnel tá totalmente comprometida e mesmo assim trafega bem.

  9. #9

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Agradeço a ajuda de todos, mas eu estava pensando em outa configuração...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         a-i.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	71,1 KB
ID:      	37473Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         i-u.jpg
Visualizações:	119
Tamanho: 	70,7 KB
ID:      	37474Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         u-b.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	69,8 KB
ID:      	37475Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         b-sm.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	69,5 KB
ID:      	37476

    EQUIPAMENTOS:
    8 Pcba Krazer Kr-wap254g-a1 De 1.000mw
    5 Antenas Omni Linkarv 25,5dbi
    4 Antenas Direcional Parabólica Média 24dbi 2.4 Ghz

    Com esses equipamentos conseguiria fazer essa rota da imagens acima tranquilo ?
    Qual seria o minimo em: Clearence At, Worst Fresnel,Path Loss, E Field, RX Level e RX Relative ?

    @EDIT

    Pretendo passar 40 Megas nela, pra ser mais exato, 4 megas dedicados.
    Pois irei comprar 4 link de 10 mega ( não dedicado ) e juntar em um load balance.
    Última edição por yaheli123; 21-07-2012 às 03:36.

  10. #10

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Galera quantos pps aguenta um sxt 5nhd estou com 2 fechando um ptp bem perto e tx/rx juntos passam dos 5000pps e 50mb

  11. #11

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Citação Postado originalmente por yaheli123 Ver Post
    bom, gostaria de saber a opnião de vocês se estou certo ou não....
    Maxxgain Dish Mimo 2x2 5ghz 30dbi
    Ubiquiti Airmax Rocket M5 5,8ghz
    Quero alcançar 35 km, esse equipamente me serve? bom e tambem gostaria de saber qual equipamente utilizar para receber o sinal, desde ja agradeço

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rota.jpg
Visualizações:	329
Tamanho: 	273,7 KB
ID:      	37459

    Gostaria do Equipamente mais barato, pois não estou com muito dinheiro sobrando ...

    Seu enlace seria para que? e quanto você precisa de troughput?

  12. #12
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Essas PCBAs são 2,4ghz, não acho uma boa ideia transportar um link desses nessa frequencia. Melhor seria vc colocar apenas um enlace em 5,8ghz, utiliza kits 1x1, pois mesmo com fresnel comprometido ainda funciona, pra utilizar 40mb dedicados vc vai pendurar muitos clientes nessa rede, então deves considerar a possibilidade de não precisar manutenção a todo instante. Mas os conselhos estão aparecendo de acordo com as experiências de cada um, basta vc ver o que melhor de encaixa nas suas possibilidades, boa sorte com seu projeto. abraço.

  13. #13

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Bom, então qual seria a diferença do 2,4 e 5,8 nessas minhas condições ?
    No começo vai ser somente 10 mb, depois quando tiver mais dinheiro irei fazer um upgrad, o 2,4 é recomendavel para minha situação, e onde eu posso encontrar os kit 1x 1? tambem precisso de no minimo de 5 mb de troughput.

  14. #14
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Amigo um par de rb com cartões xr5 e antenas de 32,5 a 34dbi já formam um kit 1x1, é assim denominado por ser polarização mono (vertical OU horizontal), tipo as dish e rockts formam um par 2x2 pois são polarização dupla (vertical E horizontal ao mesmo tempo). No meu caso utilizo rbs com xr5, na verdade está com xr5 só numa das pontas, já estou com outro xr5 pra trocar na outra ponta que está com r52, mas fica um pouco longe e estou sem tempo, aqui está passando 12mb, acredito que trocando o outro cartão chegue a mais de 30mb, isto que tenho visada obstruída. As antenas em 2,4 espalham mais o sinal, as 5,8 concentram mais o sinal, com menor angulação do sinal, isto fará com que o sinal fique mais estável e o troughput melhor. Utilize esta ferramenta pra fazer o cálculo, achei melhor que o radio link, http://www.alphimax.com/ptp, aqui em MT tem gente transportando link a mais de 400km até o PA, com rockets e dish de 34dbi, em média cada enlace fica a 40 até 60km um do outro. Se puder e tiver onde instalar, construa torres mais altas, assim a zona de fresnel fica mais limpa. Mas se pretende fazer sua rede em 2,4 também funciona, mas ao invés de utilizar pcba, te aconselho a utilizar as airgrids da ubnt, ou bullets, estes te darão melhor segurança, não desmerecendo a crazer, que também tenho aqui e estão muito bem, até pra ficar mais compacto nas torres, pois as airgrids e bullets não precisam de caixa hermética, eles ficam expostos.Qualquer coisa estamos ai, também estou aprendendo muito aqui no fórum, sempre que preciso ajuda venho aqui e consigo resolver.
    Se te ajudei, estrelinha, blz.


