+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Torre autoportante de 18m

    Olá amigos do forum,
    Estou precisando de um projeto de uma torre autoportante de 18m, fiz um orçamento com uma empresa especializada em minha cidade mas não gostei do valor do orçamento, até porque não tenho condições de investir no valor do orçamento. Alguem teria um exemplo de projeto para que eu possa mostrar a um serralheiro para que ele realize? Pensei em 06 modulos de 3m cada, mas quais as dimensões do primeiro modulo e as dimensões do último. Outra dúvida é a seguinte, me informaram que para a fundação uma base de 1,00m x 1,00m x 1,50m é suficiente para uma torre de 18m, os amigos não acham que 1,50m de profundidade não seria pouco para uma torre dessa altura? Ou é suficiente? Desde já agradeço a todos pela ajuda esse é meu primeiro post e até peço desculpas se estiver sendo postado no lugar errado.

  2. #2

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    torre nao eh brincadeira... seria bom voce pensar de outra maneira...

    contratar um engenheiro responsavel, indicar quais antenas voce vai instalar para que, somente assim, ele saiba a area de vento total da torre, e podera calcular a estrutura dessa torre...

    pense que existem vidas em jogo.. quem sobe ... e quem mora ao lado...

  3. #3

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    amigo esquece isso de serralheiro, economia porca que pode por um negócio todo a perder, ainda mais se tratando de autoportante . Comprei a minha na www.torresourofino.com.br/ e vale cada centavo, procura o Sr. Herminio que ele da uma parcelada pra vc.

  4. #4

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    pega o projeto que o pessoal postou aqui, e so usa metade dele, pronto!!!
    gato net wins...

  5. #5

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Comprei a minha na torres ouro fino tb coisa boa ja tem 3 anos sem nenhum problema so dei uma modificada no projeto de execução de base pois achei meio fraco fora isso recomendo e assino em baixo.


    Citação Postado originalmente por carlinhotocabrabo Ver Post
    amigo esquece isso de serralheiro, economia porca que pode por um negócio todo a perder, ainda mais se tratando de autoportante . Comprei a minha na www.torresourofino.com.br/ e vale cada centavo, procura o Sr. Herminio que ele da uma parcelada pra vc.

  6. #6

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Para essa altura uma estaiada ocupa pouco espaço. Autoportante é cara pq é reforçada para quando ventar forte ela não se torcer. Não pense que é brincadeira, já vi uma "autoportante de serralheria" que tinha 5 anos e nunca tinha tido problema, um belo dia choveu muito forte, ventou muito e a torre não aguentou, se torceu toda e caiu sobre a casa da pessoa, por sorte ninguém se feriu e caiu sobre a casa dele mesmo. Não vou nem falar que a prefeitura pode te multar ou seus vizinhos pedirem para embargar a obra, pois isso é o menor dos problemas que você pode ter.

  7. #7

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Bom dia pessoal, muito obrigado pelas respostas.
    Mas realmente precisa ser autoportante não tenho espaço para uma estaiada, gostaria muito de ter mas não tenho. Em relação a fundação as dimensões de 1,00 x 1,00 x 1,50m são suficientes para uma torre de 18m? Desde já agradeço.

  8. #8

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Citação Postado originalmente por michelcarvalho Ver Post
    Bom dia pessoal, muito obrigado pelas respostas.
    Mas realmente precisa ser autoportante não tenho espaço para uma estaiada, gostaria muito de ter mas não tenho. Em relação a fundação as dimensões de 1,00 x 1,00 x 1,50m são suficientes para uma torre de 18m? Desde já agradeço.
    Essa parte tem que ser engenheiro de estruturas para calcular. Em estaiada basta meio metro.

  9. #9

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    ja vi torre denominada 'auto-portante', 50 metros, com base de 1.2m ... tubular... e vou te falar... uma verdadeira instabilidade, balança muito...

    usamos 4metro de base em 30~36 metros... eh pra segurar as antenas e nao balancar...

