+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    3 Constatações:

    1a. Colocar o IP do MKServer no DNS de 90% das CPE's resulta em falha de DNS no Windows 7 ( XP Normal ).
    Eu descobri um macete de por como DNS secundário na CPE o IP da LAN da própria, dessa forma o Windows 7 dá uma "volta" e consegue usar como DNS o MKServer.

    2a. Gosto de instalar o Bandwidth Test nos clientes para monitorar o throughput. Mas instalar em cliente com Windows 7 é perda de tempo, no XP vai legal e o teste se dá sem problemas, no 7 nem a pau funciona, nem desativando o firewall.

    3a. Clientes com Windows 7 não pingam de jeito nenhum o MKServer pela mesma interface que recebem o link. Digamos que na Interface "clientes" o MK é o IP 192.168.1.1 e na interface internet é 10.1.1.1 . Se chamar do cliente (que na CPE por exemplo, está com IP da WAN em 192.168.1.123 ) o ping para 192.168.1.1 com o Windows 7 não responde, com o XP, responde.

    Qual é o problema desse "relacionamento" ? Ouvi dizer que o Windows 7 possui algumas correções mas nunca vi ninguém apontar um link ^^ Alguém sabe como contornar as 2a e 3a situação ? ( a 1a também, já que pra mim por o IP da LAN me parece mais com gambiarra do que do solução )

    PS: Uso IP Fixo nas interfaces WAN's das CPE's.

  2. #2
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Sobre o IP Fixo você está usando certo.

    Deve ter um possível conflito de IP na sua rede, ou alguma dessa CPE esteja gerando DHCP e impedindo que o sistema operacional indentifique sua rede.

    Verifique se os IP's de suas CPE estão diferentes

    Sobre o ping para o seu servidor, espere aguns 20 minutos para poder fazer o ping novamente, se não funcionar deve ser por causa de algum firewall ou algum antivirus impatando o funcionamento do ping.

  3. #3

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Deve ter um possível conflito de IP na sua rede, ou alguma dessa CPE esteja gerando DHCP e impedindo que o sistema operacional indentifique sua rede.
    Todas como WISP e NAT. DHCP só pro lado da LAN.

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Verifique se os IP's de suas CPE estão diferentes
    Todas as 32un com IP diferentes.

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Sobre o ping para o seu servidor, espere aguns 20 minutos para poder fazer o ping novamente, se não funcionar deve ser por causa de algum firewall ou algum antivirus impatando o funcionamento do ping.
    Não é, tenho 3 CPE's com multiponto (2 clientes) em cada. Um deles usa Windows 7 o outro usa Windows XP (reforçando, conectados na mesma CPE), adivinha qual Sistema dá os problemas relatados ?

  4. #4

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    eu uso win7 no note, tenho o winbox instalado nele, nunca tive problemas em pingar, acessar ou navegar por um MK, mas uso o dns 8.8.8.8 como principal.

  5. #5

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Citação Postado originalmente por leandrovaranda Ver Post
    eu uso win7 no note, tenho o winbox instalado nele, nunca tive problemas em pingar, acessar ou navegar por um MK, mas uso o dns 8.8.8.8 como principal.
    Sim, eu aqui, plugado diretamente via cabo ( ou passando por uma CPE em bridge ) acesso e pingo tranquilo. Alías, alguns raros clientes com Windows 7 conseguem pingar, deve ser o tal do patche. Quanto ao DNS, como ele tem apenas a função de resolução de nomes, e estamos falando de pingar IP's acredito que não tenha nada haver. Mesmo porque eu sempre atribuo nas CPE's o DNS do MKServer, por causa do Load Balance.

  6. #6

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Pode ser questão de atualização pois tem formatador que instala a versão do cd e não atualiza nem os drivers.

  7. #7

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Pois eu li por aí que havia um KB que corrigia isso. Eu particularmente só atualizo meu sistema se tiver problema em algo, ou quando sai um novo Service Pack.

    Tem o fato também de que depois dos WGA, 80% do pessoal que formata já desativa a atualização automática pra não se incomodar com o cliente depois.

    Ideal seria saber qual KB corrige esse "problema" de rotas.

  8. #8

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    O win7 na verdade é bem ""travado", quando se conecta ele pergunta que tipo de rede é, geralmente eu só fecho essa janela, já tive problemas em clientes que ao clicar em uma das redes começou a ter problemas para acessar certos sites. Era só recriar a conexão e não escolher nada que dava certo (tenta isso). Se escolher rede local vai ter problema com a internet, se escolher internet ele vai "proteger" a rede interna. Mesmo desativando o firewall.
    O sistema foi feito para usuários comuns não terem mitos problemas e agente que resolva os problemas que aparecerem. Uma solução bem pratica e elegante é colocar uma ap para o cliente, assim a autenticação fica na ap e não no win7. já verificou se ocorre mais com algum hardware que outro?

  9. #9

    Padrão Re: Windows 7 não "se dá" com o Mikrotik

    Eu sempre ponho Perfil Publico, até pra não gerar ( ou minimizar ) tráfego broadcast no "ar" ( ele morre no MK, mas até chegar lá "comeu" um pedacinho do throughput da wireless ).

    Nunca me atentei quanto ao hardware, vou cuidar.