  15. #15

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Mais uma vez agradeço, bom.... vou seguir a dica e usar rede 5,8 ghz.
    Estou voltando na minha opção 1...
    Usar o Ubiquiti Airmax Rocket M5 5,8ghz e a antena Maxxgain Dish Mimo 2x2 5ghz 30dbi acho que resolveria meu problema e economizaria em torno de 500 reais, ja a altura das torres seria de 21 metros nos 2 lados.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	71,0 KB
ID:      	37478
    de 10 mb chegar no minimo 8, em frequencia 5,8 meu equipamento está bom agora ?

    @EDIT

    LINK 10 MEGA > Airmax Rocket M5 5,8ghz + Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish 5ghz 30dbi > 40 Km > Airmax Rocket M5 5,8ghz + Airmax Antena Rd-5g30 Rocket Dish 5ghz 30dbi > Pcba Krazer Kr-wap254g-a1 De 1.000mw + Omni Linkarv 25,5 Dbi > CASA DOS CLIENTS> Pcba Krazer Kr-wap254g-a1 De 1.000mw + Parábola De Grade Aquário Mm-2425 2.4 Ghz 25 Dbi Recebendo.
    Última edição por yaheli123; 21-07-2012 às 17:30.

  16. #16
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Muita besteira falada aki, quer uma qualidade boa coloque no ponto do meio um pequeno pop com uma Rb 433 e 2 cartões com antena de 25 ou 29' ou utilize antena de 32,5 com rm metal, estou utilizando Rb metal, troQuei os grooves dos enlaces de longa distancia pela Rb metal

  17. #17
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Puxa acronimo, já tava virando teu fã, mas agora você vem dizendo que eu falei besteira? Eu só estou ajudando o Nielsen com suas dúvidas e passando minha experiência, relatando como fiz e como deu certo. Agora pra vc realmente ajudar acho que primeiramente tem que traduzir as siglas pra que ele entenda o que vc falou. Mas eu também aprendo muito, sempre leio suas postagens, e quando preciso de ajuda nem exito e entro aqui e posto minhas dúvidas e sempre consigo ajuda.

  18. #18

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    seu radio mobile ta conf, errado abaixa de 1w pra 0,6mw, a potencia e coloca um dipolo certo pra essa simulação, ai vai ter noção de como vai fica

  19. #19
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Puxa acronimo, já tava virando teu fã, mas agora você vem dizendo que eu falei besteira? Eu só estou ajudando o Nielsen com suas dúvidas e passando minha experiência, relatando como fiz e como deu certo. Agora pra vc realmente ajudar acho que primeiramente tem que traduzir as siglas pra que ele entenda o que vc falou. Mas eu também aprendo muito, sempre leio suas postagens, e quando preciso de ajuda nem exito e entro aqui e posto minhas dúvidas e sempre consigo ajuda.
    Amigo nao falei sobre vc nao, falei que muita besteira é falada aki e com razão, veja quantos topicos com este titulo tem aki no forum,

    o povo fala "faça isso" faça aquilo" so que na realidade fez de uma forma que deu certo pra um, nao quer dizer que vai dar certo pra outro, pra isso existe engenharia

    me perdoe se de alguma forma falei algo que nao gostou, nao foi meu intuito,

    a dica pro amigo é gastar o minimo possivel e conciliar com a máxima qualidade,
    e isso nao é impossivel

  20. #20
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 35 km estou certo com equipamentos ?

    quer qualidade vai de rb metal com antena de 34
    http://routerboard.com/RBMetal5SHPn