  10. #10

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Existe um programa feito pela UNICAMP que ajuda a criar torres auto portante o programa chama Auto Torre o resposaveis são Tiago Luis e Nadia Casarim
    procure e use avontade ele da um relatorio de todo material a se usado de acordo com as antenas usada efeito do vendo e muito mais.
    Calculado e aprovado por DR. da UNICAMP entao acredito que essa nao cai rss
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         programa auto torre UNICAMP.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	37,2 KB
ID:      	37645

  11. #11

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Minha base eu fiz assim.

    1,40 por 1.40 em cima
    1,60 por 1,60 em baixo fiz uma saia pra melhorar o arraste do bloco.
    1,00 de profundidade com mais 0,30 pra cima
    4 estacas de 1,80 com 0,40 de diametro.

    Não fiz radier, fiz uma gaiola 5 cm menor que o buraco com todos os ferros amarados e o chumbador soldado por dentro dessa gaiola.

    Fiz isso com a assessoria de um engenheiro civil especializado em torres de telecom.

    Só o bloco saiu por 3 mil reais entre material e mao de obra. mas vale a pena sem dor de cabeça.

    E não esqueça uma coisa tem que respeitar o limite de equipamentos instalados no ultimo modulo senão ela vai cair.

    segue fotos do projeto.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Zyj7j3b.jpg
Visualizações:	713
Tamanho: 	80,5 KB
ID:      	37656Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Z1i68233.jpg
Visualizações:	434
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	37650Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Z1yp9265.jpg
Visualizações:	546
Tamanho: 	90,4 KB
ID:      	37651Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Z17i62vy.jpg
Visualizações:	671
Tamanho: 	150,4 KB
ID:      	37653Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Z10bbmxt.jpg
Visualizações:	418
Tamanho: 	95,6 KB
ID:      	37652Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Zy5ps38.jpg
Visualizações:	347
Tamanho: 	76,6 KB
ID:      	37655Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAEz8GyTD5M8Csak84OTpKrlvZTeFfbGLmO7aB8EwwNjcmF5Mk3-kxsSYxZbCzP2V2kUPq0LxoKviWgS4oa9-7BEAm1T1.jpg
Visualizações:	425
Tamanho: 	106,5 KB
ID:      	37646Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAIjDcpk5YKd_vaBLR5h3kCkHYsgVagtDYVcSjYa0pDJP-1ygn2bgaVtkfYLLtBMdVZRgM9KhwYiebaFoHARzhYgAm1T1.jpg
Visualizações:	448
Tamanho: 	43,6 KB
ID:      	37648Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAIBpQyo4QavlgVvgGMdG9ncIGBmMyrDz27qzbXd7WC-i4kGADev9-BplMs8yp4Bfneo2e2MdxBLrHttFjhfc7ikAm1T1.jpg
Visualizações:	431
Tamanho: 	24,6 KB
ID:      	37647Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PQAAAM1n49_mOfbTvQdXvjQk_qUJbjlsPHCY1Aoz2MAQwNxStOmiW6CxAyzMwTAR5ySyFtPzok1xA_hTczWN-IM5PBUAm1T1.jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	14,8 KB
ID:      	37649

    Citação Postado originalmente por michelcarvalho Ver Post
    Bom dia pessoal, muito obrigado pelas respostas.
    Mas realmente precisa ser autoportante não tenho espaço para uma estaiada, gostaria muito de ter mas não tenho. Em relação a fundação as dimensões de 1,00 x 1,00 x 1,50m são suficientes para uma torre de 18m? Desde já agradeço.
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  12. #12

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    8metro de profundidade cada 'tubulão/sapata' .. e 40cm pra cima... armado com concreto .. e concretado pro cima (tipo radier)...

  13. #13

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Recentemente um parceiro da área sofreu um acidente caindo de uma corre e morreu, torre estava sendo montada com menos de 9 metros, fica o alerta que em uma altura pequena e um descuido pode custar sua vida.
    Obs.: Ele possuía todos os cursos de segurança para se subir em torre.

  14. #14

    Padrão Re: Torre autoportante de 18m

    Amigo, o barato as vezes pode sair caro, pense sempre em um projeto com profissional qualificado, e nunca esqueça de utilizar material galvanizado no fogo, pois o tempo de vida útil é bem melhor.