Prezados,

Estou fazendo essa semana um PTP entre duas casas.

Servidor: 7 metros de altura - -22° 46' 22.23", -41° 56' 6.07"
Cliente1: 9 metros de altura , localizado a 1km do servidor - -22° 46' 0.56", -41° 56' 8.98"
Cliente2: 9 metros de altura, localizado a 3km do servidor - -22° 45' 26.02", -41° 56' 45.28"

* Os 3 pontos estão quase que alinhados
** ambos já contando com a altura da casa + mastro
*** dificilmente consigo colocar um mastro ou torre mais alta nestas casas, pois elas ficam em condomínios e é quase certo de termos problemas com a famosa convenção de condomínio ou vizinhos.

O que ocorre é que recentenmente construíram uma casa do lado do ponto "servidor", a uns 50 metros de distância, exatamente no alinhamento para os clientes. Esta casa deve ter cerca de 8 ou 9m de altura. Não existe nenhuma barreira significativa entre os pontos, só arvores e casas de no maximo 8-9m mesmo.

Já tenho comigo 2 tipos de hardware: 2 unid. Nanobridge M5 e também 2 unid. Nanostation M5. Daí queria saber, se consigo passar esse link usando Nanobridge ?

É possível eu colocar 1 boa antena no ponto "servidor", e uma antena em cada cliente no "cliente1" e "cliente2" ?

Ou será que com essa distância ainda assim é melhor eu colocar uma repetidora no cliente1 para chegar até o cliente2 ?

Nanobridge é ideal pra enlaces longos pelo que pesquisei, mas como será que ele se comporta quando tem esse tipo de pequeno obstaculo ?